Chevrolet Equinox

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Chevrolet Equinox
Visão Geral
Produção 2004 — presente

2017 - em produção ( Brasil)

Fabricante Chevrolet, grupo General Motors
Modelo
Carroceria SUV
Modelos relacionados
Ford Edge
Hyundai Santa Fe
Mitsubishi Outlander
Toyota RAV4
Chevrolet Captiva
Ford Escape
Cronologia
Chevrolet Captiva (Brasil)

O Equinox é um SUV de porte médio da Chevrolet, introduzido em 2004 como modelo de 2005.


Primeira Geração (2005–2009)[editar | editar código-fonte]

Primeira Geração
Visão Geral
Produção 2004-2009
Montagem Ingersoll, Ontario
Modelo
Classe Médio
Carroceria crossover
Ficha técnica
Motor 3.4 L LNJ V6[1]

3.6 L LY7 V6

Plataforma GM Theta platform|GM Theta platform/GMT191
Transmissão Aisin AF33 automático de 5 velocidades

6 velocidades GM-Ford 6T70 automático

Dimensões
Comprimento 4.796 mm
Entre-eixos 2.857 mm
Largura 1.814 mm
Altura 1.735–1.760 mm
Chevrolet Equinox LS AWD 2006
Interior

O Chevrolet Equinox foi introduzido em 2004 como modelo de 2005. Originalmente, o Equinox foi exibido no Salão do Automóvel de Detroit de 2003.

A tração dianteira é padrão, com tração nas quatro rodas opcional. Ele não são projetados para off-road, como o Chevrolet Tahoe e o Chevrolet TrailBlazer.

Para o modelo 2006, a GM atualizou o Equinox pela primeira vez, adicionando crachás GM nas portas da frente, bem como recolorindo o painel do painel de cinza para preto.

A primeira geração do Equinox foi produzida exclusivamente na fábrica da joint venture CAMI Automotive GM / Suzuki em Ingersoll, Ontário, Canadá. O motor 3.4 L LNJ V6 é fabricado na China (pela Shanghai GM), enquanto a transmissão Aisin AF33 é feita no Japão. A partir do modelo de 2008, o Equinox Sport estava disponíveis com um motor V6 de 3,6 L fabricado nos Estados Unidos. A produção terminou em maio de 2009.

O Chevrolet Equinox não foi vendido no México durante o ano de 2009.

Versão Sport[editar | editar código-fonte]

Para os anos de modelo de 2008 e 2009, GM ofereceu versões mais esportivas do Equinox; chamado Sport. Apresentando o novo motor 3.6 LY7 DOHC V6 emparelhado com uma nova transmissão automática de 6 velocidades (com capacidade de mudança manual Tap Up / Down). Este motor maior e mais potente (264 hp (197 kW) ou 40% de aumento) permitiu a aceleração de 0 a 60 mph (97 km / h) em menos de sete segundos.

Esse modelo também receberam uma altura de descida reduzida de 1 pol (25 mm) com uma suspensão ajustada para desempenho e kits exclusivos de carroceria frontal e traseira. A postura mais baixa é acentuada pelas rodas cromadas de 5 raios de 18 polegadas e a ausência do rack de teto, proporcionando um fluxo de design mais suave em comparação com os modelos padrão.

Os recursos opcionais incluem sistema de navegação, bancos de couro esportivos aquecidos, sistema de entretenimento em DVD, teto solar e tração nas quatro rodas.[2] A GM declarou que o Equinox Sport foi o primeiro veículo a refletir seus padrões de nomenclatura mais cautelosos. Em vez de usar o emblema Super Sport como no passado em veículos de alto desempenho (como este), a GM optou por reservar a nomenclatura da SS para modelos especiais dignos de seu nome.[3]

Equinox LTZ[editar | editar código-fonte]

É diferenciado por suas rodas de alumínio de 17 polegadas cromadas, maçanetas cromadas brilhantes e inserções de trilhos laterais de bagageiro de cromo brilhante. Os recursos internos padrão incluem assentos dianteiros aquecidos, inserções de assento de couro, airbags de impacto lateral de cortina de cabeça, estéreo AM / FM com cambiador de CD com seis discos no painel e capacidade de reprodução de CD MP3 e um sistema de áudio Pioneer premium de sete alto-falantes. O Equinox LTZ veio com o mesmo pacote de passeio e manuseio que os modelos LS e LT.

