Casa de Sverre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa de Sverre
Sverreætten
Status Extinta
Estado  Noruega
Título Rei da Noruega
Origem
Fundador Sverre da Noruega
Fundação 1184
Casa originária Hårfagreætta
Etnia noruegueses
Atual soberano
Último soberano Haakon Magnusson
Dissolução 1319
Linhagem secundária
Nenhum, substituído pelo Casa de Bjälbo
Uma escultura que se acredita ser do rei Haakon V Magnusson como Duque de Oslo, Oppland, Ryfylke, das Ilhas Faroe e Shetland.
Sepultura de Haakon V Magnusson em Oslo.

A Casa de Sverre (em norueguês: Sverreætten)[1] foi uma casa real ou dinastia que governou, em vários momentos na história, o Reino da Noruega, seguidamente os domínios do reino da Escócia. A casa foi fundada com o rei Sverre Sigurdsson. A casa ocupou o trono da Noruega a partir de 1184 até 1319. Os governantes da casa alegam descendência dos Hårfagreætta e os seus antigos governantes, uma afirmação contestada por muitos estudiosos modernos.

História[editar | editar código-fonte]

A casa foi fundada pelo rei Sverre Sigurdsson, que alegou ser um filho ilegítimo do rei Sigurd Munn, quando foi feito Rei da Noruega. Após a morte de Sverre, seus descendentes iriam expandir a influência, riqueza e poder da dinastia. Sob seu neto Haakon IV o Legislador, a Noruega medieval atingiu o seu ápice.

Também Margarida da Escócia foi um membro desta família.

Os governantes da casa alegaram descendência dos Hårfagreætta e os seus antigos governantes. No entanto, os historiadores modernos rejeitam a alegação como improvável e uma fabricação, a fim de ganhar o trono da Noruega.

A casa foi substituída pela Casa de Gille, e depois pela Casa de Bjälbo, que herdou o trono da Noruega. Eles foram a última família reinante que alegaram descendência patrilinear de Haroldo Cabelo Belo.

Nome[editar | editar código-fonte]

É pouco provável que os governantes se referissem oficialmente a sua dinastia como a Casa de Sverre; este é um termo usado por historiadores modernos. O termo norueguês é Sverreætten, que significa dinastia Sverre ou clã Sverre e também é provável a sua utilização em tempos mais recentes.

Brasão de armas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Brasão de armas da Noruega

As principais armas dos reis pertencentes à Casa de Sverre, era um leão coroado dourado em um campo vermelho. Ao leão foi posteriormente fornecido um machado de prata simbolizando Olaf, o Santo.

Lista de reis[editar | editar código-fonte]

Os governantes dentro da casa real ou dinastia, muitas vezes têm um "rei junior", juntamente com um "rei senior" (três datas mostram o reinado como rei júnior, do início do reinado efetivo e o fim de seu reinado). Aqui está uma lista dos governantes quando a casa detinha o poder na Noruega:

Nome Reinado
Sverre Sigurdsson 1184–1202
Haakon III Sverresson 1202–1204
Guttorm Sigurdsson 1204
Regência de Inge Baardson da Casa de Gille 1204–1217
Haakon o Velho 1217–1263
Haakon Haakonsson o Jovem 1240–1257
Magnus VI Lagabøte 1257–1263–1280
Eric Magnusson 1273–1280–1299
Haakon Magnusson 1299–1319

Outros membros[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lunden, Kåre and Mykland, Knut (1976). Norge under Sverreætten 1177-1319. Col: Norges historie. 3. [S.l.]: Cappelen. ISBN 9788202034535