Casa de Gille

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa de Gille
Estado  Noruega
Título Rei da Noruega
Origem
Fundador Haroldo IV
Fundação 1130
Casa originária Hårfagreætta
Etnia noruegueses
Atual soberano
Último soberano Ingo II
Dissolução 1217
Linhagem secundária

A Dinastia de Gille era uma poderosa casa real que governou o Reino da Noruega. Os governantes da casa reclamavam descendência da dinastia Cabelo Belo e seus antigos governantes, uma afirmação contestada por muitos estudiosos modernos. A linha foi fundada, ainda que inconscientemente, por Haroldo IV quando foi proclamado rei da Noruega. Haroldo IV chegou na Noruega a partir de sua Irlanda natal e alegou ser o filho natural de Magno III da dinastia Hardrada, procriado durante expedição irlandesa.

Sua alegação parece, a partir de fontes históricas, ser baseado em contos de sua mãe irlandesa e o círculo familiar durante a sua juventude. Assim, Haroldo IV começou a Gylle dynasty (a" filial irlandesa"), um ramo putativo da suposta dinastia antiga. Seus descendentes iriam expandir a influência, riqueza e poder da dinastia após sua morte. É muito pouco provável que os governantes da época fossem referidos à sua dinastia como a "dinastia Gille", já que este é um termo que foi feito para a dinastia da época por historiadores modernos. O termo "Gille" é provavelmente a partir de Gilla Críst, ou seja, "servo de Cristo".[1]

A casa real foi substituída pela Casa de Hardrada em 1135, e foi novamente substituída por um descendente da dinastia Hardrada em 1162. A linha foi restaurada momentaneamente sob Ingo II, um descendente cognático da dinastia, mas foi substituído novamente pela Casa de Sverre em 1217.

Referências