Sunset Boulevard: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 74: Linha 74:
* [http://www.imdb.com/title/tt0043014/photogallery Galeria de imagens do filme ''Crepúsculo dos deuses'' no IMDb]
* [http://www.imdb.com/title/tt0043014/photogallery Galeria de imagens do filme ''Crepúsculo dos deuses'' no IMDb]
* [http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/crepusculo-dos-deuses/crepusculo-dos-deuses-poster01.jpg Cartaz do filme ''Crepúsculo dos deuses'']
* [http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/crepusculo-dos-deuses/crepusculo-dos-deuses-poster01.jpg Cartaz do filme ''Crepúsculo dos deuses'']

{{Golden Globe Award de melhor filme dramático}}


{{DEFAULTSORT:Crepusculo Deuses}}
{{DEFAULTSORT:Crepusculo Deuses}}

Revisão das 16h16min de 25 de março de 2012

 Nota: Se procura a ópera de Richard Wagner, veja Götterdämmerung.
Sunset Boulevard
Crepúsculo dos Deuses (PRT/BRA)
 Estados Unidos
1950 •  p&b •  110 min 
Género drama / filme noir
Direção Billy Wilder
Roteiro Charles Brackett /Billy Wilder / D.M. Marshman Jr.
Elenco William Holden
Gloria Swanson
Erich von Stroheim
Nancy Olson
Idioma inglês

Sunset Boulevard (pt / br: Crepúsculo dos Deuses) é um filme estadunidense de 1950, do gênero drama noir, dirigido por Billy Wilder. Seu título original é o nome da rua homônima que atravessa as cidades de Los Angeles e Beverly Hills, na Califórnia.

O filme é estrelado por William Holden como o roteirista azarado Joe Gillis, e Gloria Swanson como Norma Desmond, uma decadente atriz da era do cinema mudo que atrai Gillis para seu mundo fantasioso no qual ela sonha em fazer um triunfante retorno às telas. Erich von Stroheim, Nancy Olson, Fred Clark, Lloyd Gough e Jack Webb interpretam os papéis secundários. O diretor Cecil B. DeMille e a colunista de fofoca Hedda Hopper interpretam a si mesmos. Buster Keaton, H. B. Warner e Anna Q. Nilsson, estrelas do cinema mudo, fazem participações especiais no filme.

Aclamado por vários críticos na época em que foi lançado, Crepúsculo dos Deuses foi indicado para onze Oscars, tendo recebido três. É comumente aceito como um filme clássico, frequentemente citado como um dos filmes mais notáveis do cinema americano. Considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante" pela Biblioteca do Congresso estadunidense em 1989, Crepúsculo dos Deuses foi incluído no primeiro grupo de filmes selecionados para preservação pela Secretaria Nacional de Cinema. Em 1998, foi nomeado o décimo segundo melhor filme estadunidense de todos os tempos na lista elaborada pelo American Film Institute. Em 2007, na reedição da lista, apareceu na décima sexta posição.

Sinopse

Um roteirista que está fugindo dos credores acaba se escondendo na casa de antiga estrela do cinema mudo, que resolve contratá-lo para revisar o roteiro que marcará seu retorno às telas.

Elenco

Principais prêmios e indicações

Predefinição:Portal-cinema Oscar 1951 (EUA)

Imagem do filme Sunset Boulevard

Globo de Ouro 1951 (EUA)

  • Vencedor nas categorias de melhor filme - drama, melhor diretor, melhor atriz - drama (Gloria Swanson) e melhor trilha sonora.
  • Indicado nas categorias de melhor fotografia - preto e branco, melhor roteiro e melhor ator coadjuvante (Erich von Stroheim).

Prêmio Bodil 1951 (Dinamarca)

  • Venceu na categoria de melhor filme estadunidense.

Jussi Awards 1951 (Finlândia)

  • Gloria Swanson recebeu o Diploma de Mérito como melhor atriz estrangeira.

Curiosidades

  • O papel de "Norma Desmond" chegou a ser oferecida para Mae West, Mary Pickford e Pola Negri, antes da atriz Gloria Swanson aceitá-lo.
  • O ator Montgomery Clift chegou a assinar contrato para interpretar o personagem "Joe Gillis", mas resolveu rescindí-lo apenas duas semanas antes do início das filmagens.
  • Após a desistência de Montgomery Clift, o diretor Billy Wilder convidou Fred MacMurray para interpretar o personagem, que não aceitou por se recusar a fazer o papel de um gigolô.

Referências

Ligações externas

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA