Grappling
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Outubro de 2012) |
Luta corpo a corpo ou luta agarrada (em inglês: grappling) é uma expressão utilizada para generalizar qualquer estilo de luta agarrada, seja em pé ou no chão. É a arte de controlar o corpo do oponente. Pode ser aplicada em luta em pé (exemplificado no jogo de clinch, quedas e chaves de esportes e artes marciais como sumô, judô, aiquidô, luta olímpica e sambo) e luta de solo (exemplificado nas imobilizações de esportes como luta olímpica, Jiu-jítsu brasileiro e submission wrestling).
A expressão também se refere a uma técnica de imobilização, ou uma manobra evasiva, a qual se dá por meio do domínio do oponente. É uma forma de combate muito utilizada em táticas policiais e esportes de contato, como a luta livre (em inglês: wrestling). A nomenclatura em língua inglesa tem prevalecido em razão da falta de maiores conhecimentos linguísticos daqueles que praticam a modalidade e da imprensa esportiva, mais preocupada em fazer chegar as notícias aos espectadores de modo mais rápido.
Técnicas de grappling no wrestling profissional
[editar | editar código-fonte]No wrestling profissional, há muitas variações dessa técnica, tais como:
Manobras de Imobilização
[editar | editar código-fonte]Bridge
[editar | editar código-fonte]Conhecido em português como "ponte". Na sua maioria, é usada para tentar um Pin após um German Suplex. A bridge consiste em o wrestler erguer suas costas para cima e ficar apoiado sobre os pés e a cabeça. Um wrestler aplicando um Pin com bridge, impõe mais pressão ao movimento, deixando-o mais difícil de se escapar. Bridge pode ser usada como um contra-ataque para outra brigde, pois, quando realizada, o wrestler se levanta com ela e sai do pin.
Colar-and-Elbow Tie Up
[editar | editar código-fonte]Ou simplesmente Tie Up. Esta é a posição em que, geralmente, se inicia um combate. Dois wrestlers se encaram face a face e travam-se em uma posição onde ambos colocam ambas as mãos no ombro do oponente e forçam o peso dos braços para tentar desequilibrar o oponente, fazendo uma disputa de força. Esta é uma posição neutra, porém, um wrestler mais forte pode ganhar vantagem desta posição se aplicar sua força sobre o oponente. Do mesmo jeito se um wrestler for mais alto, pode ter vantagem pelo posicionamento.
Escape Roll
[editar | editar código-fonte]É uma simples cambalhota no chão. Porém o movimento pode ter bastante utilidade, se usado na situação correta. Por exemplo, se for utilizado quando o wrestler está preso em um Arm Wringer, ele então pode executar uma cambalhota para sair do Arm Wringer e possivelmente, executar um Arm Flip, ou qualquer outra manobra por sua parte.
Float Over
[editar | editar código-fonte]Este é o nome dado para o ato de completar qualquer movimento com um pin. Por exemplo, se, após um Piledriver, o wrestler realizar um pin, ele estará usando o Float Over.
Go Behind
[editar | editar código-fonte]Este é um movimento usado por um wrestler que está sendo agarrado na cintura, por trás, por um oponente. O movimento consiste no wrestler se soltar do oponente e girar para trás do mesmo, agarrando-o, geralmente na cintura. O ato de agarrar na cintura é conhecido como Waist Lock e pode ser continuado por um German Suplex ou vários outros movimentos.
Greco-Roman Knuckle Lock
[editar | editar código-fonte]Tirado da luta greco-romana, esta é uma posição neutra em que os wrestlers entram um com o consentimento do outro. O wrestler abre sua mão no alto e o oponente trava sua mão nesta. Os wrestlers fazem a mesma coisa com o outro braço e iniciam uma disputa de força. O wrestler mais forte pode forçar o oponente ao chão e tentar um pin, mas isto pode ser evitado com uma simples bridge.
Irish Whip
[editar | editar código-fonte]É um movimento utilizado para colocar o oponente no lugar onde o wrestler deseja. O movimento consiste no wrestler agarrar o braço do oponente com seu braço e lançá-lo para as cordas, corner ou em direção a algum objeto. O wrestler pode optar por aplicar mais força no empurrão, de forma que o oponente, ao bater em alguma coisa, sofra dano.
