Pet Shop Boys

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pet Shop Boys
Pet Shop Boys ao vivo em 2007
Informação geral
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Synthpop
House
Electropop
Período em atividade 1981 - hoje
Gravadora(s) Parlophone
(Reino Unido, 1985–atualmente)

EMI (EUA, 1985–1995)
Atlantic (EUA, 1996–1998)
Sire (EUA, 1999–2001)
Sanctuary (EUA, 2002–2003)
Rhino (EUA, 2004–atualmente)
Afiliação(ões) Electronic
Página oficial http://www.petshopboys.co.uk
Integrantes Chris Lowe
Neil Tennant

Pet Shop Boys é uma dupla de música pop britânica formada por Neil Francis Tennant e Christopher Sean Lowe no início dos anos 1980.

São, ao lado de outros grupos, responsáveis pela ascensão da música pop eletrônica entre meados das décadas de 80 e 90, sendo considerados, por grande parte da imprensa britânica especializada, a maior dupla de pop eletrônico devido às letras inteligentes e à ousadia de muitos de seus arranjos.

É a dupla de maior sucesso na história do Pop Inglês, com 36 músicas no top 20, 22 músicas no Top 10 e 11 álbuns top 10 na Inglaterra, atingindo vendas superiores a 100 milhões de discos no mundo inteiro. Em dezembro de 2006, o Pet Shop Boys foi indicado a 2 Grammy Awards por Best Dance Recording (I'm With Stupid) e Best Electronic/Dance Album (Fundamental - EMI).

Em Março de 2009 lançam seu mais novo álbum, chamado Yes, aclamado por público e crítica é considerado o sucessor de Very, álbum de 1993 e de maior sucesso da dupla até hoje.De Yes saíram os sucessos Love etc e Did you see me coming? (Ambas 1º lugar na billboard).

Seus maiores sucessos incluem as canções West End Girls, Domino Dancing, It's A Sin, Always On My Mind (versão original de Elvis Presley) e Go West (versão original do Village People).

Em setembro de 2012 os Pet Shop Boys lançaram seu 11º álbum, chamado Elysium, gravado em Los Angeles. E teve como single a música Winner.Depois vieram mais dois singles a música Leaving (10ª posição na Billboard Dance) e Memory of The Future.

Em Julho de 2013 os Pet Shop Boys lançaram o 12ª álbum da carreira, chamado de Electric, com produção de Stuart Price (que já produziu álbuns para Madonna e New Order), e tem como o single a música Axis.O álbum tem recebido pela crítica internacional aclamação como um dos melhores trabalhos de toda sua carreira, segundo um crítico comentou: Com Electric, os Pet Shop Boys se sucedem espetacularmente!

Biografia[editar | editar código-fonte]

Neil Francis Tennant nasceu em 1954, no dia 10 de julho, em North Shields, Inglaterra. Em 1959, quase 5 anos depois, em 4 de outubro, nascia Christopher Sean Lowe, em Blackpool, também na Inglaterra. A inclinação para a música começou cedo: Neil compunha desde os 11 anos de idade e Chris tocava trombone e piano também desde pequeno. Entre 70 e 71, Neil tocou violão e cantou numa banda folk chamada Dust. Em 72, mudou-se para Londres para estudar história na Polytechnic of North London. Começou a trabalhar como editor correspondente da Marvel Comics, passando por outras duas editoras e finalmente foi parar na revista Smash Hits, especializada em música pop. Chris chegou a ser tecladista numa banda heavy chamada Stallion, na escola onde estudava. Na mesma escola fazia parte da orquestra tocando trombone, além de ser um dos 7 integrantes de uma banda de jazz local: One Under The Eight. Em 78 foi estudar Arquitetura na Liverpool University. Os dois se conheceram em 81, numa loja de discos de King's Road - Neil já trabalhava como crítico musical e Chris estagiava como arquiteto. De um simples bate-papo sobre gostos musicais surgiram os Pet Shop Boys. No início eles se denominaram West End (região da cidade de Londres), mas depois adotaram definitivamente o nome "Pet Shop Boys" por causa de uns amigos de Chris que trabalhavam numa loja de animais de estimação (Pet Shop).

Personalidades relacionadas[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

