Michael Dummett

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sir Michael Anthony Eardley Dummett (27 de Junho de 192527 de Dezembro de 2011) foi um filósofo inglês. Foi Professor Wykeham de Lógica da Universidade de Oxford, de 1979 a 1992. O seu trabalho é especialmente bem conhecido na área das teorias da verdade e significado, e as suas implicações no debate entre realismo e anti-realismo. Tem também escrito sobre história da filosofia, filosofia da matemática, filosofia da lógica e filosofia da linguagem. E tem trabalhos escritos sobre tarot.

Filosofia[editar | editar código-fonte]

A filosofia de Dummett inspira-se em grande medida na filosofia de Frege e Wittgenstein. Os temas mais importantes da própria filosofia de Dummett dizem respeito à metafísica e à filosofia da linguagem, e em particular ao modo como se inter-relacionam. Até que ponto o realismo é sustentável foi questão metafísica que o próprio Dummett abordou. Considera que um ingrediente essencial de uma posição anti-realista é a rejeição do princípio da bivalência da lógica clássica. Por isso, as questões metafísicas têm consequências para a lógica. Por outro lado, a questão de saber que lógica está correta tem de ser resolvida pela teoria do significado. Logo, defende Dummett, o modo correto de abordar estas questões inter-relacionadas é começar pela teoria do significado e, na posse de uma teoria correta do significado, seremos também capazes de resolver as questões lógicas e metafísicas.

Uma teoria do significado para uma língua deve explicar o que é saber o significado das várias frases da língua. Tendo em conta a natureza pública do significado, o conhecimento em causa deve manifestar-se no uso que fazemos das frases, e a teoria do significado deve descrever como o conhecimento se manifesta. A discussão mais abrangente do caminho proposto por Dummett a partir da teoria do significado para a metafísica ocorre em “The Logical Basis of Metaphysics”, Dummett também contribuiu para a filosofia do intuicionismo matemático em "Elements of Intuitionism", que trata profundamente os vários aspectos filosóficos, lógicos e matemáticos desta doutrina. [1]

Durante sua vida Dummett também se dedicou ao estudo do Tarot. Sobre este tema, ele publicou vários livros e colaborou com Giordano Berti e Andrea Vitali para o catálogo da exposição Tarocchi. Gioco e Magia alla Corte degli Estensi (Ferrara, 1987).

Obras filosóficas[editar | editar código-fonte]

  • Frege:Philosophy of Language, 1973
  • Truth and Other Enigmas, 1978
  • The Interpretation of Frege’s Philosophy, 1981
  • Frege: Philosophy of Mathematics, 1991
  • The Logical Basis of Metaphysics, 1991
  • The Seas of Language, 1993

Referências

  1. Dicionário de Filosofia coordenado por Thomas Mautner. edições 70, 2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Benjamin Murphy. Michael Dummett, 2005. Internet Encyclopedia of Philosophy
Michael Dummett on Frege – Philosophy Bits