Malhação (16ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Malhação 2009
New Wave - Season 16 (PT)
Malhação (BR)
Logotipo da temporada.
Informação geral
Formato Série
Gênero Romance
Drama
Aventura
Suspense
Comédia
Fantasia
Duração 25 minutos aproximadamente
Criador(es) Patrícia Moretzsohn
Glória Barreto
Alessandra Poggi
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Marcos Paulo
Produtor(es) Mário Rogério Ambrosio
Elenco Bianca Bin
Humberto Carrão
Amanda Richter
Jéssika Alves
Daniel Dalcin
Carolinie Figueiredo
Georgiana Góes
Micael Borges
Bernardo Castro Alves
Milena Toscano
Caio Castro
Johnny Massaro
Helena Fernandes
Pablo Padilla
ver mais
Tema de abertura "Bem ou mal", Túlio Dek e NX Zero
Tema de
encerramento
"Bem ou mal", Túlio Dek e NX Zero
dentre outras músicas
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 12 de janeiro de 2009 - 6 de novembro de 2009
N.º de episódios 213
Cronologia
Último
Último
Malhação 2008
(2007/2008/2009)
Malhação ID
(2009/2010)
Próximo
Próximo

A décima-sexta temporada da série de televisão brasileira Malhação foi produzida e exibida pela Rede Globo entre 12 de janeiro e 6 de novembro de 2009. Apresentou a história Adolescência: a passagem da infância para a vida adulta, escrita por Patrícia Moretzsohn e Alessandra Poggi, com colaboração de Glória Barreto e Maria Mariana e consultoria de texto de Charles Peixoto. A direção coube a Paola Pol Balloussier e Pedro Vasconcellos, direção geral de Luiz Henrique Rios e o núcleo, Marcos Paulo.

Apresentou Bianca Bin, Humberto Carrão, Mariana Rios, Daniel Dalcin, Jéssika Alves, Jonatas Faro, Carolinie, Johnny Massaro, Caio Castro, Georgiana Góes, Helena Fernandes, Rosaly Papadopol, Pablo Padilha, Micael Borges, Milena Toscano e Amanda Richter nos papéis principais.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Os veteranos do Colégio Múltipla Escolha decidem passar suas férias em Canoa Quebrada, para se divertirem no Beach Stage Festival e esquecerem dos bons momentos que passaram no colégio, o qual foi a falência. Yasmin (Mariana Rios) é uma das atrações do festival de música, no litoral do Ceará. Domingas (Carolinie Figueiredo) vai ao local credenciada para a cobertura do evento, como estagiária do site do programa Tudo Teen. Com elas também desembarcam na cidade Fernandinho (Johnny Massaro), Bruno (Caio Castro) e Felipa (Sophia Abrahão).

Lá os estudantes vão conhecer Marina (Bianca Bin), uma moradora do Ceará apaixonada por seu melhor amigo, Luciano (Micael Borges). Ela é correspondida, mas nenhum dos dois consegue se declarar. Neste desencontro, surgirão o músico Alex, a ambiciosa Veridiana (Amanda Richter) e a excêntrica e romântica Norma Jean (Jéssika Alves), transformando a história em um pentágono amoroso cheio de confusões.

Enquanto isso, no Colégio Múltipla Escolha, Maria das Montanhas (Eliane Costa) passa pelo maior perrengue, tentando ao menos pagar as menores dívidas do colégio, e para isso aluga o auditório da instituição para a companhia de balé de Paula (Lisa Favero) se apresentar.

Ainda no colégio, Paula revê Peralta (Jonatas Faro), um antigo amor. Quem não gosta nada dessa história é Caio (Humberto Carrão), o namorado da moça, que, para não ter que se afastar de Paula, sabota o concurso, o que faz a bailarina quebrar a perna. Peralta então jura a ex-dançarina provar que o culpado pela sabotagem é Caio, e com isso a jovem termina com o pilantra, que fica irado, e se declara para Peralta.

