Sexta-Feira 13 (2009)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Friday the 13th
Friday the 13th
Sexta-Feira 13 (PT/BR)
 Estados Unidos
2009 • cor • 97 min 
Direção Marcus Nispel
Produção Michael Bay
Sean S. Cunningham
Andrew Form
Roteiro Damian Shannon e
Mark Swift, baseado na estória de Damian Shannon,
Mark Swift e Mark Wheaton
Elenco Derek Mears
Jared Padalecki
Danielle Panabaker
Amanda Righetti
Ryan Hansen
Género Terror
Suspense
Idioma inglês
Lançamento Estados Unidos9 de Fevereiro de 2009
Portugal12 de Fevereiro de 2009
Brasil13 de Fevereiro de 2009
Orçamento US$ 19.000.000
Receita US$ 91.379.051
Cronologia
Último
Último
Freddy vs. Jason
Jason Voorhees
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Sexta-Feira 13 é um filme dirigido pelo diretor alemão Marcus Nispel. O filme é uma mistura de refilmagem e sequência do primeiro filme da série.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme começa em 1980, com Pamela Voorhees perseguindo a sobrevivente do Sexta-Feira 13 original. Ela culpa os conselheiros pela morte de Jason e está prestes a apunhalar a garota, quando esta pega um facão e corta a cabeça de Sra. Voorhees antes de fugir. Enquanto isso, o jovem Jason está olhando em cima de uma árvore e salta para recuperar o corpo da mãe e o facão. Aproximadamente 30 anos depois, um grupo de adolescentes fazem uma viagem onde Whitney, seu namorado Mike, Amanda, seu namorado Richie e Wade fazem uma caminhada pela floresta de Crystal Lake em busca de erva(marijuana) que cresceu em algum lugar. Eles montaram um acampamento para uma noite.Então eles montam uma fogueira onde Wade conta-lhes a história de Jason e Crystal Lake, que ninguém acredita.

Whitney e Mike decidem dar um passeio, enquanto Amanda e Richie têm relações sexuais, deixando Wade a vaguear sozinho onde ele se depara com as plantas daninhas e Jason, que rapidamente mata Wade. Amanda Richie enquanto isso, ouvem alguém na floresta, de modo em que Richie deixa a barraca para verificar o que aconteceu, deixando Jason agarrar Amanda no seu saco de dormir e amarrá-la acima da fogueira, fazendo-a queimar por dentro. Richie tenta correr para ajudá-la, mas fica a perna pego em uma armadilha de urso.Enquanto Whitney e Mike estão, explorando um acampamento em Crystal Lake. Eles acham o colar de Sra. Voorhees com uma foto de si mesma em que, leva Mike a comentar sobre a semelhança entre ela e Whitney. Em outra sala eles encontram a Sra. Voorhees de cabeça decepada. Depois disso, eles encontram uma cama com um nome escrito Jason nela, o que faz lembrá-los da história de Wade. De repente Jason começa a atacá-los, esfaqueando o chão e cortando Mike antes de puxá-lo pelo chão completamente. Whitney corre para o acampamento, encontrando Amanda morta.Ela tenta ajudar Richie, mas Jason aparece por trás dela, cortando parte da cabeça de Richie.Nesta cena, logo depois de matar Richie, Jason corre para Whitney atacando-a, e de repente ficando tudo escuro.

A cena vai para o irmão de Whitney, Clay em busca de sua irmã em alguns lugares diferentes ao redor da área Crystal Lake, incluindo um galpão onde funciona um caipira e uma loja de conveniência onde Clay é executado em alguns miúdos da faculdade incluindo Trent e sua namorada Jenna. Um policial pára Clay, dizendo-lhe que a polícia tem procurado por toda parte e Whitney e seus amigos não estão mais na área, sugerindo que ele procure outro lugar. Jason vai até a granja onde foi Clay e fatias do pescoço do caipira com o facão no sótão depois o cara tira sua mochila, onde você pode visualizar rapidamente rosto deformado de Jason. Jason, em seguida, encontra a máscara de hóquei, entre outros tipos de lixo e colocá-lo.

Enquanto isso, os estudantes universitários, Trent, Jenna, Chewie, Bree, Lawrence, Nolan, e Chelsea, puxa para cima dos pais da cabine de Trent em Crystal Lake para a festa. Sua família caça e por isso há vários animais montados nas paredes. Nolan Chelsea e deixar o grupo para tirar o barco de Trento e esqui aquático de topless, até Jason atira Nolan por trás da cabeça com uma seta, enquanto o Chelsea está montando. O barco, então corre para o Chelsea causando um ferimento em sua cabeça, criando mais de pânico quando vê Jason em terra olhando para ela. Ela nada para uma doca e se esconde embaixo com Jason acima dela, que então apunhala através da doca e à direita na cabeça do Chelsea. Clay pára por cabine de Trent continua sua busca por Whitney e, novamente, corre para Jenna, que passeia com ele para o outro lado do lago. Whitney também é mostrado preso em Jason sistema de túneis, que parecem se espalhar por todo Crystal Lake, explicando como ele aparece do nada. Os túneis também contêm os sinos que tocam quando as pessoas partiu os fios de viagem que ele criou em torno do bosque.

