Don't Tell Me (canção de Avril Lavigne)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Don't Tell Me"
Single de Avril Lavigne
do álbum Under My Skin
Lado B "Take Me Away"
Lançamento 1 de março de 2004 (2004-03-01)
Formato(s)
Gravação 2003-2004
Gênero(s)
Duração 3:26
Gravadora(s)
Composição
Produção Butch Walker
Cronologia de singles de Avril Lavigne
Último
Último
"Mobile"
(2003)
"My Happy Ending"
(2004)
Próximo
Próximo
Lista de faixas de Under My Skin
Último
Último
"Together"
(2)
"He Wasn't"
(4)
Próximo
Próximo

"Don't Tell Me" é uma canção gravada em 2004 pela cantora e compositora canadense Avril Lavigne. Escrita pela própria com a colaboração do ex-guitarrista de sua banda Evan Taubenfeld e produzida por Butch Walker. A faixa foi anunciada como primeiro single do segundo álbum de estúdio da artista, intitulado Under My Skin, e foi lançada em 1 de março de 2004 através da loja digital iTunes Store sob distribuição da extinta gravadora Arista Records. Musicalmente, é uma canção classificada no gênero rock alternativo influenciado pelo pelo post-grunge, cujas letras falam sobre não aceitar pressão sexual por parte de um garoto. Alguns críticos consideram-na um hino feminista. Também fez parte da trilha sonora internacional da 11ª temporada de Malhação.

A canção foi em geral recebida com opiniões mistas pela crítica especializada em música contemporânea, que notaram sua semelhança com trabalhos anteriores da artista, comparando-a ao seu single de estreia "Complicated" (2002) e a canção "I'm With You" (2002), ambos do álbum de estreia da cantora, intitulado Let Go . Após seu lançamento inicial, a faixa conseguiu estabilizar-se em várias paradas musicais pelo mundo. Nos Estados Unidos, alcançou a vigésima segunda posição na Billboard Hot 100. No Brasil, a oitava posição na Brasil Hot 100 Airplay; no Canadá ficou na quinta posição da Canadian Hot 100. Enquanto no Japão teve pico na trigésima quinta posição da Japan Hot 100. O single recebeu certificações de ouro pelas vendas digitais nos Estados Unidos e Austrália.

O videoclipe gravado para "Don't Tell Me" foi produzido durante março de 2004, e filmado em Los Angeles na Califórnia sob a direção de Liz Friedlander. No vídeo, Lavigne interpreta uma jovem abandonada no quarto de seu apartamento pelo namorado; as cenas que se seguem a mostram bagunçando e destruindo coisas no quarto. Em uma das cenas, ela quebra o espelho da cômoda e fere sua mão direita, justificando o uso de uma espécie de luva no decorrer das cenas. No Brasil, o videoclipe foi nomeado ao MTV Video Music Brasil na categoria “Melhor Videoclipe Internacional” no ano de 2004. Para promover o single, a cantora interpretou a canção em várias ocasiões, incluindo no programa Total Request Live transmitido pela MTV, na cerimônia do Juno Awards, no programa canadense MuchMusic, e no festival de música Rock am Ring.

Antecedentes e composição[editar | editar código-fonte]

No início de março de 2004, ocorreu o lançamento do primeiro single de seu segundo álbum de estúdio nas lojas de vendas digitais iTunes Store e Amazon.com. Na promoção do novo single, Lavigne apresentou-se na Live and by Surprise, uma turnê promocional realizada em shoppings dos Estados Unidos e do Canadá.[1] A turnê começou em 4 de março e passou por 21 cidades americanas e canadenses, onde cada cidade recebeu um show acústico com canções inéditas de seu segundo álbum ainda em pré-lançamento.

Durante uma entrevista para o portal MTV.com, a artista disse o seguinte sobre a composição:[2]

Cquote1.svg É sobre ser forte... Há um monte de caras lá fora que só te querem levar pra jantar e, em seguida, é como basicamente ir para casa, e você ‘unhh’. Isso é o como um monte de caras são e eu acho que as meninas precisam ser fortes e não deixar qualquer cara pressiona-las a fazer qualquer coisa. Cquote2.svg

"Don't Tell Me" foi escrita por Lavigne aos dezessete anos de idade, quando a artista estava terminando os estudos escolares. Segundo a mesma, existe muita pressão para as meninas de hoje em dia e por isso a canção fala sobre sobre ser forte a pressão sexual, redirecionando essa mensagem ao seu público juvenil feminino. Para o site da MTV, na canção a cantora se apresenta como uma "irmã mais velha que muitas meninas não têm". Em entrevista concedida em 2004 à MTV, a cantora disse que Let Go, seu primeiro álbum de estúdio, mostrava apenas algumas coisas pela qual ela havia passado e que seu trabalho posterior, sob o título de Under My Skin, havia muito mais sobre sua vida. A canção não é inspirada por experiências pessoais, segundo sua intérprete, porém é um hino sobre não ceder à pressão. Em uma publicação o portal de música About.com, citou-a como uma das 10 melhores canções de Lavigne, pois com ela a artista "afirma sua independência e falta de vontade de ceder às exigências de um amante masculino".[3]

Faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

"Don't Tell Me" foi disponibilizada para download digital através da iTunes Store no dia 1º de março de 2004.

Download digital[4]
N.º Título Duração
1. "Don't Tell Me" (Versão radial) 3:26

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

Posições[editar | editar código-fonte]