Nova trama[editar | editar código-fonte]

Marina é uma garota carismática, descendente de família nobre - os Monteiro Miranda - que ajuda a mãe Iracema (Cláudia Mauro) a cuidar dos irmãos Rejane (Nêmora Cavalheiro) e Rudá (Luigi Mateus) desde que seu pai João (Guilherme Weber) desapareceu em meio a Floresta Amazônica, no fim de 2008. Luciano é um jovem barqueiro, que trabalha com turismo em Canoa Quebrada para ajudar ao pai Tomé (Beto Quirino) nas despesas de casa. Alex é um jovem músico, vocalista da Banda Auto Sustentável, criada por ele e alguns amigos em 2007, que veio para o Ceará participar do Beach Stage Festival, um festival de música. Esses três jovens, apesar de origens e personalidades diferentes, têm um sonho em comum: alcançar um lugar ao sol.

Porém sonhos nem sempre se tornam realidade, e muita coisa vai mudar em suas vidas. Na história, Marina é completamente apaixonada por Luciano, seu amigo de infância, e é correspondida, mas nenhum dos dois consegue se declarar. Neste desencontro, surge Alex, que se apaixona perdidamente por Marina, mas não existe amor por parte da jovem. Alex, porém, com influência de seus novos amigos, Domingas, Fernandinho e Bruno, os veteranos do Colégio Múltipla Escolha, decide lutar pelo amor de Marina, mas é em vão.

Para complicar ainda mais essa história de amor, surgem Veridiana, uma garota que não vê limites para conseguir o que quer, e Norma Jean, uma excêntrica menina que é apaixonada por Alex desde sua infância, porém vê nesse amor vários obstáculos, e o principal deles é sua família, visando que Alex é seu "irmão adotivo".

Veridiana, em suas férias em Canoa Quebrada, se apaixona loucamente por Luciano e faz de tudo para afastar Marina, por quem o "caiçara" é realmente apaixonado. Ao saber que Marina precisa de dinheiro para pagar a viagem da mãe para a Amazônia, Veridiana faz uma suposta encomenda de 500 toalhinhas para a jovem, que é bordadeira.

A sabotagem[editar | editar código-fonte]

Marina não mede esforços para conseguir o dinheiro e aceita a encomenda, mas Veridiana diz que quer o trabalho pronto até o fim do festival. Marina, então, não perde tempo e começa a trabalhar.

Enquanto isso, Veridiana utiliza de seus dotes de sedução para conseguir a atenção de Luciano, porém seu esforço é em vão, já que o barqueiro só pensa em ajudar a amada, e para isso pede auxílio de todos os moradores de Canoa Quebrada para ajudar Marina a bordar as toalhinhas. Veridiana, porém, promete vingança, e para isso conta com a ajuda de Norma Jean.

Marina, graças a ajuda de seus amigos, consegue terminar o trabalho. Mas Veridiana não tinha a intenção de pagar pelas toalhinhas, e, como não tem o dinheiro, sabota o trabalho da bordadeira, destruindo todas as peças criadas por ela.

No dia seguinte, na hora da entrega das toalhinhas, Marina percebe que todas foram destruídas e Veridiana faz de tudo para não pensarem que foi ela e sua amiga Norma Jean. Veridiana então diz que não pode pagar por um trabalho que não está devidamente pronto. Marina chora pelos cantos, pensando que perdeu a chance de encontrar seu pai.

Beach Stage Festival[editar | editar código-fonte]

No Beach Stage Festival é pura alegria. Domingas cobre o evento, que traz como atrações as banda de rock NX Zero, Fresno e Enverso, além da companhia de forró Calcinha Preta. Alex e sua banda se preparam para se apresentar como calouros e concorrer ao prêmio. Porém os amigos de Alex tem outros planos para a banda.

Enquanto Alex se diverte na praia de Canoa Quebrada, Chico (Germano Campos), Tom (Ítalo Guerra) e Edu (André Dale) roubam suas roupas. Quando Alex percebe já é tarde, mas o músico precisa chegar ao festival para cantar e concorrer ao prêmio.

Com isso surge Marina, triste por ter sido sabotada. Alex, sem mais delongas, pede a ajuda da moça. Ela logo faz de alguns trapos, que possui em casa, uma bela roupa para o rapaz. Alex consegue chegar ao festival e desmascara os "amigos" em público, os quais decidem não mais tocar.

Para ajudar Alex, Bruno decide ser seu parceiro no festival, e acompanha o jovem com seu teclado. Alex então dedica sua música a Marina, por quem ele se apaixonou desde seus apuros na praia. Luciano, enciumado, trata Marina mal. Veridiana vê a cena e sorri vitoriosa.