Quando a noite cai, eles encontram a casa de Jason, mas ouvi-lo se aproximando assim esconder sob algumas canoas, deixando mochila Clay à vista. Jason vai até onde eles estavam com o corpo decapitado do caipira sobre seu ombro. Ele joga o corpo na frente de Barro e Jenna e gira em torno de holofotes e começa a virar as canoas. Clay e Jenna correr de volta para a cabine. De volta à cabine de Trento, Chewie, Lawrence, e Bree estão festejando quando Chewie acidentalmente quebra uma cadeira tentando impressionar Bree. Trent fica chateado e diz Chewie para ir para o barracão para pegar as ferramentas para consertá-lo. Trent e Bree, em seguida, suba as escadas para ter sexo. Chewie vai para o barracão, encontrar alguma boa bebida e roupas esportivas antes de correr para Jason. Ele pega uma chave de fenda para se defender, mas Jason levá-lo lentamente e apunhala-o no pescoço. Clay e Jenna torná-lo de volta à cabine para avisar a todos e chamar a polícia.

Os restantes membros, Clay, Jenna, Lawrence, Bree, e Trent tentar descobrir o que fazer, quando pega uma panela de fritura Lawrence e morcegos para procurar Chewie. Ele vai para o mesmo galpão e Chewie corpo cai por cima, balançando na frente dele. Jason aparece atrás de Lawrence, que coloca-se uma boa luta, antes de correr para fora do barracão. Jason pega um machado de dois lados e joga de volta para a direita em Lawrence. As pessoas na cabine Lawrence ouvir gritos de socorro, mas Clay avisa que Jason é só usar isso para atrair os amigos fora da cabine. Jason pega Lawrence bate seu corpo no chão, forçando o machado do outro lado. Trent executa as escadas para pegar uma arma com a seguinte Bree. Ela vai até o banheiro e vê a janela estiver aberta, então ela verifica por trás da cortina de chuveiro. Jason está atrás dela e bate seu corpo em um conjunto de chifres de veado montado na porta. O mesmo policial que falou com Clay chega mais cedo na cabana, mas antes que ele possa entrar, Jason pula do telhado atrás dele e golpes nos olhos dele e através da porta com um atiçador de fogo, prendendo o policial até a porta. Clay e Jenna correr para cima e encontrar Trent, que encontra o corpo morto de Bree, e os três correm para fora da casa. Trent salta para o carro da polícia, mas antes que ele possa expelir, Jason joga o corpo de Bree no pára-brisa. Clay e Jenna correr em uma direção, enquanto Trent funciona de forma diferente, acabando por perder a sua arma. Ele vem sobre a estrada quando um pára de caminhonete. O motorista não diz nada e não faz nenhuma movimentação, além de parar seu caminhão. Paranoid há a possibilidade dele estar dirigindo Jason, Trent hesita em caminhar em direção a ela até ser tarde demais, quando Jason aparece atrás dele e apunhala no peito com um facão, antes empalando-lhe nas costas de alguns postes sobre o caminhão, que depois fora.

Clay e Jenna torná-lo para a casa de Jason novamente, desta vez ouvindo gritos abaixo. Eles fazem seu caminho em túneis de Jason e encontrar Whitney. Clay quebra cadeias Whitney com um martelo como Jason aparece, fazendo o seu caminho em direção a eles. Os três fogem para baixo os sistemas de túnel, chegando ao buraco uma única pessoa por vez pode caber completamente. Whitney vai primeiro, então, Clay, que está prestes a ajuda de Jenna, quando através de um facão rajadas através de seu peito. Clay e Jenna olhar um para o outro impotente diante Jason joga o corpo de Jenna e continua depois Clay e Whitney. As saídas do túnel dentro de um ônibus escolar, onde virou Clay e Whitney escapar depois de um encontro com Jason, que então se recolhe para dentro do sistema de túneis. Clay e Whitney fazê-lo de volta ao celeiro de antes, com Jason mais uma vez atacando. Jason e Clay e lutam por um pouco como Clay envolve algumas correntes em torno de Jason, antes Jason levante a mão, tentando enfiar face Clay em picador de madeira gigante elétrica. Whitney salva Clay confrontando Jason como sua mãe, e depois joga as cadeias para o picador de madeira ligado, que prendem ele, dando a chance de Whitney esfaquear Jason no peito com seu próprio facão. Na cena final Clay e Whitney jogam o corpo de Jason no lago Crystal, juntamente com sua máscara e facão. Clay vai para o confortar Whitney, então Jason explode através da doca e agarrá ela.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Com um orçamento avaliado em $19 milhões, o filme bateu o recorde de estreia de um filme de terror.[1] Em seu primeiro final de semana, nos EUA, atingiu uma incrível arrecadação de $40,570,365 de dólares, sendo número um na semana de estreia. Arrecadou $65,002,019 de dólares apenas nos EUA e fechou sua bilheteria com $91,379,051 de dólares ao redor do mundo, sendo, até então, o filme mais lucrativo da franquia.