  • Madonna - Os Pet Shop Boys produziram o remix da música "Sorry", do álbum Confessions On A Dance Floor (2005). O resultado é um excelente remix usado na turnê do mesmo álbum, The Confessions Tour, de 2006.
  • Elvis Presley - Gravaram em 1987 a música "Always On My Mind", canção gravada por Elvis em 1972, só que simplesmente essa canção não era conhecida do grande público, o que só viria a acontecer dez anos mais tarde com a regravação de Willie Nelson e logo depois a versão dos Pet Shop Boys. No entanto a primeira gravação ocorreu também em 1972 com a cantora Brenda Lee. Os compositores são Wayne Thompson, Mark James (Suspicious Minds) e Johnny Christopher.
  • Dusty Springfield - Dueto em "What Have I Done To Deserve This?" e composições da dupla em um de seus álbuns;
  • Liza Minelli - Os Pet Shop Boys produziram e compuseram para o seu álbum Results;
  • Eight Wonder - Gravou "I'm Not Scared", de autoria da dupla;
  • Sterling Void - Gravaram "It's Alright", regravada pelos Pet Shop Boys em 1988;
  • Robbie Williams - Regravou "I Wouldn't Normally Do This Kind Of Thing" e em dueto na música "She's Madonna", sendo esta última uma homenagem à cantora Madonna.
  • U2 - Autores de "Where The Streets Have No Name", regravada pelos Pet Shop Boys em 1990;
  • Electronic - Os Pet Shop Boys colaboraram em 2 faixas do seu álbum de estréia e, mais tarde, no single "Disappointed";
  • Kylie Minogue - Gravou "Falling" e fez um dueto em "In Denial", ambas de autoria dos Pet Shop Boys.
  • Tina Turner - Gravou "Confidential", escrita pelos Pet Shop Boys.
  • David Bowie - Dueto com os Pet Shop Boys em "Hallo Spaceboy".
  • Elton John - Dueto com os Pet Shop Boys em "Believe/Song For Guy", que foi executada inicialmente em um programa de TV e depois gravada em estúdio (ainda não lançada).
  • Frankie Valli - Na música "Where The Streets Have No Name" do U2 ela é misturada com a música "Can't Take My Eyes Off You" de Frankie Valli.
  • Boy George - Na Música "The Crying Game", da trilha sonora de um filme de mesmo nome, os Pet Shop Boys fizeram o instrumental e os backingvocals, ficando os vocais a cargo de Boy George.
  • Village People - Os Pet Shop Boys regravaram "Go West" do Village People que se tornou um dos seus maiores hits.
  • Girls Aloud - Os Pet Shop Boys co-escreveram e produziram a canção "The Loving Kind" do álbum Out of Control do grupo, de 2008
  • Lady Gaga - Os Pet Shop Boys fizeram um remix da música "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" do álbum The Fame (2008) presente no album de remixes The Remix (2010)
  • Rammstein - Os Pet Shop Boys fizeram um remix da música "Mein Teil" do álbum Reise, Reise (2004) presente no disco 2 do album "Made in Germany" (2011)
  • Gamma Ray - O grupo alemão de power metal gravou um cover para It's a Sin no álbum Power Plant de 1999.

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Derek Jarman - o cineasta inglês foi responsável pelos videos de It's A Sin e Rent e de filmes projetados na turnê Highlights, entre outros.
  • Zaha Hadid - a renomada arquiteta iraquiana projetou o palco da turnê Nightlife
  • David John McDonald - o ator britânico adotou o sobrenome do Neil Tennant como sobrenome artistico e tornou-se David Tennant, pois já havia um ator chamado David McDonald, e como os Pet Shop Boys era (e talvez ainda seja) uma de suas bandas favoritas, optou por essa mudança.

Go West[editar | editar código-fonte]

Go West foi lançada como single em 6 de Setembro de 1993, embora seja um cover do grupo Village People. Foi tocado pela primeira vez pelos Pet Shop Boys no club The Haçienda, um ano antes. A ideia do cover Go West partiu de Chris Lowe (tecladista dos Pet Shop Boys). Ele estava em seu apartamento tocando, como algumas vezes faz, o álbum Greatest Hits do Village People, quando pensou que Go West seria uma ótima música a ser tocada, uma música sobre idealizações que, cantada por Neil Tennant (vocalista dos Pet Shop Boys) soaria esperançosa, já que a letra é muito inspiradora mas parece que o objetivo nunca é alcançado. O vídeo, com cenas na Praça Vermelha de Moscou, cativa um lado que faz lembrar a Guerra Fria, com os Pet Shop Boys fantasiados, Neil de Azul e Chris de Amarelo, ambos com "capacetes" azul e amarelo na cabeça.

Pet Shop Boys e o Brasil[editar | editar código-fonte]

A dupla se apresentou ao vivo no Brasil em várias ocasiões.

A primeira vez foi em 1994, quando realizou shows no Rio de Janeiro, depois em São Paulo pela Discovery Tour.

Musicalmente, a dupla mostrou influências assumidamente brasileiras no álbum Bilingual, de 1996, álbum imediatamente posterior à primeira passagem pelo Brasil, onde utilizaram um excerto da obra da artista Astrud Gilberto e sons de percussão semelhante ao grupo Olodum. As influências mais explícitas estão na música Se a vida é, do mesmo álbum.

Voltaram somente em 2004, apresentando-se apenas uma vez, no TIM Festival, que aconteceu em São Paulo.

Em 2007 estiveram em São Paulo, nos 16 e 17 de março de 2007, apresentando-se no Credicard Hall. Na mesma época passaram pelo Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Em Outubro de 2009, pela turnê Pandemonium, apresentaram-se em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e, pela primeira vez, em Brasília.

Retornaram em 2010 para tocar num evento fechado de operadora de TV.

Em Maio de 2013 apresentaram o seu novo álbum Elysium no Sónar 2013 (Festival de Música Avançada e New Art Media) em São Paulo.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Álbuns "Disco"[editar | editar código-fonte]

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

Trilhas sonoras[editar | editar código-fonte]

A * Psycho (1998) - a música "Screaming" aparece na trilha sonora oficial desta nova versão do clássico "Psicose", de Alfred Hitchcock, mas não está presente no filme.

  1. Closer to Heaven (2001) - da peça homônima de Jonathan Harvey.
  2. Battleship Potemkin (2005) - do filme O Encouraçado Potemkin, em colaboração com a Sinfônica de Dresden.
  3. The Most Incredible Thing (2011) - Trilha sonora musical de uma peça de balé de um conto de Hans Cristian Andersen em colaboração com a Orquestra Wroclaw Score.
  4. West End Girls é uma musica tocada na rádio non-stop-pop FM do jogo GTA V

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.