Recursos do modelo 2008[editar | editar código-fonte]

As mudanças nos modelos 2008 do Equinox incluíram a realocação da leitura da bússola do espelho retrovisor interno para o centro de informações do motorista (em modelos equipados) e três novas cores externas: azul marinho metálico, granito preto metálico e dourado metálico .

OnStar foi o padrão no Equinox 2008. Este sistema incluiu o sistema de navegação GPS Turn-by-Turn, o primeiro sistema de navegação GPS totalmente integrado de fábrica da OnStar. Os modelos de 2008 incluíam um pacote aprimorado de condução e manuseio com choques mais rígidos, buchas e taxas de mola ajustadas. Freios a disco nas quatro rodas com ABS e sistema de monitoramento de pressão dos pneus eram padrão.

Foi introduzido um Controle Eletrônico de Balanço que foi integrado ao sistema StabiliTrak padrão. Isso pode detectar a ocorrência de balanço de reboque que pode ser causado por equilíbrio de peso do reboque inadequado ou velocidade excessiva do veículo. Se o atrelado começar a balançar, o StabiliTrak aplicará os travões individualmente, independentemente do controlador que controla o pedal do travão, para ajudar a estabilizar o veículo. Sob essas condições, uma luz piscará para sinalizar ao motorista para reduzir a velocidade do veículo. Se a oscilação do reboque continuar, o sistema reduzirá o torque do motor para reduzir a velocidade do veículo.

Os airbags laterais da cortina da cabeça eram opcionais.

Edição especial com tema olímpico[editar | editar código-fonte]

Para o modelo de 2008, em homenagem aos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010, o Equinox recebeu uma edição especial; o Team Canada Edition. Este pacote adicionou rodas cromadas, teto solar, sistema de som premium e crachás especiais.[4] Estas versões foram vendidas apenas no Canadá.

Segunda Geração (2010–2017)[editar | editar código-fonte]

Segunda Geração
Visão Geral
Produção Junho de 2009–2017
Montagem
Modelo
Classe Médio
Carroceria SUV
Designer Ron Aselton[6]
Ficha técnica
Motor
Plataforma GM Theta platform|GM Theta platform/GMT192
Transmissão Automática de 6 velocidades
Modelos relacionados
Dimensões
Comprimento 4.770 mm
Entre-eixos 2.857 mm
Largura 1.842 mm
Altura 1.684 mm
Chevy Equinox

A segunda geração do Equinox foi anunciada pela GM em 21 de dezembro de 2008 e estreou no Salão do Automóvel Internacional Norte Americano de 2009 em Detroit.[7][8] O Equinox 2010 foi colocado à venda em junho de 2009. Ele foi construído em uma versão rígida da mesma plataforma "Theta" usada no modelo anterior. A segunda geração do Equinox foi construída com um par de motores de injeção direta de gasolina atualizados, com melhor economia de combustível reivindicada pela GM. Modelos anteriores de 2010 tinham os crachás GM nas portas da frente, mas foram posteriormente excluídos.[9]

A comercialização do Chevrolet Equinox foi retomada no México no final de novembro de 2009, como modelo de 2010, após um ano de ausência. As vendas do Chevrolet Equinox para o México foram interrompidas após o modelo de 2011. No entanto, em outubro de 2015, o Equinox foi reintroduzido no México para substituir o Captiva Sport no modelo de 2016.