Yasmin chega para apresentar-se no festival, com sua tia Filó (Louise Cardoso), sua nova empresária, mas é vaiada pelo público. A cantora culpa a tia e decide que ela não será mais sua empresária.

No final, na hora da decisão dos calouros vencedores, Alex e Bruno são nomeados as novas revelações do Beach Stage Festival, faturando assim o prêmio. Alex, ao saber que Marina necessita de dinheiro para pagar a viagem da mãe, decide compensar a moça com metade do prêmio. Ela hesita, mas aceita, prometendo quitar a dívida um dia.

Mudanças[editar | editar código-fonte]

Marina entrega à mãe o dinheiro para sua viagem a Amazônia em busca de seu pai, e ela a avisa que, como a jovem é menor de idade e não pode cuidar dos irmãos, além de ter que concluir os estudos, terá que mudar-se para o Rio de Janeiro e viver com sua avó Dona Olga (Rosaly Papadopol) e seus tios Osvaldo (Pablo Padilla) e Juliana (Georgiana Góes). Marina se entristece, pois com a mudança ficará longe de Luciano, mas, como não há nada a fazer, aceita seu destino.

Em sua jornada rumo ao Rio se desencontra de sua tia e acaba chegando primeiro a casa de sua avó. Quando a notícia de que terá que conviver com os netos chega aos ouvidos de Dona Olga, a milionária fica enfurecida, e toda essa fúria porque Marina, Rejane e Rudá nasceram de um amor que ela proibiu, de seu filho João com Iracema, a filha da empregada, na época. Osvaldo também é outro que não gosta da ideia de conviver com seus sobrinhos.

Mas com a chegada de Marina, o coração de pedra de Dona Olga se derrete e ela verá novamente a felicidade, que há muito tempo não bate a sua porta.

A Doença de Dona Olga[editar | editar código-fonte]

O que nem os filhos nem os netos sabem é que Dona Olga possui uma doença terminal rara, e a anfitriã está com seus dias contados. Ela não quer que seus filhos saibam, pois não gosta da hipótese de tê-los próximo por um tempo maior.

O segredo é mantido graças a ajuda de seu amigo, o Doutor Lemgruber (Renato Borghi), o médico da família. Porém, quando a doença começa a se complicar, o médico decide contar tudo a Juliana, que fica inconformada.

Mais tarde, a notícia chega aos ouvidos de Marina, graças a Caio, mas ela decide não contar a avó que sabe de toda verdade por respeito aos seus últimos dias.

O Antigo Colégio e o Novo Shopping[editar | editar código-fonte]

Dona Olga sempre quis que seus dois filhos, Juliana e Osvaldo, fossem independentes. Juliana até que tentou: cursou a faculdade de letras e pedagogia, além de conseguir um emprego em escola pública, porém o dinheiro que ganhava não dava para se sustentar e, então, desistiu. Já Osvaldo nem tentou: o caçula da família sempre foi preguiçoso e, desde pequeno, só pensa em curtir a vida com o dinheiro da mãe.

Após descobrir que o Colégio Múltipla Escolha faliu, Dona Olga deseja comprar a área para que seus filhos montem seu próprio negócio. Após a compra bem sucedida, presenteia aos filhos com a instituição. Juliana se encanta com a possibilidade de voltar a lecionar, já Osvaldo vê nesse presente um transtorno em sua vida, pois nunca gostou de trabalhar.

Juliana, então, decide manter o colégio e ainda por cima deixar o mesmo nome na instituição, que há tempos atrás fazia parte da Rede Múltipla Escolha de Ensino do Professor Pasqualete (Nuno Leal Maia). Osvaldo, para contrariá-la, decide aceitar o presente, mas com uma condição: se tornar empresário e, para isso, demolir o colégio e construir um shopping center.

Juliana não gosta da ideia, mas, para não contrariar o irmão, e forçá-lo a trabalhar, lhe faz uma proposta: manter o colégio e construir o shopping no local onde se encontra a quadra poliesportiva (aquela que foi construída na temporada de 2004 e serviu para os esportes praticados, festas e outras atrações desde então). Osvaldo aceita e firma o acordo.

