Club Vasco da Gama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vasco da Gama
Nome Club Vasco da Gama
Principal rival Luso
Fundação 11 de Outubro de 1913
Estádio Campo dos Bilhares
Localização Manaus, Amazonas
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

A Club Vasco da Gama foi uma agremiação esportiva da cidade de Manaus.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 11 de outubro de 1913 pela colônia de portugueses da cidade de Manaus, e escolheram o navegador da "terrinha" para homenagear no nome do clube. Apesar de não ter ligação com o clube carioca conhecido nos dias atuais, e ter sido o primeiro com o nome do navegador luso a atuar no futebol brasileiro, curiosamente o o Vasco da Gama possuía uniforme parecido com aquele do Rio de Janeiro: camisa branca, calção preto e meias pretas, não possuindo apenas a faixa transversal. No seu escudo, a cruz pátea, símbolo português, dentro de um brasão simples, pentagonal. O primeiro presidente do clube foi o senhor Manoel Pinto.

O seu campo oficial era conhecido como campo dos Bilhares e sua sede social ficava, inicialmente, na Avenida Eduardo Ribeiro. Porém, depois, a sede era transferida para as Ruas Guilherme Moreira e Instalação. Durante sua trajetória, o Vasco teve como principais rivais as equipes do Luso e Onze Português.[1]

Goleada sobre o Rio Negro

O alvinegro possuía em seus primeiros anos, um elenco jovem entusiasta do futebol, que até amadurecer levou algumas pancadas dentro de campo, e o Vasco da Gama que não tinha nada a ver com isso, goleou o futuro grande do futebol amazonense por 5x1, no dia 28 de Dezembro de 1913, o Galo havia sido fundado há pouco mais de um mês dali. Em revanche, no dia 18 de janeiro de 1914, nova vitória dos vascaínos, desta vez por 5x2.

Participação no Amazonense[editar | editar código-fonte]

A equipe participou de apenas duas edições do campeonato oficial do estado, sem muito sucesso. No primeiro campeonato, de 1914, a equipe acabou na última colocação. Na sua segunda temporada, em 1915, se revoltou contra a liga e depois de apenas quatro partidas, se desfiliou para nunca mais voltar.[1]

Jogos em Destaque[editar | editar código-fonte]

Desaparecimento[editar | editar código-fonte]

O Vasco da Gama desapareceu após se fundir com outra equipe de origem na colônia portuguesa, o Onze Português, isso devido ao insucesso dos primeiros anos. Da fusão nasceu uma associação de muito sucesso esportivo no Amazonas: a União Esportiva Portuguesa, em 18 de Agosto de 1915(veio a ser bicampeão amazonense).

O Vasco da Gama ainda chegou a ser reorganizado e refundado, por alguns sócios remanescentes, em outubro de 1915. Mas pouco depois foi extinto definitivamente.[1]

Time base[editar | editar código-fonte]

  • CVG: Argentino, Martins, Borges, Pinto, Otto, Carneiro, Meyer, Soeiro, Ostereich, Mendes e Abílio

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c VIEIRA NETO, Gaspar. Memórias do esporte bretão caboclo: os primórdios do futebol no Amazonas. Manaus: Editora do autor, 2017.
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.