Palikir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Palikir
Palikir
País Estados Federados da Micronésia
[[Estados d Estados Federados da Micronésia|Estado]] Pohnpei
População 6.227 habitantes
Densidade 92,8 hab./km² hab/km²
Censo 2004
Área 107,41 km² km²
Altitude 155 m metros
Gentílico Palikirense
Pohnpei Island.png

Palikir ou Paliquir[1] [2] é a capital dos Estados Federados da Micronésia, uma pequena república composta por quatro grupos de ilhas localizadas no Oceano Pacífico. É capital desde 1989 e tem uma população de 4571, estando localizada na ilha de Pohnpei.

Localização[editar | editar código-fonte]

Esta cidade encontra-se a cerca de 5 km de sudoeste de Kolonia (ou Kilonia), a maior cidade na ilha de Pohnpei (antiga Ponapé) que é a maior das 607 ilhas e atóis que compõem o país. Está localizada no estado federal de Pohnpei que é um dos quatro que compõe os Estados Federados da Micronésia.

História[editar | editar código-fonte]

Os exploradores europeus chegaram pela primeira vez às costas desta ilha no século XVI mas há poucos vestígios históricos que indiquem que tenham tentado colonizar Palikir. Em 1886, a Espanha tomou controlo de Pohnpei e estabeleceu uma colónia a que qual deram o nome de Kolonia, a noroeste da localidade. No entanto, depois da guerra Hispano-Americana de 1898, a Espanha perdeu influência sobre o Pacífico e posteriormente vendeu Pohnpei à Alemanha. Até ao final da Segunda Guerra Mundial, poucos nativos habitaram Palikir e a zona não se repovoou até 1980, quando o governo dos Estados Unidos arranjou fundos para a capital da nação. Os Estados Unidos patrocinaram então a planificação e construção de uma capital nacional que servi-se aos quatro estados da Micronésia e situaram-na na antiga pista japonesa de Palikir. A raiz deste povoamento surgiu em 1989 e converteu-se na capital nacional destronando Kolonia.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Palikir é a sede do governo federal e do Supremo Tribunal, para além da sede doe administração do estado de Pohnpei, um dos quatro que compõe os Estados Federados da Micronésia. É, portanto, um complexo administrativo à semelhança de outras capitais federais anglo-saxónicas, como Camberra ou, nas suas origens, Washington. Para se integrar na paisagem tropical de Palikir, o centro administrativo desenha-se como uma série de edifícios de dois andares, inspirados na arquitetura tradicional da Micronésia, e alinhados ao largo de um eixo este-oeste para tirar proveito da luz natural e dos ventos alísios. Por sua parte, Kolonia possuí um hospital, um aeroporto internacional conectado com o Havaí, Guam e Nauro consoante os voos regulares, e ainda possuí um colégio preparatório pré-universitário, o College of Micronesia (Colégio da Micronésia), anexado à Universidade de Guam.

Referências

  1. Serviço das Publicações da União Europeia. Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas Código de Redacção Interinstitucional. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  2. Macedo, Vítor. (Primavera de 2013). "Lista de capitais do Código de Redação Interinstitucional". A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 41): 15. Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. ISSN 1830-7809. Visitado em 23 de maio de 2013.