A segunda geração do Equinox está disponível como padrão com um motor I4 de 2,4 litros produzido em Tonawanda, Nova York e Spring Hill, Tennessee, com um motor V6 de 3,0 litros disponível como opção.[10] Ambos os powertrains contêm seis velocidades automáticas e sistemas opcionais de tração nas quatro rodas, com tração dianteira sendo padrão.[11]

A segunda geração do Equinox é o terceiro veículo mais vendido da Chevrolet na América do Norte, depois do Silverado e do Cruze, respectivamente.[12]

Mudanças anuais[editar | editar código-fonte]

2013[editar | editar código-fonte]

Para o modelo de 2013, um novo 3.6L V-6 de injeção direta ficou disponível nos modelos LT e LTZ, fornecendo 301 cavalos de potência (225 kW) e 272 lb.-ft. de torque (369 Nm). Este motor oferece 14% a mais de potência e 22% a mais de torque do que o 3.0L V-6 anterior, com a mesma economia de combustível estimada pela EPA. Um novo pacote de suspensão FE2 foi oferecido, combinado com o 3.6L V-6 e embalado com 18 polegadas ou 19 polegadas cromada em modelos LTZ. O modelo de 2013 introduziu o sistema de telemática Chevrolet MyLink no Equinox.

Novos recursos adicionais para os modelos de 2013 incluíram um sistema de entretenimento DVD para dois jogadores, um pacote de conveniência Power, um pacote de segurança com sistema de aviso de partida de pista, aviso de colisão frontal e assistência de estacionamento traseiro, além de três novas cores externas; Champagne Silver Metallic, Atlantis Metálico e Tungstênio Metálico.[13]

2014[editar | editar código-fonte]

Para o modelo de 2014, as rodas cromadas tornaram-se padrão nos modelos LTZ, e duas novas cores exteriores, Red Rock Metallic e Silver Topaz Metallic, ficaram disponíveis.

2015[editar | editar código-fonte]

O modelo 2015 viu a adição do OnStar com 4G LTE e hotspot Wi-Fi integrado, que incluiu um teste de dados de 3 GB / três meses, padrão nos modelos LT e LTZ, com navegação disponível em LTZ e 2LT. Blue Velvet Metallic e Sea Grass Metallic foram adicionados à lista de cores exteriores disponíveis.

2016[editar | editar código-fonte]

Chevy Equinox 16

Para 2016, o Chevrolet Equinox recebeu sua primeira atualização no meio do ciclo juntamente com seu primo GMC Terrain, que foi revelado no Salão do Automóvel de Chicago 2015 em 12 de fevereiro de 2015. O renovado Equinox recebeu uma nova grade, faróis dianteiros e frontais também como luzes traseiras retrabalhadas. No interior, o Equinox ganhou um novo seletor de marchas, uma segunda prateleira de armazenamento embaixo do painel, bem como a exclusão dos botões de trava da porta do painel. Um novo nível de acabamento, L, foi introduzido como o nível de base, como LS foi feito o segundo nível, seguido por LT e outro novo nível de acabamento Premier (substituindo LTZ para 2017). Ambos os acabamentos de nível LT1, LT2 e LTZ foram descontinuados. Premier tomou o lugar de LTZ.

Mais recursos estão nos revestimentos LTZ e LS, enquanto LT permanece inalterado a partir de 2015. No entanto, o recurso de exclusão OnStar foi removido juntamente com a descontinuação de cinco paladares de cores, o sistema de áudio CD / AM / FM / MP3 / WMA sistema de entretenimento e um conjunto de rodas cromadas de 19 polegadas. Em seu lugar estão o sistema Chevrolet MyLink que se tornou padrão em todos os acabamentos, quatro novos paladares de cor e novos revestimentos de roda de 17 e 18 polegadas.[14]

Terceira Geração (2017–presente)[editar | editar código-fonte]

Terceira Geração
Visão Geral
Nomes
alternativos
Holden Equinox (Austrália e Nova Zelândia)
Produção 2017–presente
Montagem
Modelo
Classe Médio[17]
Carroceria SUV
Ficha técnica
Motor
Plataforma GM Delta platform|GM D2XX
Dimensões
Comprimento 4.652 mm
Entre-eixos 2.725 mm
Largura 1.843 mm
Altura 1.661 mm
Cronologia
Holden Captiva (Austrália e Nova Zelândia) Chevrolet Captiva (Brasil)
Chevrolet Equinox 2017
Chevy Equinox 2018

A Chevrolet revelou o Equinox de terceira geração no equinócio de outono em 22 de setembro de 2016.[18] Variantes movidas a gasolina do Chevrolet Equinox 2018 foram colocadas à venda no início de 2017, enquanto variantes movidas a diesel chegaram no outono de 2017.