Colégio Múltipla Escolha Sob Nova Direção[editar | editar código-fonte]

Ao chegar ao colégio, Juliana se depara com uma grande bagunça: salas, auditório e quadra alugadas para eventos, dívidas imensas, pichações, lixo espalhado pelo chão… Tudo isso porque, desde que o colégio faliu e os funcionários se retiraram, Montanhas fez de tudo para mantê-lo, pois, como ela disse, foi lá que viveu os melhores momentos de sua vida, mas, como não tem senso de administração, acabou criando o caos.

A primeira meta de Juliana é contratar novos funcionários. Como inspetora do colégio continua Montanhas, que a partir de agora terá que se habituar a conviver com a fuga de alunos para o shopping que será construído ao lado. Além de Montanhas, Juliana convida alguns amigos para lecionarem no colégio, dentre eles Suzana (Esther Dias), a nova professora de música que será cobiçada pelos alunos por causa de sua beleza e pouca idade, Kátia (Antônia Fontenelle), a professora de dança, e Rodrigo (Guga Coelho), o professor de sociologia, filosofia e história que nutrirá uma paixão pela nova dona, diretora e professora de português do colégio.

Shopping Center Grand Plaza[editar | editar código-fonte]

Enquanto Juliana prepara para começar o novo ano letivo no colégio, Osvaldo contrata uma equipe para construir o seu shopping em tempo recorde.

No Casarão, local próximo ao colégio que já foi o point da galera do skate em 2006, dos judocas em 2007 e dos músicos em 2008, Kátia e Mauro (Gustavo Rodrigues) abrirão sua academia, um projeto de muitos anos atrás.

Além do Casarão, o local onde funcionava o Gigabyte, a lanchonete da Dona Vilma (Bia Montez) nas temporadas de 2001 a 2007, será a porta de entrada do shopping. É nessa parte que será aberto o Restaurante Parada Delícia, o restaurante brega do microempresário Caju (Rael Barja). Após se separar de Dionísia (Norma Blum), a qual viajou com Goiaba (João Vítor da Silva) e seu novo amor para Portugal, e ver sua neta Vivian (Fiorella Mattheis) ganhar a tão esperada fama no Morro da Usina, o Capitão Valério (Antônio Pedro Borges) ficou só. Para não conviver com a solidão, decide voltar a trabalhar, e para isso se transformará no cozinheiro-chefe do restaurante de seu amigo Caju, o que lhe renderá muitas confusões.

Depois de construído o shopping, Osvaldo o batiza de Shopping Center Grand Plaza, e é nesse novo point que se passará grande parte das novas histórias.

Peralta, Yasmin e Paula[editar | editar código-fonte]

Após ser traída e sabotada por seu namorado Caio, Paula decide dar uma chance a Peralta e os dois começam a namorar. Quem não gosta nada dessa história é Yasmin, que contará com a ajuda de sua tia Filó para separar o casal.

A primeira idéia da tia maluca de Yasmin é avisar o pai de Peralta que o filho não está mais estudando e só pensa em namorar com a "bambú de cutucar estrelas". Quando essa notícia chega aos ouvidos de Adamastor (Paulo César Grande), ele logo vem para a cidade a fim de convencer ao filho a entrar num cursinho pré-vestibular. Peralta não gosta muito da idéia, mas aceita.

Peralta, então, jura se vingar de Yasmin e sua tia Filó.

Alex e Norma Jean - Namoro ou Amizade?[editar | editar código-fonte]

Após desistir de conquistar o coração de Marina, Alex decide se dedicar a música e, junto de seus amigos Bruno, Diego (Bernardo Castro Alves) e Caio, forma uma nova banda - a Quadribanda. Mas o coração do rapaz ainda não se sente feliz e ele decide procurar um novo amor.

Nessa busca, aparece Norma Jean, sua grande amiga de infância, além de "irmã adotiva". Ele a considera apenas como amiga e não percebe o quanto ela o ama. Mas com o tempo vai surgindo um amor por parte de Alex, e os dois se declaram. Kátia e Mauro, mãe de Norma Jean e pai de Alex, não gostam da ideia, já que eles moram na mesma casa, mas com o passar do tempo decidem aceitar esse excêntrico amor, e tudo porque percebem a tristeza dos filhos.

