Chewbacca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
{{{nome}}}
Personagem de Star Wars
Nascimento 200 ABY, Kashyyyk
Falecimento 25 DBY, Sernpidal
Espécie Wookiee
Cabelo Marrom
Olhos Azuiss
Actividade(s) Gângster
Projecto Cinema  · Portal Cinema

Na série Star Wars (Guerra nas Estrelas), Chewbacca (apelido: Chewie) é o co-piloto da nave Millenium Falcon (liderada por Han Solo) e um alienígena da raça Wookiee, oriundo do planeta Kashyyyk. Chewie é um excelente mecânico, muito sábio e temperamental.

História[editar | editar código-fonte]

Chewbacca (Cauguto) é um republicano em A Vingança dos Sith, e um rebelde a partir de Uma Nova Esperança.

Chewbacca nasceu em Kashyyyk 200 anos antes da batalha de Yavin. Junto com outros wookiees ele combateu as forças de Palpatine (Darth Sidious) e do Império Galáctico, mas foi escravizado.

Libertado por Han Solo, torna-se seu parceiro, pois, segundo a cultura wookie, ele tem um débito de vida com aquele que o salvou. Chewbacca é casado com Mallatobuck e a tradição permite que ele se ausente para cumprir sua dívida de honra. Ele e Han Solo se tornam contrabandistas a serviço dos Hutts. Chewie acompanha todas as aventuras e influência o amigo a ajudar a Aliança Rebelde. Grande mecânico, esse wookie usa tal habilidade para resolver diversos problemas da nave Millenium Falcon, e em O Império Contra-Ataca, Chewbacca remonta C-3PO quando ele é destruído pelos soldados imperiais na Cidade das Nuvens, em Bespin. Seu instinto animal também o colocou numa encrenca na lua florestal de Endor em O Retorno de Jedi, quando fareja uma presa (que na verdade era uma armadilha feita por Ewoks). Além de sua força natural e de suas garras retráteis, ele usa como arma principal sua besta a laser. Chewbacca é um jogador de xadrez dejarik holográfico muito temperamental, e seus adversários tem o risco de ter os braços arrancados durante a partida; principalmente se estiver perdendo.

Nos filmes[editar | editar código-fonte]

Em A Vingança dos Sith, Chewbacca e seu amigo Tarfful ajudam Yoda a fugir dos soldados clones em seu planeta, Kashyyyk.

Em Uma Nova Esperança, Chewie e Han aceitam transportar Obi-Wan Kenobi e Luke Skywalker para Alderaan. Ao chegar lá, só acham um cinturão de asteróides (o planeta fora destruído) pela estação espacial gigantesca, Estrela da Morte que acaba também capturando a Millenium falcon com seu "raio trator". Então Han, Luke e Chewie, ao saberem que a princesa Leia estava na estação, resolvem resgatá-la enquanto Obi-Wan desliga o raio trator.

Depois da fuga, Chewbacca e Han Solo se unem à Aliança Rebelde, na luta contra o Império Galáctico

No Universo Expandido[editar | editar código-fonte]

Havia relatos de que Chewbacca se casouo com Mallatobuck após a criação da Nova República, um pouco antes de receber sua primeira missão com os 3 filhos de Han e Léia: Jacen, Jaina e Anakin Solo.

Tirando "férias", então ele decide seguir para Kashyyyk, seu planeta natal, ao lado de Han. Durante a viagem eles são interceptados na órbita de Kashyyyk por um cruzador do escravizador Pekt, e Han não havia reinstalado um dispositivo semelhante a uma mini-antena (que se deslocou da nave enquanto Lando se infiltrava nas tricheiras da Estrela da Morte II no filme O Retorno de Jedi). Devido a isto a Falcon é metralhada e fica em estado de emergência, obrigando Han e Chewie a fazerem um pouso de emergência, já cientes de que teriam de consertar os motores da Falcon depois, tirando os estragos causados pelo cruzador de Pekt.

