Sabre de luz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde dezembro de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde dezembro de 2009).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Dois sabres de luz da saga Star Wars.

Um sabre de luz é uma arma de energia ficcional destaque no universo de Star Wars. Ele consiste em um empunhadura de metal polido que projeta uma lâmina de energia iluminada geralmente com cerca de 1,22 metros de comprimento, embora alguns sabres de luz tenham um comprimento diferente. O sabre de luz é a arma da assinatura da ordem Jedi e os seus homólogos Sith, tanto de quem pode usá-los para o combate próximo, ou para desviar os disparos da Blaster. Sua aparência distinta foi criada usando rotoscópio para os filmes originais, e digitalmente para a trilogia. O sabre de luz apareceu pela primeira vez no filme original de Star Wars (1977) e todos os filmes de Star Wars já contaram com pelo menos um duelo de sabres de luz. Em 2008, uma pesquisa com cerca de 2.000 fãs de cinema classificaram-na a arma mais popular da história do cinema.[1]

A lâmina de energia do sabre de luz corta/derrete a maioria das substâncias e estruturas sem resistência. Ela deixa feridas cauterizadas na carne, mas pode ser desviada pela lâmina de outro sabre de luz, ou por escudos de energia. Alguns materiais exóticos à prova de sabre foram introduzidas no Universo Expandido. Um sabre de luz ativo desprende um zumbido característico, que sobe de tom e volume na medida em que a lâmina é movida rapidamente através do ar. Trazendo a lâmina em contato com a lâmina de outro sabre de luz produz um estalo alto.

Definições e componentes[editar | editar código-fonte]

Star Wars[editar | editar código-fonte]

"Aquele que possuir um Sabre de Luz pode fazer coisas que não podem ser feitas com uma mera arma de fogo, Luke. Mas mais do que isto, um Sabre de Luz é disciplina para a mente e aprendizado para o corpo e espírito. É uma das formas pelas quais um Jedi se comunica com a Força" - Obi-Wan Kenobi para Luke Skywalker


Desenvolvido tanto para ter elegância em combate tanto para cerimônia, o Sabre de Luz era uma arma distinta, a mais pura imagem, que era inextricavelmente o elo com os mitos dos Sith.

Era uma lâmina de energia impura, emitida de um cabo/punho, muitas vezes fabricado pelo usuário para atender às suas próprias necessidades e estilos. Nas mãos de um expert, em contato com a Força, como os Jedi seus inimigos, os Sith, o sabre de luz era uma arma a ser respeitada e temida. Portar um sabre de luz era demonstrar enormes habilidades e confiança, bem como destreza e contato com a Força.

Durante a sabotage em que foi utilizado, o sabre de ág tornou-se sinônimo dos Jedi e seus valores, de manter a paz e a justiça pela galáxia. Esta percepção durou, mesmo com muitos anos de conflitos com os Sith e os Jedi do Lado Negro (Dark Jedi), que também utilizavam tal arma, também conhecida como Espada-Laser

Seus componentes básicos para produção são conhecidos, mas sua técnica não. Um cristal e uma bateria, por exemplo, são coisas básicas. O primeiro pode ser de vários tipos, sendo o mais conhecido o Cristal Adegan, que forma uma lâmina azul, mas alguns possuem uma falha em sua estrutura molecular, que proporciona uma lâmina verde. Um dos mais raros e caros de todos os cristais é o que dá lâmina roxa, motivo pelo qual só Mace Windu usava tal nos filmes. Este, além de ser extremamente caro, possui dificílima montagem muito além dos Adegan, que iniciados já dominam. Os siths, por sua vez, preferiam confeccionar seus sabres com cristais artificiais. Por isso a cor desses sabres é vermelha.

Referências

  1. Borland, Sophie (21 de janeiro de 2008). Lightsabre wins the battle of movie weapons (em inglês) Daily Telegraph. Página visitada em 27 de setembro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

{{Navbox |titlestyle = |groupstyle = |name = Star Wars |state = autocollapse |title = Star Wars |above =

| group1 = Filmes principais | list1 =