Usuário(a):Nilton Pinheiro da Silva/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nílton Pinheiro da Silva, mais conhecido como Nílton Batata (Londrina, 5 de novembro de 1954), é um ex-futebolista brasilleiro que atuou como ponta-direita pelo Santos e pelo Atlético Paranaense e pelo Club America do Mexico además de haver jogado pela Seleção Brasileira em 1979.

Clube Atletico Paranaense[editar | editar código-fonte]

Nílton Batata começou sua carreira jogando nas equipes de base do Atlético Paranaense, clube em que atuou de 1969 à 1976. Foi um dos destaques da equipe no Brasileiro de 1972 juntamente com Altevir, Almeida, Alfredo, Claudio Deodato, Ladinho, Didi, Caio e Nilson. Depois de uma grande atuação contra o Santos no estadio do Pacaembu, aonde anotou um gol, foi negociado ao time de Pelé em 1976.



Santos Futebol Clube[editar | editar código-fonte]

Nilton Batata ficou conhecido no Santos (1976-1980, onde foi Campeão Paulista em 1978, jogando junto com Pita, Aílton Lira, Juary, João Paulo e Clodoaldo, no esquadrão que foi batizado de "Meninos da Vila" pelo técnico Chico Formiga. Nilton Batata jogou mais de 230 jogos pelo Santos sob a direção de treinadores como Oto Glória, Urabatão Calvo Nunes, Chico Formiga e Pepe. Foi campeão Paulista em 1978 e vice campeão Paulista em 1980.

Fez parte do time do Santos que se tornou campeão pela quarta vez da edição numero 18 do [|Torneio Internacional do Chile], também conhecido como Hexagonal de Santiago 1977, jogando contra times como Everton, Colo-Colo e Universidade de Chile, Seleção Austriaca, e River Plate (Argentina).


Seleção Brasileira[editar | editar código-fonte]

Nilton Batata atuou pela Seleção Brasileira do treinador Claudio Coutinho em 3 amistosos (Paraguai, Uruguai e Ajax) e 2 jogos na [| Copa América de 1979] contra a Bolivia, anotando 3 gols juntamente com Junior, Zico, Falcão, Socrates e Eder.



Club América[editar | editar código-fonte]

Em 1980 foi transferido para o América do México e ficou até 1983. Em 1984 Foi negociado ao Los Angeles Lazers da California.







Los Angeles Lazers[editar | editar código-fonte]

Foi negociado ao "[Los Angeles Lazers]" uma das franquias do conhecido Jerry Buss, até então dono do Los Angeles Lakers, Los Angeles Kings e do [Fabulous Forum]. Lazers era uma equipe da liga de futebol "Major Indoor Soccer League".


Chicago Sting[editar | editar código-fonte]

Em 1986 Nilton Batata foi transferido ao [|Chicago Sting] dos Estados Unidos (1986-1989) aonde jogou até a falência da liga em 1989.




Eventos[editar | editar código-fonte]

Nilton Batata participou da ultima partida do "Rei Pele" profissionalmente pelo Cosmos no Giant Stadium em New Jersey, USA.

Atualmente mora em Chicago, onde é vice presidente de um clube amador chamado [| Sockers FC Chicago].



Referências

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] [15] [16]