Matemática computacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Agosto de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Geometria computacional

A matemática computacional é uma área da matemática e da computação que, colaborando na solução de problemas de todas as áreas tanto das ciências exatas, quanto de outras áreas quaisquer, trata do desenvolvimento de modelos matemáticos, para o tratamento de problemas complexos, e desenvolvimento de métodos numéricos de obtenção de soluções.

No Brasil colabora fortemente com a computação científica; com quatro centros de estudos avançados um na Unifesp(graduação), em São José dos Campos, outro na UFMG(graduação), em Belo Horizonte, na Unicamp(com o curso de matemática aplicada e computacional), em Campinas, na UFS (Universidade Federal de Sergipe) (graduação) e outro na USP de São Carlos. Esta última em um sentido mais estrito, trata dos aspectos de programação e desenvolvimento de códigos, técnicas de visualização de resultados de processamento numérico, processamento de alto desempenho computacional.

Possui também forte integração com a Modelagem Computacional, uma área de conhecimento que trata da aplicação de modelos matemáticos à análise, compreensão e estudo da fenomenologia de problemas complexos em áreas tão abrangentes quanto as Engenharias, Ciências exatas, Computação, e Ciências humanas.

Atua na interface com outras ciências como a física, a engenharia, a biologia, a ciência da computação, a tecnologia da informação, dentre outras.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]