Mas esse não é o único obstáculo para esse amor praticamente impossível: Alex considera Norma Jean criança e ela não gosta da idéia. Para provar que saiu da infância, Norma Jean decide radicalizar: abandona seus ursinhos de pelúcia e bonecas, troca suas roupas coloridas por roupas mais sensuais e decide trabalhar. Em abandonar seus brinquedos e mudar seu visual ela falha, pois ainda não se sente preparada, mas em seu trabalho ela é um prodígio: ela vira a Mulher Laranjinha em uma pequena participação no comercial de sucos que apresenta Yasmin como cantora, mas sua atuação se torna um grande sucesso e ela é convidada a participar de eventos, além de entrevistas e novos comerciais.

Marina, Luciano e Caio[editar | editar código-fonte]

Não acostumada com a mudança para a casa da avó, Marina se sente triste e só, mesmo após ter feito amizade com a turma do colégio. Escondido da avó e do tio, ela decide fugir e para isso pede ajuda do amigo Luciano. Ela faz uma ligação para a casa do rapaz e o convence a vir ao Rio buscá-la.

Cecília (Alice Borges), a empregada da casa e mãe de Diego, ouve tudo, mas decide não contar porque tem medo do castigo que Dona Olga pode aplicar a neta.

Assim que chega ao Rio, Luciano é assaltado e perde tudo o que havia trazido. Sua sorte é que encontra Domingas, que o leva para o loft do Peralta, onde ele pede abrigo, prometendo pagar por tudo um dia. Peralta hesita, mas é persuadido por Domingas e aceita.

No dia seguinte, Luciano vai visitar Marina no colégio para combinarem a fuga, mas encontra antes Veridiana, que lhe convence a não realizar a fuga, pois estaria agindo errado. Ao encontrar Marina, Luciano avisa que não vai levá-la de volta para o Ceará, e ela se enfurece. Marina, então, conhece Caio, e com ele mantém um forte laço de amizade.

Ao ver Marina com Caio, Dona Olga decide investir no romance da neta e pede a ela que namore Caio. Marina aceita apenas para agradar à avó, pois lembra que ela pode morrer a qualquer momento. Caio e Marina começam a namorar, assim como Veridiana e Luciano começam a se envolver emocionalmente.

Veridiana e Luciano[editar | editar código-fonte]

Após ver Marina ao lado de Caio, Luciano decide esquecer seu "antigo amor" e investir em seu romance com Veridiana. Os planos de Veridiana vão além de um namoro com Luciano. A vilã decide ter sua primeira vez com o "caiçara". Tudo ocorre bem, até que Caio decide usar esta ocasião contra Luciano.

O vilão diz a Marina que a turma do loft os convidou para assistirem um filme. Marina aceita o convite, pois precisa se distrair, e vai junto de seu novo namorado ao apartamento dos meninos. Chegando lá, porém, se depara com uma situação constrangedora: Luciano e Veridiana transando. Marina acaba se entristecendo mais ainda e jura nunca mais falar com Luciano.

A Morte de Dona Olga e a Herança[editar | editar código-fonte]

A doença de Dona Olga se complica cada vez mais e, após um derrame, ela não consegue mais se mover. Marina promete a avó que fará tudo para salvá-la, mas é em vão. A anfitriã morre vendo Caio, seu "favorito", traindo Marina com a enfermeira. Para manter o namoro, Caio diz que, antes de falecer, Dona Olga pediu a ele que cuidasse de Marina.

Após o enterro, o advogado da família chega com o testamento de Dona Olga. A milionária deixou a mansão para Marina, alguns apartamentos para Rejane e Rudá, e suas ações para Juliana e Osvaldo. Juliana acha generosa a divisão, mas Osvaldo, que sempre quis ser dono da casa, sente inveja de sua sobrinha e promete vingança.

O advogado avisa a Marina e seus irmãos que, com a morte de Dona Olga, terão que escolherem um tutor legal. Os três irmãos decidem que Juliana será a tutora, mas Osvaldo, que quer pôr a mão na parte dos sobrinhos da herança, arma contra a irmã. Ele e Caio convencem Bruno a armar um flagrante contra Juliana. Bruno beija Juliana e Caio fotografa. As fotos acabam caindo na Internet e Juliana se vê obrigada a sumir por uns tempos. A tutela de Marina e seus irmãos fica, então, provisoriamente nas mãos de Osvaldo.