A terceira geração do Equinox está disponível com até três opções de motor. Os motores a gasolina são idênticos ao Chevrolet Malibu 2016: um motor 1.5 litros de quatro cilindros em linha (I4) que produz 170 cavalos de potência (menos 12 cavalos do que o motor 2.4L do Equinox anterior, mas mais torque), um motor 2.0 I4 turboalimentado que produz 252 cavalos de potência (48 cv menos do que o motor 3.6L V6 no Equinox anterior), ou um motor 1.6L turbo diesel I4 que produz 136 cv (este último também estará disponível nos futuros modelos Chevrolet Cruze). A opção do motor 3.6L V6 não avançou para a terceira geração. A unidade 2.0L também será emparelhada com uma transmissão automática de nove velocidades.

Os novos recursos de segurança introduzidos na Equinox de terceira geração incluem uma câmera de visão surround, aviso de colisão frontal, frenagem automática de baixa velocidade, um Safety Alert Seat que usa pulsos de vibração para ajudar a alertar o motorista e evitar acidentes, bem como um banco traseiro Sistema de alerta que alerta os motoristas que abriram a porta traseira no início de uma viagem para verificar o banco de trás assim que chegam ao seu destino, um recurso introduzido pela primeira vez no 2017 GMC Acadia.[19]

A terceira geração do Equinox também introduziu um novo sistema AWD da GKN Driveline, que permite ao motorista desengatar o eixo de transmissão para reduzir o atrito e a inércia rotacional durante os períodos em que o AWD não é necessário.[20] Após o modelo de 2019, a AWD não era mais oferecida para o Equinox movido a diesel, devido à baixa demanda do consumidor.[21]

Níveis de acabamento[editar | editar código-fonte]

A Chevrolet lançou especificações preliminares para o Equinox de 2018. A terceira geração do Equinox estará disponível em oito níveis de acabamento: L 1.5L Turbo, LS 1.5L Turbo, LT 1.5L Turbo, LT 1.6L Turbo Diesel, LT 2.0L Turbo, Premier 1.5L Turbo, Premier 1.6L Turbo Diesel, e o Premier 2.0L Turbo. Cada nível de acabamento terá sua própria lista de equipamentos padrão:[22]

L / 1SM[editar | editar código-fonte]

Motor de Quatro Cilindros (I4) Turbocharged Inline de 1,5 L, transmissão automática de seis velocidades, pneus para todas as estações de dezessete polegadas, jantes de liga leve de alumínio de dezessete polegadas, sistema de infoentretenimento Chevrolet MyLink (7.0 ") tela sensível ao toque, rádio AM / FM, Bluetooth com áudio estéreo sem fio A2DP, Apple CarPlay e Android Auto, integração USB e conectividade OnStar 4G LTE, sistema de câmera de visão traseira, sistema de áudio de seis alto-falantes, vidros elétricos e porta fechaduras, entrada sem chave, sistema de acesso sem chave, ignição sem chave com acionamento por botão e superfícies de assentamento de tecido premium. Não há opções disponíveis para este acabamento, sendo a versão "base" do Chevrolet Equinox e destinada a compras de frota, mas ainda é disponível para venda ao público O acabamento base só está disponível com tração dianteira (FWD) e em apenas três cores (somente neutras).

LS / 1LS[editar | editar código-fonte]

Pneu sobresselente compacto de dezasseis polegadas com roda sobresselente em aço. As opções disponíveis são limitadas para este acabamento, sendo um dos acabamentos menos caros do Chevrolet Equinox, mas ainda vem com alguns pacotes (um dos quais inclui o vidro de privacidade) e adiciona mais opções de cores.

LT / 1LT[editar | editar código-fonte]

Motor de quatro cilindros em linha Turbocharged 2.0L opcional com transmissão automática de 9 marchas, AWD opcional, rádio via satélite Sirius XM, assento de balde do motorista dianteiro com ajuste de potência, partida remota, lâmpadas de cabeça dianteira High-density Discharge (HID) e couro seletor de engrenagens de transmissão. As opções disponíveis incluem um sistema de infotainment Chevrolet MyLink de oito polegadas (8,0 ") e tecnologias avançadas de assistência ao motorista.

