Final Destination 5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde julho de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Final Destination 5
O Último Destino 5 (PT)
Premonição 5 (BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2011 •  cor •  92 min 
Direção Steven Quale
Produção Craig Perry
Roteiro Eric Heisserer
Jeffrey Reddick
Gary Dauberman
Elenco Nicholas D'Agosto
Emma Bell
Jacqueline MacInnes Wood
Miles Fisher
Tony Todd
Ellen Wroe
Gênero terror
Música Brian Tyler
Cinematografia Brian Pearson
Companhia(s) produtora(s) New Line Cinema
Distribuição Warner Bros. Pictures
Lançamento Estados Unidos12 de agosto de 2011
Portugal1 de setembro de 2011
Brasil23 de setembro de 2011
Idioma inglês
Orçamento US$ 40.000.000[1][2]
Receita US$157,887,643 [3]
Cronologia
Premonição 4
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Final Destination 5 (Premonição 5 (título no Brasil) ou O Último Destino 5 (título em Portugal)) é um filme de terror e suspense estadunidense de 2011. Esse é o quinto filme da série Premonição, em que jovens escapam de acidentes por causa de uma premonição, mas que precisam enganar a morte para sobreviver. Desta vez o acidente inicial acontecerá em uma ponte suspensa. O elenco é comandado por Nicholas D'Agosto, Emma Bell. Além do retorno do famoso ator Tony Todd.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Sam Lawton (Nicholas D'Agosto) está a caminho de um retiro da Presage Paper em um ônibus ao lado do melhor amigo Peter (Miles Fisher), sua namorada Molly (Emma Bell), seu chefe Dennis (David Koechner), e seus companheiros de trabalho Olivia, Isaac, Nathan e Candice. Passando por uma ponte pênsil, ela começa a desmoronar. Candice cai da ponte, sendo empalada por um veleiro. Isaac permanece no banheiro do ônibus e quando sai, o ônibus cai na água, e ele morre por causa da força do impacto do ônibus na água. Olivia, então, perde seus óculos. Sam tenta ajudar Molly, e com sucesso, Molly passa pela viga. Olivia tenta atravessar, mas não consegue segurar na mão de Molly e cai na água, ela aparenta estar bem, mas um carro que estava na ponte cai e a esmaga. Nathan rapidamente tenta correr para atravessar a ponte, mas um cabo que sustenta a ponte se solta e acerta-o em cheio, o matando instantaneamente. Dennis quase cai e segura-se em um pedaço da ponte, porém tem um caminhão de petróleo que tomba e deixa Dennis carbonizado. Segurando-se na proteção da ponte, Peter acaba empalado por vários ferros e cai da ponte. Quando Sam tenta ir para a parte segura, é cortado ao meio por uma placa.

Mas Sam vê que era uma espécie de "sonho ruim", mas sai fazendo alarde, informando o que iria acontecer. Então leva consigo Peter, Molly e Candice. Dennis, Isaac, Nathan e Olivia só saem quando começam a sentir os tremores e vêem que a ponte começa a desmoronar.

Durante um treinamento de ginástica, Peter testemunha sua namorada Candice quebrar sua espinha e vários outros ossos e morrer ao saltar de uma barra com defeito. Na manhã seguinte, Isaac rouba um vale em um spa, e durante a prática de acupuntura, cai da cama em que estava e é perfurado por agulhas, mas sobrevive, porém causa um incêndio no lugar, e também sobrevive, mas uma estátua do Buda cai e esmaga sua cabeça. Sam encontra o doutor Bludworth, que explica um plano da Morte. Olivia decide fazer uma cirurgia ocular, pois estava acontecendo muitas coisas com ela, e ela não queria perder nenhuma. Mas, durante o procedimento, um copo d´água causa um defeito no sistema, excedendo 5,0 wt. Olivia, assustada, tenta usar a parada de emergência, mas o laser queima seus olhos e mãos. Sam e Molly tentam salvá-la, mas chegam tarde demais: Olivia, que estava muito ferida nos olhos e nas mãos, escorrega em uma peça de brinquedo e cai pela janela em cima de um carro e morre. Sam descobre que Nathan era o próximo, mas quando Nathan estava discutindo com Roy Carlson, ele percebe que um gancho vem em sua direção e empurra Roy. Então Roy é empalado por um gancho. Dennis, em seguida, morre decapitado por uma chave de fenda.

Peter fica louco, pois descobriu a forma de vencer a morte e viver mais que os outros. Para poder viver mais, ele percebe que precisa matar alguém e assim roubar seu tempo restante de vida. Acaba por matar o agente Jim Block (Courtney B. Vance) a tiros e tenta matar Molly esfaqueada, mas Sam aparece com um espeto e o empala. Duas semanas depois, Molly e Sam aparecem em um avião para Paris. Então, quando o avião decola, Sam percebe sinais (Dust In The Wind e corte no dedo), a turbina do avião solta chamas, e logo após o lado esquerdo do avião se solta. Molly cai do avião e é partida em dois pela asa do avião. Após sua queda, o avião explode, e Sam morre tragicamente. Enquanto isso, Nathan estava em um bar próximo ao aeroporto e descobre que Roy iria morrer de aneurisma em uma data muito próxima, mas um pedaço do avião em chamas cai no bar, matando-o. Após isso, o braço de Nathan voa em direção a tela, encerrando o filme.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

Final Destination 5, em algumas partes do filme, voltou a ser filmado em Vancouver, no Canadá, onde os três primeiros filmes foram gravados. As filmagens duraram de setembro a dezembro de 2010.[4][5] Em entrevista à revista Shave, Nicholas D'Agosto revelou que as câmeras usadas na produção do filme foram as de tecnologia 3D mais recentes.[6]

Os produtores do filme disseram que Final Destination 5 deve ser mais sóbrio e de suspense, como o primeiro filme da série. Disseram que o filme sai do cômico de The Final Destination para voltar à essência do filme original.[7]

O ator Tony Todd concedeu uma entrevista ao site Dread Central. Todd comentou sua volta e também confirmou que existem planos para novos capítulos, que acontecerão de acordo com o desempenho do quinto: Muito bom, mesmo! Eles aumentaram minha participação, e o produtor me disse que se o quinto filme, estrear em primeiro lugar nas bilheterias, o que é provável, nós iremos filmar os dois próximos capítulos ao mesmo tempo.

