Pico Dufour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pico Dufour
Pointe Dufour
Monte Rosa, visto do Gornergrat (Zermatt)
Pico DufourPointe Dufour está localizado em: Suíça
Pico Dufour
Pointe Dufour
Coordenadas 45° 56' 12" N 7° 52' 1" E
Altitude 4634 m (15203 pés)
Proeminência 2165 m
Cume-pai: Monte Branco
Listas Ponto mais alto de um país
4000s dos Alpes
Ultra
Localização Suíça
Cordilheira Alpes Peninos (Maciço do Monte Rosa)
Primeira ascensão 1855 por Charles Hudson, J. Smyth e outros
Rota mais fácil Escalada sobre gelo, rocha e neve

O Pico Dufour (em alemão: Dufoursptize, em francês: Pointe Dufour) é o pico mais alto do Monte Rosa, ele mesmo um dos componentes do maciço do Monte Rosa, e assim a montanha mais alta da Suíça e dos Alpes Peninos. Situado no cantão de Valais, é o terceiro ponto mais alto na cordilheira dos Alpes se se contar o Monte Branco de Courmayeur, e por isso faz parte dos Cumes dos Alpes com mais de 4000 m. Com 2165 m de proeminência topográfica, é o sétimo pico mais proeminente dos Alpes (apesar de ser o terceiro mais alto). O seu maciço está parcialmente em território italiano, mas o cume está apenas em território suíço.

Homenagem[editar | editar código-fonte]

O nome Dufour é uma homenagem a Guillaume-Henri Dufour, engenheiro e oficial do exército suíço, pouco depois de terminar a elaboração dos mapas topográficos militar da Suíça, a pedido do "Bureau topographique fédéral", onde criou as cartas nacionais à escala 1:100 000. O ponto de referência para as medidas trigonométricas subsequentes é a pedra de Niton situada junto à Ponte do Monte Branco em Genebra [1] ,

A primeira ascensão foi feita por John Birbeck, o reverendo Charles Hudson, Ulrich Lauener, Christopher Smyth, James G. Smyth, Edward Stephenson, Matthäus Zumtaugwald e Johannes Zumtaugwald em 1 de agosto de 1855.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Suíça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.