Miguel Macedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Miguel Macedo
Miguel Macedo
Ministro(a) de  Portugal
Mandato XIX Governo Constitucional de Portugal
Antecessor(a) Rui Pereira
Vida
Nascimento 6 de Maio de 1959 (54 anos)
Braga, Portugal
Dados pessoais
Partido Partido Social Democrata
Profissão Advogado

Miguel Bento Martins da Costa de Macedo e Silva (Braga, 6 de Maio de 1959) é um advogado e político português. É o atual Ministro da Administração Interna de Portugal.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É Militante do PSD desde jovem, Miguel Macedo foi Dirigente da JSD. Foi Eleito Deputado entre 1987 e 2002, regressando ao Parlamento em 2005, sempre pelo círculo de Braga. A sua primeira experiência governativa aconteceu no primeiro Governo de Maioria Absoluta de Cavaco Silva, como Secretário de Estado da Juventude do Ministro Couto dos Santos, entre 1990 e 1991.


Integrou depois, entre 2002 e 2005, os Governos de Coligação PSD/CDS-PP de Durão Barroso e de Pedro Santana Lopes, como Secretário de Estado da Justiça, trabalhando nessas funções com os Ministros Celeste Cardona e José Pedro Aguiar-Branco, seu antecessor na Liderança Parlamentar do PSD.


Na Direcção Social-Democrata de Marques Mendes, Miguel Macedo teve como colegas o actual Presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, que deixou o lugar ao fim de cerca de um ano por divergências políticas, e Paula Teixeira da Cruz, agora sua colega de Governo.


Nas legislativas de 2009, durante a Liderança Social-Democrata de Manuela Ferreira Leite, ocupou o segundo lugar da lista do PSD em Braga, a seguir a João de Deus Pinheiro.


Nas eleições autárquicas realizadas no mesmo ano foi eleito Membro da Assembleia Municipal de Braga. Anteriormente, foi Vereador da Câmara Municipal de Braga, entre 1993 e 1997.

Depois de Pedro Passos Coelho ter sido eleito Presidente dos sociais-democratas, em Março de 2010, Miguel Macedo foi escolhido para liderar o Grupo Parlamentar do PSD e nas legislativas de 5 de Junho encabeçou a lista do partido no círculo de Braga.


Antes de ser Líder Parlamentar do PSD, Miguel Macedo fez parte da Direcção Social-Democrata de Marques Mendes, ocupando o cargo de Secretário-Geral, e teve três experiências governativas.


Actualmente, exerce as funções de Ministro da Administração Interna no XIX Governo Constitucional.[1]

Cargos exercidos[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedido por
Rui Pereira
Ministro da Administração Interna
XIX Governo Constitucional
Sucedido por
Incumbente