Carlos de Flandres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carlos, conde de Flandres)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Carlos
Conde de Flandres, Príncipe regente da Bélgica
Nome completo
Carlos Teodoro Henrique Antônio Meinrad
Casa Saxe-Coburgo-Gota
Pai Alberto I da Bélgica
Mãe Isabel da Baviera, Rainha dos Belgas
Nascimento 10 de Outubro de 1903
Bruxelas, Bélgica
Morte 1 de junho de 1983 (79 anos)
Raversijde, Bélgica
Enterro Igreja de Nossa Senhora, Laeken, Bélgica

Carlos, conde de Flandres GCTE (Carlos Teodoro Henrique Antônio Meinrad; 10 de outubro de 19031º de junho de 1983) foi o segundo filho de Alberto I da Bélgica e de sua esposa, a rainha Isabel.

Carlos reinou como príncipe regente no lugar de seu irmão mais velho, Leopoldo III, entre 1944 e 1950. Porém, quando Leopoldo retornou ao trono, ele logo abdicou em favor de seu herdeiro aparente, seu filho Balduíno I.

O príncipe Carlos foi apontado regente quando a ocupação alemã terminou em 1944. O papel de seu irmão durante a Segunda Guerra Mundial e o seu segundo casamento com Lilian Baels foram questionados, e ele se tornou muito polêmico para permanecer no trono.

Durante sua regência, importantes decisões políticas, sociais e econômicas foram realizadas: a Bélgica recebeu ajuda financeira com o Plano Marshall; o Benelux foi formado; o país tornou-se membro das Nações Unidas e assinou o tratado da OTAN; as mulheres obtiveram o direito de votar nas eleições parlamentares de 1948; um sistema de bem-estar social foi introduzido, etc.

A 4 de Junho de 1946 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito de Portugal.[1]

Quando sua regência terminou, o conde de Flandres retirou-se da vida pública e tomou residência em Oostende, onde se envolveu com pintura e morreu em junho de 1983. Em 14 de setembro de 1977, ele tinha desposado Jacqueline Peyerbrune (n. 1921).

Referências

  1. Cidadãos Estrangeiros Agraciados com Ordens Portuguesas Presidência da República Portuguesa. Visitado em 2015-04-16. "Resultado da busca de "Carlos Príncipe"."
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carlos de Flandres