Crítica[editar | editar código-fonte]

Após ser avaliado por diversos críticos,o filme recebeu críticas positivas no Rotten Tomatoes,com um índice de aprovação de 60%. Os críticos opinaram como o melhor da série, muito bem estruturado e uma boa escolha de elenco[8].No Metacritic avaliaram o filme com críticas mistas com um índice de 51/100,o público avaliou o filme com um desempenho bom de 5,7/10[9]

Os efeitos visuais foram bastante elogiados, no Rotten Tomatoes foi citado, "a destruição da ponte é extrema a ponto de ser épica", o uso do 3-D nos créditos iniciais foi levado em conta como um complemento essencial para os efeitos visuais ficarem ainda mais impressionantes do que nunca, as mortes foram elogiadas como sendo de suspense, criativa e chocante. O colapso da ponte de abertura já recebeu elogios consideráveis da crítica, com muitos afirmando-a como sendo a par com a acumular sequência de Final Destination 2 . Tem sido dito ser "uma das melhores sequências do ano" pela revista Box office.

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Premonição 5 ficou em terceiro lugar nas bilheterias do primeiro fim de semana com 18,4 milhões dólares por trás Rise of the Planet of the Apes (27,5 milhões dólares), que detém o primeiro lugar por duas semanas, e A Ajuda (25.500 milhões dólares). Foi também o terceiro maior filme da série com maior bilheteria de abertura até à data anterior 2009 de The Final Destination ($ 27,4 milhões) e 2006 do Final Destination 3 ($ 19,1 milhões).

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A Música ''Dustin in the Wind'' é tocada no inicio do filme,no ônibus,no avião e no bar em que Nathan estava.A música serviu de aviso para Sam e um trecho traduzido para o Português fica ''Poeira no vento,tudo que somos e tudo que temos,é poeira no vento'' o que podemos compreender como a vida dos personagens,já que tudo o que queriam não se realizou,desde a Candice de participar de sua competição,até o Sam de ser um grande Chefe de restaurante em Paris.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Embora só no final seja revelado que se trate na verdade de uma prequela, ao longo do filme há pistas que indicam isto. Como nos modelos antigos de celulares utilizados e na cena do velório em que o personagem Nathan Sears cita "I see dead people", famosa citação do filme O Sexto Sentido de 1999.
  • Este é por enquanto é o único filme da franquia onde um dos sobreviventes se converte em um vilão. O personagem "Peter Friedkin" transtornado com a morte da namorada e paranóico com a idéia da morte vir atrás dele, tenta assassinar "Molly Harper" para tomar a vida dela e se livrar da lista da morte.
  • Este é o único filme da franquia onde na cena em que o protagonista visionário tem a premonição do desastre, há um sobrevivente no caso Molly Harper, Nos filmes anteriores, em suas respectivas cenas premonitórias todos os envolvidos morreram sem exceção.
  • Este filme traz a volta do misterioso e sinistro agente funerário "William Bludworth". Em Premonição 3 (2006) e Premonição 4 (2009) este personagem esteve ausente.
  • Neste filme da franquia os sinais de presságio da morte são vistos e sentidos somente pelas próprias vítimas antes de serem mortas. Um exemplo, um pouco antes da morte de Olivia Castle, ela acidentalmente quebra um porta-retrato dela, onde provoca uma rachadura no ponto exato do seu olho direito, mais tarde no desastre que a vitimou ele teve o olho direito saltado pra fora de órbita.
  • Neste filme podem serem vistos referências a filmes anteriores da série.
  • Várias referências ao número 13 podem ser vistas ao longo do filme, por exemplo, o número do ônibus: 1282. E o número da fábrica: 1921.
  • O filme possui um pequeno furo de roteiro. Enquanto no primeiro filme fica claro que a trama se passa em 1999, no final deste, o passaporte de Sam diz " Vôo 180/2000".

Referências

  1. «Movie Projector: 'Apes' likely to swing higher than 'The Help'» (em inglês). Los Angeles Times. 11 de agosto de 2011. Consultado em 15 de agosto de 2011 
  2. MCCLINTOCK, Pamela (11 de agosto de 2011). «Box Office Preview: Four New Films Battle 'Apes'» (em inglês). The Hollywood Reporter. Consultado em 15 de agosto de 2011 
  3. «Detalhes do filme Final Destination 5» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 11 de janeiro de 2015 
  4. «Locações do filme Final Destination 5». IMDb. Consultado em 22 de agosto de 2011 
  5. «Los Angeles Production Listings 2010» (em inglês). Backstage. 13 de setembro de 20110. Consultado em 22 de agosto de 2011  Verifique data em: |data= (ajuda)
  6. «Interview: Nicholas D'Agosto» (em inglês). Shave Magazine. Consultado em 22 de agosto de 2011 
  7. ROTTEN, Ryan (21 de março de 2010). «Producer's Update on Final Destination 5» (em inglês). ShockTillYouDrop.com. Consultado em 22 de agosto de 2011 
  8. http://www.rottentomatoes.com/m/final_destination_5/
  9. «Final Destination 5 no Metacritic» (em inglês). Metacritic. Consultado em 16 de setembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]