Saltar para o conteúdo

Chalázio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 16 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q769595
Linha 28: Linha 28:
*'''Injeção de esteróides''': pode ser eficaz quando persiste um [[nódulo]] pequeno após a aplicação das compressas mornas.
*'''Injeção de esteróides''': pode ser eficaz quando persiste um [[nódulo]] pequeno após a aplicação das compressas mornas.


*'''Excisão cirúrgica''': um calázio de grande tamanho que não respondeu a outros tratamentos pode ser removido [[Cirurgia|cirurgicamente]], desde que a inflamação inicial tenha diminuído.
*'''Excisão cirúrgica''': um calázio de grande tamanho que não respondeu a outros tratamentos pode ser removido [[Cirurgia|cirurgicamente]], so quando for muito grave [nao ficar esposto por 5 dias,ficar com tampoes]


== Complicações ==
== Complicações ==

Revisão das 20h07min de 21 de maio de 2013

Calázio
Chalázio
Exemplo de calázio
Especialidade oftalmologia
Classificação e recursos externos
CID-10 H00.1
CID-9 373.2
CID-11 777918741
DiseasesDB 6009
MedlinePlus 001006
eMedicine emerg/94 oph/243
MeSH D017043
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Calázio é o nome dado ao cisto da pálpebra causado pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo (glândulas de Meibomius) localizadas nas pálpebras superior e inferior. Às vezes é confundido com o hordéolo (terçol), que também aparece como uma tumefação na pálpebra.

O calázio é uma reação inflamatória ante uma obstrução da secreção sebácea pela glândula. Não é causado pela presença de bactérias, embora a área afetada possa ser infetada posteriormente.

Sintomas

O calázio tende a desenvolver-se mais comumente nas bordas palpebrais e a "apontar" para o interior da pálpebra. Em alguns casos, pode causar uma inflamação aguda de toda a área, devido a bactérias, e tornar-se contagioso.

Tratamento

O tratamento é feito por um dos métodos citados abaixo, ou por uma combinação destes.

  • Compressas mornas: aplicadas sobre a pálpebra fechada e com um pano limpo umedecido em água morna durante 5 a 10 minutos, por 3 ou 4 vezes ao dia. Em geral, desaparece em algumas semanas.
  • Injeção de esteróides: pode ser eficaz quando persiste um nódulo pequeno após a aplicação das compressas mornas.
  • Excisão cirúrgica: um calázio de grande tamanho que não respondeu a outros tratamentos pode ser removido cirurgicamente, so quando for muito grave [nao ficar esposto por 5 dias,ficar com tampoes]

Complicações

Um calázio grande pode causar astigmatismo, devido à pressão na córnea. O astigmatismo desaparece com a remoção do calázio.

Ver também