Novas mudanças[editar | editar código-fonte]

Marina decide trabalhar para pagar a busca de seus pais, que foram canceladas desde a morte de Dona Olga. Sob influência de Domingas e Felipa, Marina decide se tornar estilista e usa como nome artístico Penélope Valentina. Suas roupas são um sucesso e acabam parando nas mãos de Vick Veronese (Simone Soares), que decide investir na carreira da jovem. Vick ensina a Marina tudo para se tornar uma pessoa elegante e requintada, mesmo que isso faça com que a jovem tenha que passar por cima dos amigos para conseguir o que tanto deseja.

Além da carreira de Marina, Vick dá uma impulsionada na carreira de Luciano, que decide trabalhar como modelo após perder seu emprego numa loja de roupas no shopping. Veridiana até que gosta da ideia de ter um namorado modelo, mas nem tudo são flores como ela pensa. Vick acaba se apaixonando por Luciano e decide separá-lo de Veridiana. Os planos de Vick dão certo, e Veridiana se vê fora da jogada.

Vick decide levar Luciano para Nova York mas numa festa na casa de Marina ele é dopado por Veridiana e acaba precisando passar por uma cirurgia plástica que Marina paga com o dinheiro que ganhou como Penelópe Valentina.

Luciano volta pro Ceará,Marina vai atrás dele e os dois se acertam.Marina tem sua primeira vez com Luciano.Eles decidem voltar pro Rio de Janeiro mas Luciano descobre que está com uma doença e que pode morrer em alguns meses e se separa de Marina mas não conta nada a garota.Ela fica sem entender e começa a namorar Alex mesmo não amando o rapaz.

Mas Veridiana conta a Marina que Luciano está doente e não quer se tratar e ela termina com Alex e incentiva Luciano a se tratar.Marina acaba descobrindo coma a ajuda de um rádio-amador onde seus pais estão.Mas ela cai numa armadilha dos caçadores e é feita refém.

João,pai de Marina a salva com a ajuda de Luciano e Veridiana.Ao voltar pro Rio, João descobre que Luciano tem calazar e Luciano se interna no hospital.Por causa disso,Veridiana vira gótica por um tempo mas desiste depois de pôr Norma Jean em risco.Veridiana apóia Luciano mas decide não mais brigar por ele com Marina.Luciano consegue sobreviver ao calazar e sai do hospital.

Caio, Marina, Luciano e Veridiana[editar | editar código-fonte]

Luciano,acaba descobrindo que não ama mais Marina e começa a namorar Veridiana.Marina sofre com a recusa de Luciano e decide organizar um desfile no shopping e chama Caio para ajuda-lá.Mas ela percebe que ama Caio ao vê-lo aos beijos com a DJ Paloma.Caio,que também a essa altura está apaixonado por Marina faz tudo para conquista-lá mas Veridiana conta para Marina todas as armações feita pelo vilão.

Marina conhece Arthur,um fotógrafo e começa a namora-ló só para provocar ciúmes em Caio.Mas Caio descobre que ele é um fotógrafo que tira fotos ousadas das suas modelos e as publica na internet.Caio o denuncia a polícia e Marina começa a namorar Caio.

Os dois transam pela primeira vez no loft mas os dois terão que enfrentar Iracema,mãe de Marina que é contra o namoro dos dois, Rejane,que também não gosta do namoro de sua irmã com o badboy e Paloma,dj louca por Caio e que fará tudo para separa-lós.

Alex, Veridiana e Norma Jean[editar | editar código-fonte]

Alex depois de terminar o namoro com Marina percebe que ama sua meia-irmã Norma Jean,mas ela já está comprometida com o nerd Fernandinho.Alex muda sua atitude começa a se achar dono da banda e a brigar com seus companheiros de quadribanda.Mas eles se separam durante um show em que Alex não apresenta Caio pro público.

Alex começa a namorar Veridiana que se separou de Luciano,que foi para África com o pai de Marina,João.Norma Jean ao ver os dois juntos se entristece mas não se separa de Fernandinho Chalfón. Alex decide lançar carreira solo e se afasta de todos os seus amigos.Cresce a rivalidade de Marina e Paloma.

