Sexta-Feira 13 (2009)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Friday the 13th
Friday the 13th
Sexta-Feira 13 (PT/BR)
 Estados Unidos
2009 •  cor •  97 min 
Direção Marcus Nispel
Produção Michael Bay
Sean S. Cunningham
Andrew Form
Roteiro Damian Shannon e
Mark Swift, baseado na estória de Damian Shannon,
Mark Swift e Mark Wheaton
Elenco Derek Mears
Jared Padalecki
Danielle Panabaker
Amanda Righetti
Ryan Hansen
Género Terror
Suspense
Lançamento Estados Unidos9 de Fevereiro de 2009
Portugal12 de Fevereiro de 2009
Brasil13 de Fevereiro de 2009
Idioma inglês
Orçamento US$ 19.000.000
Receita US$ 91.379.051
Cronologia
Último
Último
Freddy vs. Jason
Jason Voorhees
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Sexta-Feira 13 é um filme dirigido pelo diretor alemão Marcus Nispel. O filme é uma mistura de refilmagem e sequência do primeiro filme da série e, em 2013, foi anunciado um novo filme e será uma refilmagem e estreia em 2016.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme começa em 1980, com Pamela Voorhees perseguindo a sobrevivente do Sexta-Feira 13 original. Ela culpa os conselheiros pela morte de Jason e está prestes a apunhalar a garota, quando esta pega um facão e corta a cabeça de Sra. Voorhees antes de fugir. Enquanto isso, o jovem Jason está olhando em cima de uma árvore e salta para recuperar o corpo da mãe e o facão. Aproximadamente 30 anos depois, um grupo de adolescentes fazem uma viagem onde Whitney, seu namorado Mike, Amanda, seu namorado Richie e Wade fazem uma caminhada pela floresta de Crystal Lake em busca de erva(marijuana) que cresceu em algum lugar. Eles montaram um acampamento para uma noite.Então eles montam uma fogueira onde Wade conta-lhes a história de Jason e Crystal Lake, que ninguém acredita.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Com um orçamento avaliado em $19 milhões, o filme bateu o recorde de estreia de um filme de terror.[1] Em seu primeiro final de semana, nos EUA, atingiu uma incrível arrecadação de $40,570,365 de dólares, sendo número um na semana de estreia. Arrecadou $65,002,019 de dólares apenas nos EUA e fechou sua bilheteria com $91,379,051 de dólares ao redor do mundo, sendo, até então, o filme mais lucrativo da franquia.

Classificação[editar | editar código-fonte]

DJCTQ - 18.JPG não recomendado para menores de 18 anos tema: vingança contém: consumo de drogas relação sexual assassinato e decapitação

Produção[editar | editar código-fonte]

Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.

New Line Cinema está Toby Emmerich abordou Platinum Dunes produtores Michael Bay, Brad Fuller e Andrew Form sobre reiniciar sexta-feira 13 da mesma forma que tinham feito com o Texas Chainsaw Massacre franquia. Eles concordaram, mas passou mais de um ano para garantir os direitos de filmes de todos os partidos respectivos, ou seja, Paramount Pictures, New Line, e Crystal Lake Entertainment; Crystal Lake Entertainment é executado por Friday the 13th criador Sean S. Cunningham. Desde Paramount ainda possuía certos direitos autorais, o novo filme não poderia usar alguma coisa dos primeiros oito filmes. Os executivos da Paramount aproximou os produtores da Platinum Dunes e deu-lhes licença para usar qualquer coisa de filmes originais, incluindo o título; Paramount foi dado o direito de distribuir o filme internacionalmente. Com a Paramount a bordo, Fuller e Form decidiram que queriam usar pedaços de cada um dos quatro primeiros filmes. Fuller disse, "Eu acho que há momentos em que queremos abordar, como como é que a máscara de hóquei acontecer. Vai acontecer de forma diferente no nosso filme do que no terceiro. Onde está a partir de Jason, por que estas mortes acontecem, e que é Crystal Lake? Os produtores manifestaram interesse em usar Tommy Jarvis, um personagem que apareceu pela primeira vez em Friday the 13th: The Final Chapter, e disse que também queria trabalhar com uma história de origem para Jason que faria sentido.

Finalmente, foi decidido que a sexta-feira 13 não seria uma história de origem, mas que daria um sentido de história como o filme evoluiu. Jason também seria de transição de usar um saco na cabeça, semelhante ao visto em Friday the 13th Part 2, para encontrar e usar sua famosa máscara de hóquei, enquanto que em Friday the 13th Part III que ele obtém a máscara fora da tela e sai de um celeiro já vestindo-o. Form e Fuller continuou a explicar que a audiência começará a ver como Jason atinge a sua máscara de hóquei, e ser dada uma razão para ele colocá-lo. A ideia de usar Tommy Jarvis como personagem principal foi desfeito quando eles abandonaram seus esforços de uma história de origem. Fuller e Form disseram que não querem criar Sexta-Feira 13 Parte 11 ou 12, mas colocar a sua própria rotação sobre a mitologia. O par de reconhecer que não havia elementos dos quatro primeiros filmes que eles gostaram e estavam indo para usar no filme de 2009, como a forma como um determinado personagem é morto ou pontos de história que apreciavam e queria reutilização.

Ao contrário de The Texas Chainsaw Massacre remake de 2003, e o remake de 2005, The Amityville Horror, ambos os quais foram produzidos por Bay, Form e Fuller, foi decidido que a sexta-feira 13 não seria um filme de época, como os remakes de outros. Como forma e Fuller explicou que o filme não era um remake no sentido mais estrito, assim que senti que não havia nenhuma razão para que eles não poderiam contar a história dos tempos modernos. Em outubro de 2007, Damian Shannon e Mark Swift, os escritores de Freddy vs Jason, foram contratados para escrever o roteiro de sexta-feira 13. Em fevereiro de 2006, Jonathan Liebesman estava em negociações para dirigir o filme, mas devido a conflitos de agendamento de Fuller e Form fui com a sua segunda escolha, Marcus Nispel. Nispel estava apreensivo para aceitar o trabalho, principalmente na ideia de assumir uma outra franquia de filmes, mas finalmente convenceu-o de Fuller. A fotografia principal começou em 21 de abril de 2008 em Austin, Texas e acondicionada em 13 de junho de 2008.

Quando botei a máscara pela primeira vez foi mágico. Eu me senti o Rei Artur com a espada de Excalibur


[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Retorno de Jason Vorhees bate recorde histórico dos filmes de terror! Érico Borgo (15 de fevereiro de 2009). Visitado em 3 de julho de 2010.
  2. William H. FIlho (10 de fevereiro de 2008). Grandalhão que interpreta Jason no novo Sexta-feira 13 se divertiu assustando atores nos bastidores Globo.com. Visitado em 3 de julho de 2010. "Derek Mears falando da emoção de interpretar Jason."

Ligações externas[editar | editar código-fonte]