A Falcon caiu perto de uma das maiores florestas de Kashyyyk. Quando Han e Chewie descobrem que Pekt escravizou o povo Wookie junto com os remanescentes Imperiais, eles partem para a grande metrópole de Kepitenochan. No caminho recuperam grande parte dos Wookies escravizados e encontram Weebacca, fingindo destruir um abrigo dos escravizadores (ele estava fingindo mesmo, pois fez um acordo com um moff Imperial e com Pekt para roubar os segredos de Han e Chewie e depois matá-los, porém seu plano foi por água abaixo depois que os Imperiais rompem o trato que fizeram com ele e atacam Kepitenochan cansados de esperar Weebacca matar Chewie e Han). [Ele até revela que pode matar Han, mas que não conseguiria matar um velho amigo, como Chewie.] Quando Chewie e Han descobrem tudo, Chewie mata Weebacca usando armas de Bersekers, uma tribo Wookie antiga e guerreira.

Depois, com a ajuda de um velho amigo de Chewie, Shoran, eles resgatam os Wookies aprisionados na estação Avatar, incluindo Attchitchuk, pai de Chewbacca. Assim eles matam Moff Darcc e Pekt, o escravizador salvando Kashyyyk por um tempo. Anos depois outro escravizador prende Wookies de Kashyyyk e os deixa sem ar em um asteróide (Pekt preferiu montar uma base em Kashyyyk, assim facilitando para Han e Chewie resgatarem os Wookies), mas Han, Chewie, Luke e Léia reeestabelecem o ar nas prisões. Eles mais uma vez matam o escravizador e livram o povo Wookie da escravidão e da morte.

Família[editar | editar código-fonte]

Chewbacca era casado com a Wookiee Mallatobuck e era filho de Attchitchuk. Seu sobrinho, Lowbacca, foi um dos poucos Wookiees a entrar na Academia Jedi.

Como conheceu Han[editar | editar código-fonte]

Conheceu Han Solo quando, durante uma missão com seus companheiros Wookiees contra alguns escravistas que venderiam Wookiees filhotes para os Imperiais, há uma grande batalha e só ele sobra vivo. Assim que a nave imperial chega ao local, Chewie consegue mandar os filhotes embora, e Han, que naquela época era um tenente do Império, recebe a ordem de investigar a nave onde houve a batalha. Quando Han entra na nave e encontra Chewie desmaiado e ferido, e seu superior, o comandante Nyklas, manda que ele mate o Wookiee, ele diz que nunca atacaria um inimigo que não pode se defender. Nyklas diz que vai matar ele e Chewie se ele não cumprir a ordem, então ele assume os controles da nave e foge. Quando Chewie acorda e percebe que foi salvo por Han, ele passa a seguí-lo para o resto da vida, pois segundo uma tradição Wookiee, se alguém salva sua vida, você deve sua vida a essa pessoa.

Sua morte[editar | editar código-fonte]

Algum tempo depois do fim do episódio VI, durante uma missão com os filhos de Han e da Princesa Leia, Jacen, Jaina e Anakin Solo, quando eles estão no planeta Sernpidal, que está prestes a explodir, Jacen, Jaina e Anakin conseguem chegar à Millenium Falcon, mas Chewie se atrasa e Anakin, que está pilotando, é forçado a escolher: Ou espera Chewie e a nave explode junto com o planeta, matando a si, seus irmãos e Chewie, ou vai embora e deixa-o para morrer. Ele escolhe a segunda opção. Um pedaço de uma das luas do planeta se racha e cai, acertando e esmagando Chewbacca fatalmente.

Após essa tragédia, Han Solo entra em crise começando a beber e ficar deprimido, mas acaba superando, seu legado permanece em seu sobrinho, Lowbacca, que é o fiel parceiro de Jacen, Jaina e Anakin, e um dos poucos Wookiees a entrar para a academia Jedi.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a série Star Wars é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.