Os clientes do Parada Delícia diminuem, e na tentativa de salvar o restaurante, Caju e Capitão se inscrevem para o programa Mais Você, mas acaba dando errado por Caju mentir que era um chefe francês, e para piorar Capitão (disfarçado de urubu) briga com Louro José.

Mas Veridiana destrói o hotel em que eles se hospedam durante um festival de música e Alex decide romper o namoro.Alex se arrepende de tudo que fez,pede desculpas a todos os seus amigos e volta para Quadribanda em grande estilo tocando no festival. Enquanto isso, Veridiana insatisfeita, resolve armar uma tina d'água para cair em cima da Quadribanda e de Yasmin, mas Alex e Domingas conseguem impedir e Norma Jean pede para que Alex volte a assumir a Quadribanda.

Alex se declara para Norma Jean e os dois terminam juntos.Veridiana, que havia preparado uma surpresa para Quadribanda termina sozinha depois de apanhar do seu pai Guilherme.

Produção[editar | editar código-fonte]

Praia de Canoa Quebrada, onde foram gravadas as primeiras cenas da nova fase.
Capela da praia de Canoa Quebrada, um dos principais cenários.

Em dezembro, cerca de cem pessoas, entre elenco e produção, passaram 20 dias no Ceará na cidade de Canoa Quebrada, gravando a sequência que dará início à nova temporada.[1]

Após a reforma ocorrida na temporada 2007 e a fusão ocorrida na temporada 2008, o Colégio Múltipla Escolha passou novamente por reformulações. Primeiramente, o colégio não será mais do professor Paulo Pasqualete (vivido em temporadas anteriores por Nuno Leal Maia) nem dos empresários Félix Rios (vivido na temporada de 2008 por Licurgo Spínola), que foi preso, e Diva Junqueira (vivida no começo da temporada 2008 por Ângela Vieira), a qual desistiu da fusão com o Ernesto Ribeiro. O colégio será vendido para Olga Miranda (Rosaly Papadopol e seu filho Osvaldo resolveu fundi-lo com um shopping.

Foram convidadas para as primeiras cenas da nova temporada as bandas Calcinha Preta (única banda de forró a atuar nestas cenas), NX Zero, Fresno e Enverso.[2]

A temporada começou oficialmente no dia 12 de Janeiro, porém, uma introdução dos personagens principais foi feita nas últimas cenas do dia 9 de janeiro, último capítulo da temporada anterior, com as cenas gravadas em Canoa Quebrada (Ceará).

Mudanças dos intérpretes

Cássia Kiss estava prevista para interpretar a personagem Olga, mas deixou de fazer a temporada de Malhação para atuar em Paraíso, novela das seis de Benedito Ruy Barbosa, onde viveu a beata Mariana. A atriz foi substituída por Rosaly Papadopol. Também esteve cotada a atriz Aracy Balabanian para viver a personagem.[3]

