Jakku

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cenário do planeta como visto em Star Wars: The Force Awakens

Jakku é um planeta fictício desértico da saga Star Wars. Criado por Lawrence Kasdan, J. J. Abrams e Michael Arndt, foi apresentado pela primeira vez em 2015 no filme Star Wars: o despertar da força. Remota, sem lei e inóspita, é a terra natal da protagonista Rey, interpretada por Daisy Ridley. O filme foca em duas localidades distintas, Tuanul Village e Niima Outpost, perto de um cemitério de naves espaciais. O planeta também é retratado no romance Chuck Wendig de 2017, Star Wars: Aftermath: Empire's End.

História[editar | editar código-fonte]

Jakku era um mundo desértico isolado nas Extensões Ocidentais, com Cordas de Rodas no norte e operações de mineração pontilhadas no planeta, com montículos no sul onde líquen podia ser extraído para a produção da bebida alcoólica Nectar Knockback.[1] Podia-se tornar um anacoreta se certos juramentos fossem feitos, enquanto catadores de lixo normalmente usavam luggabeasts para carregar suprimentos pelo deserto. Tuanul, Reestkii e Cratertown eram estabelecimentos no planeta, embora o Posto Avançado de Niima era a única grande instalação nesse mundo, sendo protegida por Constable Zuvio e sua Milícia do Posto Avançado de Niima. Carecendo de uma grade de comunicações, viajantes procurando fugir de dívidas, criar uma vida nova ou simplesmente conhecer a galáxia acabavam parando no Posto Avançado de Niima, graças ao fato desse posto ter o único sinalizador de comunicações da região. Nem todos os residentes eram catadores de lixo, já que os aldeões de Tuanul adoravam a Igreja da Força, uma fé secreta pelos Jedi que se escondia, primeiramente, do Império Galáctico e, posteriormente, da Primeira Ordem. Graças à distância do planeta para o espaço populoso, Jakku serviu como ponto de passagem para naves de guerra a caminho das Regiões Desconhecidas nos anos finais da Guerra Civil Galáctica. Mundos vizinhos incluíam Ponemah Terminal e Ogem.[2]

Durante a Era do Império, o Império Galáctico estabeleceu uma fábrica de armas no planeta.

Nos meses seguintes da Batalha de Endor, o refugiado de guerra Corwin Ballast foi para Jakku acreditando se tratar de um planeta sem valor e, portanto, de pouca importância para o conflito que varria a galáxia entre a Nova República e o Império.

Um ano e quatro dias depois da Batalha de Endor, uma batalha em Jakku se iniciou entre a Nova República e o Império. A capitã Imperial Ciena Ree derrubou seu Destróier Estelar, o Inflictor, dos céus e o colidiu contra a superfície do planeta a fim de impedir que a Nova República o capturasse. Ree escapou da nave com Thane Kyrell em um pod de escape, e eles foram resgatados mais tarde por forças da Nova República. Com a batalha indo mal para o Império, os Imperiais travaram raios tratores nas naves da Frota estelar da Nova República, o que resultou na colisão delas com a superfície do planeta.

29 anos depois da Batalha de Jakku, destroços da batalha ainda podiam ser encontrados pelo deserto na região nomeada Cemitério das Naves, com Niima o Hutt estabelecendo o Posto Avançado de Niima algum tempo antes em um esforço para recolher peças dos destroços das naves. A Primeira Ordem viria a lançar seu Destróier Estelar classe Resurgent Finalizer para Jakku a fim de recuperar uma unidade BB que tinha um fragmento do mapa para o Mestre Jedi Luke Skywalker, quem havia se exilado depois de uma tentativa fracassada de recriar a Ordem Jedi. Esse esforço pela captura do droide resultou na deserção do stormtrooper FN-2187, na fuga do piloto da Resistência Poe Dameron em um caça roubado TIE e no uso da nave Millennium Falcon para escapar do planeta com a garota de nome Rey.[3]

Aparência[editar | editar código-fonte]

Rub al Khali, deserto de Abu Dhabi. Cenário semelhante ao planeta Jakku.

Jakku apresenta um lugar semelhante a um grande deserto de areia e dunas enormes, muito parecido com o deserto de Rub Al Khali em Abu Dhabi. Sem civilizações, mas ainda com uma pequena parte de habitantes (humanos e outras criaturas), Jakku é um planeta sem leis e inóspito em meio a galáxia.

Filme[editar | editar código-fonte]

Jakku é um cenário no filme de 2015 de Star Wars, Star Wars o Despertar da Força.[4][5][6] A terra natal da personagem principal Rey, é um planeta desértico e inóspito nos arredores da galáxia. No filme, o piloto de resistência X-wing Poe Dameron (Oscar Isaac) chega a Jakku em busca de informações vitais do explorador Lor San Tekka (Max von Sydow). Poe é capturado pela Primeira Ordem, mas deixa os dados para trás com seu dróide astromecânico BB-8. Ele escapa com a ajuda do Stormtrooper Finn (John Boyega), mas Poe é dado como morto quando a nave deles cai no deserto de Jakku. Enquanto isso, o BB-8 se tornou amigo da catadora local Rey (Daisy Ridley); perseguida pela Primeira Ordem, ela e Finn fogem de Jakku com o dróide a bordo da nave chamada Millennium Falcon.

Literatura[editar | editar código-fonte]

O romance de 2015 de Claudia Gray, Estrelas Perdidas, mostra um pouco da "Batalha de Jakku", o confronto final entre as forças do Império Galáctico ea Aliança Rebelde sobre o planeta, que inundou o planeta de destroços de naves espaciais na superfície. O livro de referência de 2015 Star Wars: O Despertar da Força: O Dicionário Visual, de Pablo Hidalgo, estabelece que esta batalha ocorre um ano e quatro dias depois da Batalha de Endor descrita em Return of the Jedi e prova ser a última grande posição do Império e última grande batalha da Guerra Civil Galáctica. 29 anos depois, na época de o Despertar da Força, o campo de destroços no deserto é chamado de "Cemitério das Neves Espaciais".

Rey's Survival Guide (2015), de Jason Fry, é uma conta em primeira pessoa da perspectiva de Rey sobre ela e Jakku.

Grande parte do romance Chuck Wendig de 2017, Star Wars: Aftermath: Empire's End, é ambientado em Jakku, levando até a clímax da batalha final entre o Império e a Nova República.

Jakku aparece ou é mencionado em vários outros trabalhos, incluindo os romances de Wendig, Aftermath (2015) e Aftermath: Life Debt (2016), The Weapon of a Jedi (2015) por Jason Fry, e os contos de 2015 High Noon on Jakku (2015) e All Creatures Great and Small, de Landry Q. Walker.

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

O vídeo game de tiro de ação de 2015, Star Wars Battlefront apresenta conteúdo para download, intitulado Battle of Jakku, que inclui dois mapas no planeta. Jakku também é uma localização no Lego com tema de 2016 de ação e aventura no vídeo game LEGO Star Wars: The Force Awakens.

O planeta é destaque em um jogo de Lego Star Wars chamado Encounter on Jakku.

Referências