Premier / 1LZ[editar | editar código-fonte]

Motor de quatro cilindros em linha Turbocharged 2.0L opcional com transmissão automática de 9 velocidades, AWD opcional, pneus para todas as estações de dezoito polegadas, sistema de informação e entretenimento em polegadas de alumínio de oito polegadas Sistema de informação e entretenimento Chevrolet MyLink (8,0 ") tela, rádio AM-FM, rádio HD, rádio via satélite SiriusXM, Bluetooth com áudio estéreo de streaming A2DP, Apple CarPlay e Android Auto, recursos de carregamento sem fio, integração USB e conectividade OnStar 4G LTE), sistema remoto de arranque de veículo superfícies de assento aparadas, assentos de balde dianteiros duplos aquecidos, sistema de auxílio de estacionamento traseiro, volante revestido em couro, faróis de neblina montados na frente, faróis dianteiros LED e faróis traseiros traseiros LED, e porta traseira traseira elétrica. Sistema de áudio Bose Premium de sete alto-falantes e tecnologias avançadas de assistência ao motorista.

Também haverá um pacote de aparência disponível no Equinox conhecido como Redline Edition. O Redline Edition só está disponível no trim sem o teto solar panorâmico ou motor a diesel. A Redline Edition estará disponível em outubro de 2017.

Holden Equinox[editar | editar código-fonte]

2018 Holden Equinox (EQ) LS

Holden lançou o Holden Equinox (série EQ) na Austrália em novembro de 2017, com os primeiros carros programados para chegar em dezembro. Está disponível com um motor de 1,5 L com turbocompressor nos modelos LS e LS + de base, enquanto o modelo mais potente de 2,0 L com turbocompressor está disponível para todos os outros modelos - LT, LTZ e LTZ-V. O motor turbo-diesel de 1,6 L será lançado em 2018.[23] Ele é produzido na unidade de montagem da GM em Ramos Arizpe, no México.

O Equinox será vendido ao lado do Holden Acadia, de sete lugares, conhecido como o GMC Acadia nas Américas, em vez do Chevrolet Traverse, que fica acima do Equinox em alguns mercados Chevrolet.[24]

Em 17 de outubro de 2018, a Holden interrompeu a produção no Equinox devido a vendas lentas e estoque não vendido em suas concessionárias.[25]

Vendas[editar | editar código-fonte]

Ano Estados Unidos Brasil
2004 84,024
2005[26] 130,542
2006 113,888
2007[27] 89,552
2008 67,447
2009[28] 86,148
2010[29] 149,979
2011[30] 193,274
2012 218,621
2013[31] 238,192
2014[32] 242,242
2015[33] 277,589
2016[34] 242,195
2017[35][36] 290,458 1,214
2018[37][38] 332,618 5,090