Manobras de Transição
[editar | editar código-fonte]Flair Flip
[editar | editar código-fonte]Ou Flair Flop. É nome dado em honra a quem popularizou a manobra, Ric Flair. É um movimento usado quando o wrestler está indo em direção ao corner após um Irish Whip. O wrestler dá uma cambalhota no corner, apoiando seus braços no turnbuckle, podendo terminar o movimento sentado na terceira corda olhando para a direção oposta ao ringue, ou até mesmo, sair do ringue por cima da terceira corda. O wrestler pode também usar este movimento para vender um Irish Whip dado com mais força. Era uma manobra muito comum nas lutas do Shawn Michaels.
Kip Up
[editar | editar código-fonte]Este é um movimento pouco usado no wrestling, pois requer muita habilidade. Nele, o wrestler, deitado no chão, se levanta em apenas um movimento. O wrestler dobra as pernas até o tórax e tomba o corpo um pouco para trás, ao mesmo tempo que apoia as mãos ao lado da cabeça. Então com um impulso dos braços, pernas e abdômen, o wrestler para em pé. Esse movimento é usado por wrestlers habilidosos, como Rob Van Dam e John Morrison. Existem algumas variações dessa manobra.
No-Handed Kip Up
[editar | editar código-fonte]É quase igual ao Kip Up comum, porém requer uma habilidade maior para a execução, pois é feito sem usar a ajuda dos braços. Nesse, o wrestler dobra as pernas até o joelho tocar o tórax e então impulsiona as pernas para o alto, ficando de pé. Esse movimento era usado por Shawn Michaels.
Prone Position Kip Up
[editar | editar código-fonte]Essa variação é diferente, pois a posição inicial é de bruço. O wreslter, deitado, apoia seus punhos, cerrados, no chão, então flexiona seu joelho ao mesmo tempo que impulsiona seu corpo pra cima, ficando de pé. Essa variação era usada por Bret Hart.
Leapfrog
[editar | editar código-fonte]Manobra usada para desorientar um oponente ou para confundi-lo. O movimento é feito contra um oponente que está correndo na direção do wrestler. O executor da manobra salta e abre suas pernas, obrigando o oponente a passar por debaixo do wrestler, senão, se chocará contra ele. Muito usada por wrestlers magros e de baixa estatura. Possui uma variação.
Corner Leapfrog
[editar | editar código-fonte]Essa variação é usada quando o wrestler é lançado em direção ao corner por um Irish Whip. Quando chega perto do turnbuckler, o wrestler põe as mãos na terceira corda e salta, se impulsionando para trás, passando por cima do oponente. Essa manobra também pode ser concluída com um Sunset Flip Pin.
Springboard
[editar | editar código-fonte]É o nome que se dá a qualquer movimento em que o wrestler use as cordas para saltar. Por exemplo, o Moonsault. Se ele é feito de cima do corner é um Diving Moonsault, mas, se é feito a partir de um impulso proporcionado pelas cordas, é um Springboard Moonsault.
Lie Down
[editar | editar código-fonte]Usado geralmente em conjunto com o Leapfrog, este movimento é feito com um oponente correndo em direção ao wrestler. O wrestler, então, deita-se no chão, fazendo com que o oponente seja obrigado a saltar por cima do corpo do wrestler, senão irá tropeçar e cair.
Matrix Evasion
[editar | editar código-fonte]Movimento utilizado para escapar de algum clothesline, chute alto ou qualquer ataque direto que visa ao rosto do wrestler. O wrestler joga sua cabeça para trás e dobra suas costas, escapando do golpe. Ele, então, retorna à posição normal para realizar algum ataque. Era muito usada pela wrestler canadense Trish Stratus.
O nome da manobra é uma alusão ao filme Matrix, em referência clara à cena em que o personagem Neo se esquiva de balas atiradas contra ele.
Skin the Cat
[editar | editar código-fonte]Movimento utilizado quando o wrestler é jogado por cima da terceira corda. Ao ser jogado, o wrestler se segura na terceira corda e fica pendurado, sem tocar os pés no chão, fora do ringue. O wrestler então, puxa seu corpo para cima, segurando as cordas e dá uma cambalhota para voltar ao ringue, passando sobre a terceira corda. Esse movimento era muito utilizado por Shawn Michaels.