Lista de nomes oficiais do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Esta é uma lista de todos os nomes oficiais ou denominações dadas por exploradores que o Brasil já teve no seu contexto histórico, desde o seu descobrimento pelos europeus em 1500 até a atualidade.

Antes da independência[editar | editar código-fonte]

Primeiras aclamações dos portugueses[editar | editar código-fonte]

Nas primeiras décadas após o descobrimento, o Brasil não era efetivamente uma colônia de Portugal, por isso os seguintes nomes foram utilizados inicialmente por Pedro Álvares Cabral e outros navegadores de sua frota, como:

  • Monte Pascoal - Quando avistaram terra firme pela primeira vez.

Outros nomes menos conhecidos atualmente também eram populares ao Brasil, como Nova Lusitânia, se dando ao fato de ser a primeira terra de outro continente descoberta pelos lusitanos (portugueses) e Cabrália, referente a Pedro Álvares Cabral. Outros navegadores ibéricos, como Vicente Yáñez Pinzón e Duarte Pacheco Pereira já realizaram expedições na costa da região hoje conhecida como Brasil antes de Cabral, embora não tenham batizado especificamente. Os nomes acima foram frequentemente utilizados no período pré-colonial.

Período colonial (1530-1815)[editar | editar código-fonte]

Durante este período, o nome "Brasil" começou a ser usado para referir-se à colônia portuguesa na América do Sul. "Brasil" deriva da palavra pau-brasil, madeira frequentemente encontrada no litoral amazônico que, por sua vez deriva do adjetivo (agora obsoleto) brasil, que significa "pertencente ou relativo a brasas". Até a Reforma Ortográfica de 1907, a palavra era grafada com 'z' ("Brazil"), mas para propósitos de maior entendimento este artigo utiliza a grafia atual.

  • Colônia do Brasil do Reino de Portugal - A partir de 1530, quando o Brasil tornou-se uma colônia de Portugal, este era seu nome mais comum. Às vezes, Principado do Brasil e Vice-Reino do Brasil também eram utilizados.

Elevação do Estado do Brasil à condição de Reino (1815-1822)[editar | editar código-fonte]

Depois da independência[editar | editar código-fonte]

Império (1822-1889)[editar | editar código-fonte]

República (1889-atualidade)[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]