Álgebra linear numérica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Álgebra linear numérica é o estudo de algoritmos para a realização de cálculos de álgebra linear, principalmente operações de matriz, em computadores. Muitas vezes, ela é fundamental para resolver problemas de engenharia e ciência da computação, como imagem e processamento de sinais, telecomunicações, finanças computacionais, simulações de ciência dos materiais, biologia estrutural, mineralogia, bioinformática]], dinâmica dos fluidos, e em muitas outras áreas. Alguns tipos de software depende muito do desenvolvimento, análise e implementação de algoritmos para resolver vários problemas de álgebra linear, em grande parte devido ao papel de matrizes em método das diferenças finitas e do método dos elementos finitos.

Os problemas mais comuns em álgebra linear numérica incluem calcular o seguinte: Decomposição LU, Decomposição QR, Decomposição em Valores Singulares e Valor próprio.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.