Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Elisabeth
Condessa de Dobrzensky
Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz
Princesa Consorte de Orléans e Bragança
Período 26 de abril de 1909
a 29 de janeiro de 1940
Antecessor(a) Título criado
Sucessor(a) Maria da Esperança da Espanha
Nascimento 7 de dezembro de 1875
  Chotěboř, Áustria-Hungria
Morte 11 de julho de 1951 (75 anos)
  Quinta dos Anjinhos, Sintra, Lisboa, Portugal
Sepultado em Mausoléu Imperial, Petrópolis, Brasil
Nome completo  
Elisabeth Maria Adelheid Dobrzensky de Dobrzenicz
Cônjuge Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança
Descendência Isabel de Orléans e Bragança
Pedro Gastão de Orléans e Bragança
Maria Francisca de Orléans e Bragança
João de Orléans e Bragança
Teresa Teodora de Orléans e Bragança
Casa Dobrzensky de Dobrzenicz (por nascimento)
Orléans e Bragança (por casamento)
Pai Jan Vaclav II de Dobrznicz
Mãe Elizabeth de Kottulin e Krzischkowitz
Religião Catolicismo
Brasão

Elisabeth Maria Adelheid Dobrzensky de Dobrzenicz (em tcheco: Alžběta Marie-Adélaïde Dobřenská z Dobřenic; Chotěboř, 7 de dezembro de 1875Sintra, 11 de junho de 1951), foi uma nobre tcheca, cujo casamento com Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança, filho mais velho da Princesa Isabel, ex-herdeira do trono do Brasil, levou à renúncia da reivindicação do marido ao extinto trono brasileiro. Foi a quarta criança de Jan Vaclav II, Conde de Dobrzensky, e usou, de cortesia, o título de Condessa de Dobrzensky, embora não fosse herdeira desse título nobiliárquico.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Chotěboř em 1875, território então pertencente ao Império Austro-Húngaro (1867-1918) e hoje pertencente à República Tcheca, Elisabeth Dobrzensky era a única filha de Jan Vaclav II (1841-1919), conde de Dobrzenicz, e de sua esposa, Elizabeth de Kottulin e Krzischkowitz (1850-1929). Tinha três irmãos mais velhos (Johannes, Otokar, Jaroslav) e um irmão caçula (Kunata). A família Dobrzensky tinha propriedades de produção de cerveja na Boêmia.[2]

Casamento[editar | editar código-fonte]

Elisabeth, Pedro de Alcântara e seus filhos

Em 30 de outubro de 1908 Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança, noivo e namorado de Elisabeth havia oito anos, foi obrigado por sua mãe, a princesa Isabel do Brasil, a assinar um documento em que renunciava a seus direitos dinásticos e aos de seus descendentes devido ao seu plano de casar-se com Dobrzensky.[3] A mãe do príncipe acreditava que seu filho mais velho, considerado herdeiro do trono por republicanos, deveria seguir a antiga tradição da época: matrimônio somente com dinastas de casas monárquicas (ou seja, membros de famílias reais, mesmo de reinos já extintos), jamais apenas com um membro da nobreza, descartando totalmente o casamento com um plebeu.

Além disso, Isabel nem sequer via com bons olhos as origens da família de Elisabeth, uma vez que seu avô paterno, Jan Josef II, foi quem primeiro recebera o título nobiliárquico de conde de Dobrzenicz (seus antecedentes haviam sido até então barões). O próprio título de sua nora era tido meramente como de cortesia, haja vista que apenas varões herdavam o condado.

Todavia, para que seus netos não perdessem o status de príncipes, Gastão de Orléans, pai de Pedro de Alcântara, buscou reaver a estes os direitos de sucessão ao trono francês (vigente entre os membros do ramo orleanista). Assim, um de seus parentes, chefe da Casa de Orleães, concordou em uma carta que seus descendentes utilizassem o título de príncipe de Orléans e Bragança. A titularidade de tal principado é contestada, e vigora entre os descendentes de Elisabeth e Pedro de Alcântara, que formam o denominado ramo de Petrópolis.

Depois de todo esse episódio, Elisabeth e Pedro de Alcântara desposaram-se no dia 14 de novembro de 1908, em Yvelines, na França. Elisabeth Dobrzensky faleceu aos setenta e cinco anos, na Quinta dos Anjinhos, em Sintra, Portugal. Ela já estava viúva de seu marido havia onze anos. Seus restos mortais encontram-se no Mausoléu Imperial, em Petrópolis, Rio de Janeiro.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Elisabeth e Pedro de Alcântara tiveram 5 filhos:[4]

Imagem Nome Nascimento Morte Notas
Isabel 13 de agosto de 1911 5 de julho de 2003 Casou-se com o príncipe Henrique d'Orléans, Conde de Paris e pretendente orleanista ao trono da França, com descendência.
Pedro Gastão 19 de fevereiro de 1913 27 de dezembro de 2007 Casou-se com a infanta Maria da Esperança de Espanha, com descendência.
Maria Francisca 8 de setembro de 1914 15 de janeiro de 1968 Casou-se com D. Duarte Nuno de Bragança, Duque de Bragança e pretendente ao trono de Portugal, com descendência.
João 15 de outubro de 1916 27 de junho de 2005 Casou-se por duas vezes, a primeira com Fátima Sherifa Chirine, viúva do príncipe Hassan Toussoun do Egito, de quem se divorciou em 1971 e a segunda com Teresa Leite, com descendência apenas do primeiro.
Teresa Teodora 18 de junho de 1919 18 de abril de 2011 Casou-se com o industrial português Ernesto Martorell y Calderó,[5] com descendência.

Elisabeth é, portanto, avó de Henri d'Orléans, Conde de Paris (1933-2019) e do atual Duque de Bragança, D. Duarte Pio de Bragança (nascido em 1945).[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz

Referências

  1. "Família imperial se divide em disputa pelo direito ao 'trono' brasileiro". Folha de S. Paulo, 03/2008
  2. Gutiérrez, Bernardo. "La familia real brasileña defiende los nuevos ideales". Público, 09/01/2008
  3. "Realidade dinástica". Brasil Império, 06/2008
  4. Minot, Paule-Cécile. Versailles à travers ces grandes familles. Nouvelles Éditions latines, 1994, p. 33
  5. "Casou-se em Portugal a neta de Dom Pedro II". Diário de Notícias, 17/10/1957, p.1
  6. Villon, Victor. "Elisabeth Dobrzensky Von Dobrzenicz Empress of Brazil". Royal Digest, 03/2008

Ligações externas[editar | editar código-fonte]