União Esportiva Portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
União
Nome União Esportiva Portuguesa
Alcunhas Lusa
Torcedor/Adepto Lusitano
Alvinegro
Mascote Desconhecido
Fundação 18 de agosto de 1915 (102 anos)
Estádio Estádio Parque Amazonense
Capacidade 10.000
Localização Manaus, AM
Presidente Desconhecido
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual
editar

A União Esportiva Portuguesa é um clube brasileiro polidesportivo, da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. O clube há muito tempo está desativado, mas não extinto oficialmente, sendo que aparentemente sua existência entrou em ostracismo(completo abandono). Por volta de 2010, o historiador e ex-cronista esportivo amazonense, Carlos Zamith, que era torcedor e sócio da equipe, denunciava a venda inadvertida dos bens da agremiação, que ainda se encontrava ativa juridicamente. Atualmente é difícil apontar a situação do clube quanto a estar apenas existindo ou ter sido extinto.

História[editar | editar código-fonte]

No inicio do Século XX, Manaus ainda possuía forte presença da colônia portuguesa, que fundou alguns clubes esportivos e sociais na capital amazonense, um destes, o Luso Sporting Club, existe até hoje. Os demais foram se perdendo com o tempo. Ainda de forma informal, muitos clubes nasceram entre 1900 e 1913, e dois deles foram o Club Vasco da Gama e o Onze Português, que foram filiados à Liga e disputaram algumas edições do estadual até 1915, quando resolveram se desfiliar. As duas entidades se reuniram e viram na união a possibilidade de virem mais fortes, e a partir dessa ideia nasceu a União Esportiva Portuguesa, uma das equipes mais tradicionais do futebol amazonense nos seus primeiros 50 anos de história.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Apesar da origem na colônia, o clube não vestiu as cores portuguesas como muito se disse ao longo do tempo, tampouco possuía um escudo com tais características. Como cores, a agremiação utilizava uniforme alvinegro, camisa listrada, como o do Botafogo do Rio de Janeiro e shorts branco, as cores devem remeter a um de seus predecessores, o Vasco da Gama, que também era alvinegro. Seu escudo também era alvinegro, com faixas alternadas e uma esfera armilar dourada sobreposta, sobre a qual estava inserido o acrônimo U.E.P.(União Esportiva Portugesa, e não União Sportiva, como se escreve em alguns sites).

Histórico[editar | editar código-fonte]

Fundada em 18 de agosto de 1915, ao todo, a União participou de 26 edições do Campeonato Amazonense entre 1915 e 1923, 1927 e 1928 e 1931 a 1945, quando se retirou da competição pela primeira vez. Ensaiou um retorno em 1950, mas no ano seguinte, não resistiu e anunciou sua retirada do futebol profissional, mantendo-se então suas atividades no futebol amador. Depois de algum tempo, levou apenas vida social, até chegar à situação indefinida atual, onde nada mais se sabe sobre a sobrevida do clube.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.