The Running Man (1987)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Running Man
O Gladiador (PT)
O Sobrevivente (BR)
 Estados Unidos
1987 • cor • 101 min 
Direção Paul Michael Glaser
Roteiro Stephen King (livro "The Running Man")
Steven E. de Souza
Elenco Arnold Schwarzenegger
Richard Dawson
Maria Conchita Alonso
Género Ficção científica
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Running Man (O Sobrevivente (título no Brasil) ou O Gladiador (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 1987 do gênero ficção científica, com roteiro de Steven E. de Souza, vagamente baseado no livro de contos intitulado no Brasil de “ O Concorrente ” (The Running Man), de Stephen King, escrito sob pseudônimo de Richard Bachman em 1982. Dirigido por Paul Michael Glaser. Traz algumas cenas que lembram um filme francês com tema similar: Le Prix du Danger.


Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 2017 a economia estadunidense está em colapso e a sociedade encontra-se subjugada por um estado policial, com toda a atividade cultural sob censura. O governo mantém a população alienada patrocinando a transmissão pela TV de inúmeros programas de jogos, nos quais criminosos sentenciados lutam por suas vidas em shows ao vivo. O mais popular e sádico desses shows é o The Running Man, apresentado por Damon Killian.

Nesse mundo, Ben Richards era um piloto de um helicóptero militar, que se rebelou contra seus superiores quando recebeu ordens de atirar em manifestantes civis na Califórnia. Outros militares não hesitaram em cumprir o ordenado e o resultado foi um massacre. Richards se torna o bode expiatório da propaganda oficial e acaba condenado criminalmente como o autor dos disparos. Imagens remontadas e fictícias aparecem na TV, atestando a culpa de Richards.

18 meses depois Richards está numa prisão de trabalhos forçados, quando tenta escapar com dois outros prisioneiros, William Laughlin e Harold Weiss. Richards é denunciado por Amber Mendez, uma compositora de vinhetas para a TV, quando tentava fugir para o Havaí. É recapturado quando estava no aeroporto de Los Angeles. Seus dois companheiros também voltam para a cadeia. A ação de Richards chama a atenção dos produtores do programa The Running Man, que entram em contato com o governo para força-lo a competir junto com seus dois companheiros.

No show, Richards e os amigos lutarão ao estilo de gladiadores futuristas, em um local da cidade que foi devastado por um terremoto (1997). Enquanto eles lutam para sobreviver, Mendez descobre sobre a inocência de Richards e tenta se redimir do erro de tê-lo entregue às autoridades.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]