Judit Polgár

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Judit Polgar
Judit The Look Polgar.jpg
Informações pessoais
Nome completo Judit Polgár
Nascimento 23 de Abril de 1976 (38 anos)
Budapeste, Hungria
Nacionalidade  Hungria
 Estados Unidos
Títulos Grande Mestre

Judit Polgár (23 de julho de 1976, Budapeste) é uma enxadrista húngara, considerada uma das melhores jogadoras de xadrez de todos os tempos.

Começou a jogar xadrez com cinco anos de idade. Em 1988, tornou-se a primeira mulher a vencer o campeonato mundial para menores de 12 anos. Na mesma época ganhou a medalha olímpica com a irmã Susan (Zsuzsa), feito repetido dois anos depois, na Olimpíada de 1990.

Aos 15 anos, Judit bateu o recorde de Bobby Fischer, ao tornar-se a mais jovem Grande Mestre Internacional da história. E em 1993, com apenas 17 anos, venceu o ex-campeão mundial Boris Spassky por 5 ½ - 4 ½, em uma série de 10 partidas. É, portanto, uma jogadora extremamente precoce.

Líder do ranking feminino desde 1988, Judit iniciou então uma ascensão fulminante que a levou a estar entre os 10 melhores jogadores do mundo.

Certa vez, o número 1 do xadrez mundial Bobby Fischer dissera que poderia jogar contra qualquer mulher do mundo, dando uma vantagem material de um cavalo, que mesmo assim ganharia a partida. Depois do aparecimento de Judit Polgar, Bobby Fischer já não afirma mais o mesmo. Após um movimento de peças questionável, Kasparov venceu Polgar em 1994 mas foi derrotado por ela em 2002.

Polgar afastou-se em 2004 para ter um filho, Oliver. A maternidade é considerada a causa de derrotas posteriores.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Judit Polgár