Omake

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Omake (御負け? , por vezes grafado おまけ, significando, literalmante, extras) diz respeito, no Japão, aos capítulos extras ou tirinhas nos mangás, extras nos DVDs e nos jogos incluídos na compra de algum produto. No Ocidente, refere-se apenas aos extras que vêm incluídos na compra de anime ou mangá.

Alguns omakes[editar | editar código-fonte]

  • Às vezes mostrando acontecimentos da vida do mangaka Akira Toriyama nos omakes do próprio mangá: Dr. Slump, geralmente, retrata sua infância e adolescência, mas também algumas cenas de quando desenhava alguns de seus mangás, embora essas histórias possam ser reais ou não. Também mostra alguns hábitos do autor.
  • No mangá Girl Friends, Milk Morinaga usa os omakes para contar como foi escrever a série (inspiração, adaptações, etc.), mas também para mostrar a personalidade das personagens e para situar o leitor no espaço, com um mapa mostrando a escola das personagens e suas casas.
  • No mangá Bakuman são apresentados os storyboards de algumas cenas, primeiro o storyboard do roteirista Tsugumi Ohba e depois do desenhista Takeshi Obata.

Notas

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em espanhol, cujo título é «Omake», especificamente desta versão.
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.