Mac Gargan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mac Gargan
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Como Mac Gargan: Amazing Spider-Man (1st series) #19 (Dez. de 1964)
Como Escorpião: Amazing Spider-Man vol. 1 #20 (Jan 1965)
Como Venom: Marvel Knights: Spider-Man #8 & 10 (2005)
Criado por Stan Lee
Steve Ditko
Características do personagem
Alter ego MacDonald "Mac" Gargan
Espécie Humano geneticamente modificado fundido a um simbionte alienígena.
Afiliações Thunderbolts
Sexteto Sinistro
Ocupação Investigador particular
Inimigos Homem-Aranha
Codinomes conhecidos Escorpião
Venom
Habilidades Como Escorpião:
Ele possui força sobre humana, velocidade muito ampliada, resistência muito além dos níveis de uma pessoa normal e tem também a habilidade de escalar paredes. Com a cauda ele possui a capacidade de desparar rajadas, ácido e pode inocular uma espécie de veneno que paralisa a vítima.
Como Venom:

O simbionte alienígena deu a Mac Gargan poderes similares aos do Homem-Aranha (de forma ampliada), além de:

  • Teias Orgânicas;
  • Fator de Cura;
  • Imunidade ao "sentido de aranha" de Peter Parker.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

MacDonald "Mac" Gargan é um personagem da Marvel Comics, supervilão das histórias do Homem-Aranha. Apareceu pela primeira vez em "Amazing Spider-Man #20" como o Escorpião, inimigo do Homem-Aranha. Foi criado por Stan Lee e Steve Ditko. Na concepção original era mais forte do que o Aranha, além de possuir um ferrão na cauda acoplada ao seu uniforme.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

História[editar | editar código-fonte]

Gargan era um investigador particular contratado por J. Jonah Jameson para seguir Peter Parker e descobrir como tirava as fotos do Homem-Aranha. Tendo fracassado em função de ser sempre detectado pelo "Sentido de Aranha" do herói, recebeu outra missão do exasperado jornalista: submeter-se as experiências do dr. Farley Stillwell, um especialista em mutações com animais. Stillwell submeteu Gargan a um tratamento onde o material genético de um escorpião foi injetado em seu corpo. O tratamento lhe concedeu força e agilidade semelhantes a do aracnideo e, para completar, Gargan passou a usar uma roupa especial com uma cauda mentalmente controlada, com um ferrão energético embutido.

Ultimate[editar | editar código-fonte]

Em ultimate Spider-man (Marvel Millenium, no Brasil), escorpião faz parte do arco de histórias conhecido com a saga dos clones. Nessa história, o Escorpião não é Gargan, mas um dos clones de Peter Parker, tendo grande parte - senão todos - dos seus poderes de aranha. Sua cauda de escorpião foi adaptada ao corpo por meio de um bio-implante, sendo parte irremovível da sua coluna vertebral. Entre os clones, é um dos personagens menos explorado, apesar de ter sido o pontapé inicial para que o cabeça de teia descobrisse a trama que o envolvia.

O Escorpião[editar | editar código-fonte]

O primeiro confronto com o Homem-Aranha foi vencido pelo vilão, devido a suas habilidades quimicamente adquiridas. Porém, o mesmo tratamento acabou deixando Gargan absolutamente insano, fazendo o se voltar contra Jameson. Ironicamente, o Homem-Aranha acabou sendo o responsável pelo salvamento de Jameson, nessa e em muitas outras ocasiões. No confronto, Stillwell acabou morto enquanto tentava reverter o efeito do tratamento em Gargan.

A vingança do Escorpião contra Jameson também o fez enfrentar Carol Danvers, quando esta ainda era a Miss Marvel, nos tempos de jornalista da Revista Agora.

Enfrentou também outros super-heróis, como o Capitão América e o Demolidor.

Venom[editar | editar código-fonte]

Nos quadrinhos atuais, Mac Gargan se uniu ao simbionte alíenígena e se tornou o novo Venom, após a morte de Eddie Brock. Mac Gargan conseguiu a simbiose em um leilão do próprio Eddie Brock.

Ele foi chamado para incorporar uma nova formação do Sexteto Sinistro, e já enfrentou alguns heróis, como a Gata Negra, o Quarteto Fantástico, Os Vingadores e o Capitão América.

Thunderbolts e Vingadores Sombrios[editar | editar código-fonte]

Durante a saga Guerra Civil, Reinado Sombrio e O Cerco Venom trabalhou inicialmente nos Thunderbolts, depois se juntou aos Vingadores Sombrios de Norman Osborn.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons