Sifo-Dyas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sifo-Dyas (Zaifo Vias no Brasil) é um personagem fictício da série Star Wars que ordenou a criação do Exército dos Clones. O nome Sifo-Dyas foi alterado para Zaifo Vias na versão brasileira de Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones para evitar trocadilhos.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Sifo Dyas é um personagem fictício de Star Wars. Ele foi um misterioso Mestre Jedi que fazia parte do Alto Conselho Jedi.

Por volta de 32 BBY, Sifo Dyas previu que a República Galáctica entraria em guerra. Para defender a República, ele encomendou secretamente um exército de clones para o planeta Kamino.

Porém, antes disso, Dooku abandona Ordem Jedi e passa para o lado Negro da Força. Dooku, amigo do mestre Sifo Dyas, contou ao seu novo mestre (Darth Sidious) sobre a encomenda do exército de clones. O mestre Sith, por sua vez ordenou que Dooku (Darth Tyranus) matasse seu antigo amigo (Sifo Dyas) e apagasse qualquer informação sobre o planeta Kamino existente nos dados centrais antes de deixar a Ordem Jedi. Assim, (Darth Sidious) passa a controlar o exército de clones. Cumprida a missão, Tyranus foi encarregado de contratar a matriz dos clones (Jango Fett) e pagar pela criação do exército.

O sabre de luz do Jedi Sifo Dyas acabou nas mãos do General Grievous que o recebeu de presente de Dooku.

Três fontes oficiais (A vingança dos Siths Romance ilustrado, A Vingança dos Siths, Páginas de recados e a Crise galáctica) revelaram que foi o Supremo Chanceller Palpatine que secretamente mandou Sifo-Dyas ao planeta Kamino visando à encomenda de um exército de clones para a república.

A central de dados oficiais do site Starwars.com revelou que Palpatine, que na verdade era Darth Sidious, haveria planejado a Guerra dos Clones desde o princípio. Conseguindo a encomenda do exército clone através da morte do antigo Mestre Jedi Sifo-Dyas. Passada a morte de Sifo, Dooku foi encarregado de concluir o projeto deixado para trás. Ele mesmo escolheu a matriz usada no projeto, que seria o Jango Fett. O mesmo preparou todo um exército clone livre de sentimentos que obedecia cegamente a comandos de superiores, e mais um clone em especial, idêntico a ele.

Referências

  1. Borgo, Érico (14 de maio de 2002). «Fox brasileira muda nomes em Star Wars». Omelete. Consultado em 28 de julho de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre a série Star Wars é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.