Luso Sporting Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luso
Nome Luso Sporting Club
Alcunhas Clube dos Portugueses
Torcedor(a)/Adepto(a) Lusista
Mascote Leão
Fundação 1 de maio de 1912 (111 anos)
Estádio Estádio Parque Amazonense
Capacidade 10 000
Localização Manaus, Amazonas, Brasil
Competição Licenciado
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Luso Sporting Club CvB é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Foi fundado em 1 de maio de 1912.

História[editar | editar código-fonte]

O Luso era um clube da colônia portuguesa em Manaus, ainda hoje é um dos mais conhecidos clubes sociais de Manaus. Fora fundado por um grupo de comerciantes portugueses interessados na prática do futebol.

O grupo era composto de onze comerciantes sem grandes recursos, logo, no dia 1.º de maio de 1912, os portugueses Francisco Gomes Rodrigues e outros, na Rua Monsenhor Coutinho, residência do fundador Francisco Rodrigues, fundaram o Luso Sporting Club.

Mandava seus jogos no Estádio Parque Amazonense, em Manaus, com capacidade para 10 000 espectadores. O Parque Amazonense foi demolido em 1976, o Luso, que já se encontrava afastado do Campeonato Amazonense de Futebol desde 1934, ano em que, a 20 de janeiro, havia sido feito Cavaleiro da Ordem do Mérito[1], está definitivamente licenciado das competições de âmbito profissional da Federação Amazonense de Futebol, atuando apenas como um clube amador.

Patrimônio[editar | editar código-fonte]

O Luso ainda tem um consideravel patrimônio, sendo que possui uma sede campestre e uma sede sócial, esta última alugada por um período à Uninorte(Universidade do Norte), pois o clube não teria condições de arcar com seus reparos.

Sua sede Sócial é um lindo prédio da Bellé Époque em estado decadente situado na Rua Monsenhor Coutinho.

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

Segundo consta em diversos arquivos esportivos de Manaus o Luso tinha rivalidade com a União Esportiva ou Portuguesa, clube de também origem lusa, pouco se conhece da rivalidade dos dois clubes. Apesar de ainda estarem ativos no meio social os dois nunca disputaram um campeonato profissional sequer, abandonando o futebol ainda na década de 50, no amadorismo, a União Esportiva foi a última a disputar o Campeonato dos dois clubes.

Simbolos[editar | editar código-fonte]

Cores[editar | editar código-fonte]

As suas cores são verde, vermelho e branco, lembrando a Bandeira Nacional Portuguesa.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Nenhum.

Participações[editar | editar código-fonte]

  • 1915 a 1923, 1926, 1927, 1929, e de 1932 a 1934.

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Luso Sporting Club". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 6 de maio de 2014 
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.