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «2008 Pontiac Torrent» (Nota de imprensa). GM. August 1, 2007  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. «2008 Chevrolet Equinox Sport». Leftlanenews.com 
  3. «GM: Overusing SS label a mistake». Leftlanenews.com 
  4. «2009 Chevrolet Equinox Overview Page». GM Canada 
  5. «Spring Hill Manufacturing». GM. 29 de outubro de 2015. Consultado em 21 de dezembro de 2015 
  6. «Vehicle body». Consultado em 20 September 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. «2010 Chevy Equinox Unveiled». Arquivado do original em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 
  8. «2010 chevrolet equinox auto shows». Arquivado do original em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 
  9. «GM to drop corporate logo from vehicles». The Detroit News. Consultado em 30 de setembro de 2010 [ligação inativa]
  10. «2010 2010 Chevrolet Equinox Gets 32 MPG (13.6km/L) Highway in Early Tests; Awaits EPA Validation». Arquivado do original em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 
  11. «2010 Chevy Equinox Review». Automoblog.net 
  12. Wendler, Andrew (Fev 2015). «2016 Chevrolet Equinox Unveiled: New Cosmetics and Gadgets». Car and Driver 
  13. «Chevrolet Equinox - 2013» (Nota de imprensa). Media.gm.com. 15 de dezembro de 2014. Consultado em 26 de junho de 2015 
  14. Ecclestone, Chris. «2016 Chevy Equinox Gets New Colors, Equipment Changes, And More». GM Authority 
  15. Redaccion (April 8, 2017). «Inicia GM producción de la Equinox en SLP». elexpres. Consultado em April 8, 2017  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  16. Villavicencio Alexandra (June 30, 2017). «Nueva Equinox, de México al mundo». Dinero en imagen. Consultado em July 1, 2017  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  17. http://media.chevrolet.com/media/us/en/chevrolet/home.detail.html/content/Pages/news/us/en/2016/sep/0922-2018-equinox.html
  18. «Chevrolet Introduces All-New 2018 Equinox». media.gm.com (em inglês). 22 de setembro de 2016. Consultado em 20 de junho de 2019 
  19. Turkus, Brandon. «2018 Chevy Equinox gains turbo power and an optional diesel». Weblogs, Inc.|Autoblog 
  20. Markus, Frank. «2018 CHEVROLET EQUINOX FIRST LOOK». Motortrend 
  21. "2020 Chevy Equinox, GMC Terrain Diesel Say So Long To AWD" from GM Authority (May 1, 2019)
  22. «GM Online Order / Reference Guide». www.gmfleetorderguide.com. Consultado em 20 de junho de 2019 
  23. Liozu, Stephan M. (7 de novembro de 2017). «Designing salesforce compensation programs to improve pricing execution». Journal of Revenue and Pricing Management. 17 (1): 11–19. ISSN 1476-6930. doi:10.1057/s41272-017-0131-z 
  24. «Quick disconnect coupling cuts downtime». World Pumps. 2017 (11): 14–17. 2017-11. ISSN 0262-1762. doi:10.1016/s0262-1762(18)30027-0  Verifique data em: |data= (ajuda)
  25. "Holden Stops Commodore, Equinox Production" from GM Authority (October 17, 2018)
  26. General Motors January 4, 2006 "GM Reports 392,041 Deliveries in December
  27. General Motors January 3, 2008 "GM Reports 323,453 December Deliveries; 3.87 Million Vehicles Sold in 2007"
  28. «Deliveries 20 December 2009» (Nota de imprensa). Consultado em 24 de abril de 2012 
  29. «December 2010 Sales: General Motors - Cheers & Gears Forums». Cheersandgears.com. Consultado em 4 de janeiro de 2011 
  30. «General Motors 2011 Calendar Year Sales» 
  31. «GM U.S. Deliveries for December 2013» (PDF) (Nota de imprensa). GM Sales Reporting and Data Management. Dezembro de 2013. Consultado em 26 de junho de 2015 
  32. «GM U.S. Deliveries for December 2014» (PDF) (Nota de imprensa). GM Sales Reporting and Data Management. Dezembro de 2014. Consultado em 26 de junho de 2015 
  33. «GM U.S. Deliveries for December 2015» (PDF) (Nota de imprensa). GM Media. Consultado em 27 de fevereiro de 2016 
  34. «GM U.S. Deliveries for December 2016» (PDF) (Nota de imprensa). GM Media. Consultado em 6 de janeiro de 2017 
  35. http://media.gm.com/dld/content/Pages/news/us/en/2018/jan/0103-gmsales/_jcr_content/rightpar/sectioncontainer_0/par/download_0/file.res/Deliveries-December-2017.pdf
  36. «Emplacamentos de SUVs médios em 2017». AUTOO. 1 de janeiro de 2016. Consultado em 20 de junho de 2019 
  37. «GM's U.S. Crossover Sales Topped 1 million in 2018». media.gm.com (em inglês). 3 de janeiro de 2019. Consultado em 20 de junho de 2019 
  38. «Emplacamentos de SUVs médios em 2018». AUTOO. 1 de janeiro de 2016. Consultado em 20 de junho de 2019 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chevrolet Equinox
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.