Da temporada de 2008, apenas os atores Carolinie Figueiredo (Domingas Gentil), Mariana Rios (Yasmin Fontes), Jonatas Faro (Peralta), Caio Castro (Bruno), Karla Nogueira (Aurélia), Johnny Massaro (Fernandinho), Evelyn Oliveira (Joana), Rael Barja (Caju) Sophia Abrahão (Felipa), Antônio Pedro Borges (Capitão Valério), Eliane Costa (Montanhas), Lisa Fávero (Paula Paes) e Henrique Taipas (Godofredo) continuaram nesta temporada de Malhação. Por outro lado, alguns que fazem parte da nova temporada já estiveram em outras temporadas: Humberto Carrão (Caio Lemgruber), Paulo César Grande (Adamastor Peralta) e Helder Agostini (Marcelo).[4]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Bianca Bin viveu a protagonista Marina Vidal Monteiro Miranda / Penelope Valentina.
Humberto Carrão viveu o protagonista Caio.
Sophia Abrahão interpretou Felipa Gentil.
Micael Borges interpretou Luciano Ribeiro.
Ator Personagem
Bianca Bin Marina Vidal Monteiro Miranda (Penélope Valentina)
Humberto Carrão Caio Lemgruber
Amanda Richter Veridiana Cavalera
Micael Borges Luciano Ribeiro
Daniel Dalcin Alex Bacelar
Mariana Rios Yasmin Fontes (Yayá)
Jéssika Alves Norma Jean Valadares Bacelar
Georgiana Góes Juliana Monteiro Miranda
Milena Toscano Paloma Limeira
Jonatas Faro Waldemar Peralta ("Peralta")
Carolinie Figueiredo Domingas Gentil
Sophia Abrahão Felipa Gentil
Caio Castro Bruno Oliveira
Helena Fernandes Úrsula Lemgruber
Louise Cardoso Filomena Fontes ("Tia Filó")
Antônia Fontenelle Kátia Valadares Bacelar
Maurício Mattar Guilherme Cavalera
Johnny Massaro Fernando Chalfon (Fernandinho)
Bernardo Castro Alves Diego dos Santos
Pablo Padilha Osvaldo Monteiro Miranda
Paulo César Grande Adamastor Peralta
Cláudia Mauro Iracema Vidal
Lisa Fávero Paula Paes (Paulinha)
Rael Barja Caju
Peter Mark Bogumil
Helder Agostini Marcelo Rodrigues
Nêmora Cavalheiro Rejane Vidal Monteiro Miranda
Eliane Costa Maria Montanhas
Henrique Taipas Godofredo Leitão ("Gordofredo")
Karla Nogueira Aurélia
Evelyn Oliveira Joana
Alice Borges Cecília dos Santos (Ciça)
Guga Coelho Rodrigo Oliveira
Esther Dias Suzana Menezes
Gustavo Rodrigues Mauro Bacelar
Luigi Matheus Rudá Vidal Monteiro Miranda
Maria Clara David Letícia Menezes
Beto Quirino Tomé Ribeiro
Simone Soares Vick Veronese
Paulo Vilhena Arthur Montenegro
Lua Blanco Joe
Dedina Bernardelli Marília
Antônio Pedro Borges Valério Pimenta
Renato Borghi Dr. Lemgrúber
Guilherme Weber João Monteiro Miranda
Rosaly Papadopol Olga Monteiro Miranda


Elenco de apoio

Audiência[editar | editar código-fonte]

O primeiro capítulo da nova temporada de Malhação marcou 21 pontos. O capítulo foi quase totalmente gravado em Canoa Quebrada. Malhação conseguiu os mesmos índices da novela Negócio da China e do último capítulo da temporada anterior.[5] Já o segundo capítulo marcou uma queda de um ponto, fechando com 20 pontos.[6]

A maior audiência da temporada foi registrada no capítulo do dia 23/07, onde a trama marcou média de 27 pontos.[7]

A menor audiência foi de 15 pontos, com 19 de pico, em 27 de fevereiro de 2009.[8]

Seu último capítulo marcou apenas 19 pontos de média de pico de 22.[9] A temporada teve média geral de 20 pontos, inferior a temporada 2008, que fechou com média de 22 pontos.[9]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Malhação 2009 - Nacional[editar | editar código-fonte]

  1. Bem ou mal - Túlio Dek & NX Zero
  2. Saúde/Só Love - Paula Toller
  3. Tudo certo - Gabriel, o Pensador
  4. No veneno - Banda Strike
  5. Noites de um verão qualquer - Skank
  6. Chicletinho - Dolls
  7. Desde quando você se foi - Fresno
  8. Podia ser - Agnela
  9. Pelo menos hoje - Udora
  10. Passos escuros - Hevo 84
  11. Incendeia - Mariana Rios
  12. É só você querer - Nayah
  13. Amar em vão - Negra Li
  14. Dois mundos - Alto sustentavel
  15. Disco rock - Papas da Língua
  16. Sorrindo - Aliados
  17. Eus - In Natura
  18. Meu amor - Os Thomés

Trilha internacional[editar | editar código-fonte]

  • A trilha internacional da temporada, apesar de conter vários grandes sucessos, não será lançada comercialmente, como foi divulgado pela Rede Globo.
  1. Extraordinary - Mandy Moore
  2. Just Bounce - Lords of the South
  3. Beating Hard - Lords of the South
  4. When I grow Up - The Pussycat Dolls
  5. I'm the One - Lords of the South
  6. Fly - Wanessa & Ja Rule
  7. What Are You Gonna Do - Raven-Symoné & Sean Garrett
  8. Hey - Mitchel Musso
  9. Love Is Here - Sonohra

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]