Classificação[editar | editar código-fonte]

DJCTQ - 18.JPG não recomendado para menores de 18 anos tema: vingança contém: consumo de drogas relação sexual assassinato e decapitação

Produção[editar | editar código-fonte]

Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.

New Line Cinema está Toby Emmerich abordou Platinum Dunes produtores Michael Bay, Brad Fuller e Andrew Form sobre reiniciar sexta-feira 13 da mesma forma que tinham feito com o Texas Chainsaw Massacre franquia. Eles concordaram, mas passou mais de um ano para garantir os direitos de filmes de todos os partidos respectivos, ou seja, Paramount Pictures, New Line, e Crystal Lake Entertainment; Crystal Lake Entertainment é executado por Friday the 13th criador Sean S. Cunningham. Desde Paramount ainda possuía certos direitos autorais, o novo filme não poderia usar alguma coisa dos primeiros oito filmes. Os executivos da Paramount aproximou os produtores da Platinum Dunes e deu-lhes licença para usar qualquer coisa de filmes originais, incluindo o título; Paramount foi dado o direito de distribuir o filme internacionalmente. Com a Paramount a bordo, Fuller e Form decidiram que queriam usar pedaços de cada um dos quatro primeiros filmes. Fuller disse, "Eu acho que há momentos em que queremos abordar, como como é que a máscara de hóquei acontecer. Vai acontecer de forma diferente no nosso filme do que no terceiro. Onde está a partir de Jason, por que estas mortes acontecem, e que é Crystal Lake? Os produtores manifestaram interesse em usar Tommy Jarvis, um personagem que apareceu pela primeira vez em Friday the 13th: The Final Chapter, e disse que também queria trabalhar com uma história de origem para Jason que faria sentido.

Finalmente, foi decidido que a sexta-feira 13 não seria uma história de origem, mas que daria um sentido de história como o filme evoluiu. Jason também seria de transição de usar um saco na cabeça, semelhante ao visto em Friday the 13th Part 2, para encontrar e usar sua famosa máscara de hóquei, enquanto que em Friday the 13th Part III que ele obtém a máscara fora da tela e sai de um celeiro já vestindo-o. Form e Fuller continuou a explicar que a audiência começará a ver como Jason atinge a sua máscara de hóquei, e ser dada uma razão para ele colocá-lo. A ideia de usar Tommy Jarvis como personagem principal foi desfeito quando eles abandonaram seus esforços de uma história de origem. Fuller e Form disseram que não querem criar Sexta-Feira 13 Parte 11 ou 12, mas colocar a sua própria rotação sobre a mitologia. O par de reconhecer que não havia elementos dos quatro primeiros filmes que eles gostaram e estavam indo para usar no filme de 2009, como a forma como um determinado personagem é morto ou pontos de história que apreciavam e queria reutilização.

Ao contrário de The Texas Chainsaw Massacre remake de 2003, e o remake de 2005, The Amityville Horror, ambos os quais foram produzidos por Bay, Form e Fuller, foi decidido que a sexta-feira 13 não seria um filme de época, como os remakes de outros. Como forma e Fuller explicou que o filme não era um remake no sentido mais estrito, assim que senti que não havia nenhuma razão para que eles não poderiam contar a história dos tempos modernos. Em outubro de 2007, Damian Shannon e Mark Swift, os escritores de Freddy vs Jason, foram contratados para escrever o roteiro de sexta-feira 13. Em fevereiro de 2006, Jonathan Liebesman estava em negociações para dirigir o filme, mas devido a conflitos de agendamento de Fuller e Form fui com a sua segunda escolha, Marcus Nispel. Nispel estava apreensivo para aceitar o trabalho, principalmente na ideia de assumir uma outra franquia de filmes, mas finalmente convenceu-o de Fuller. A fotografia principal começou em 21 de abril de 2008 em Austin, Texas e acondicionada em 13 de junho de 2008.

Quando botei a máscara pela primeira vez foi mágico. Eu me senti o Rei Artur com a espada de Excalibur


[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Retorno de Jason Vorhees bate recorde histórico dos filmes de terror!. Érico Borgo (15 de fevereiro de 2009). Página visitada em 3 de julho de 2010.
  2. William H. FIlho (10 de fevereiro de 2008). Grandalhão que interpreta Jason no novo Sexta-feira 13 se divertiu assustando atores nos bastidores. Globo.com. Página visitada em 3 de julho de 2010. "Derek Mears falando da emoção de interpretar Jason."

Ligações externas[editar | editar código-fonte]