Glaucophyta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGlaucophyta
Glaucocystis sp.

Glaucocystis sp.
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
(sem classif.) Archaeplastida
Reino: Protista
Filo: Glaucophyta
Skuja, 1954
Classe: Glaucophyceae
Bohlin, 1901
Ordem: Glaucocystales
Bessey, 1907
Família: Glaucocystaceae
G.S. West, 1904
Possíveis géneros

Glaucophyta é um grupo de algas de água doce[1] . Distingue-se principalmente devido à presença de cianelas, que são cloroplastos que retêm características típicas das cianobactérias e estão ausentes dos plastos do resto das algas e plantas (por exemplo, possuem uma parede residual de peptidoglicano e carboxissomas).

Aceita-se que as plantas verdes (incluindo as algas verdes), as algas vermelhas (Rhodophyta) e os glaucófitos adquiriram os seus cloroplastos a partir de cianobactérias endossimbióticas. Os demais tipos de algas receberam os seus cloroplastos por endossimbiose secundária, isto é, endocitando um tipo de alga que já possuía um plasto[1] .

Se a hipótese que postula que os cloroplastos primários têm uma origem único está correcta, os glaucófitos poderiam ser os organismos mais próximos ao que originariamente endocitou a cianobactéria que se converteria em cloroplasto[2] .

Estas algas possuem um só núcleo (em contraste com as Rhodophyta, que podem ter vários) e são unicelulares biflageladas. Os seus pigmentos fotossintéticos são, para além da clorofila "a", beta-carotenos, zeaxantinas e B-cryptoxantina.

Possuem mitocôndrias com cristas planas e realizam uma mitose aberta, sem centríolos. As formas móveis possuem dois flagelos desiguais, que podem ter pelos finos e estar ancorados por um sistema de varias camadas de microtúbulos, que são similares aos encontrados em algumas algas verdes.

Treze espécies são conhecidas em 4 gêneros, todos de água doce:

  • Glaucocystis - é imóvel, apesar de conservar flagelos vestigiais muito curtos, e possui uma parede de celulose.
  • Cyanophora - é móvel e carece de parede celular.
  • Gloeochaete - possui estágios móveis e imóveis; possuem uma parede celular que não é composta por celulose.
  • Cyanoptyche - o menos estudado dos 4 gêneros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Glaucophyta
  • Guiry. M.D.;Guiry, G.M. (2008). "Glaucophyta". AlgaeBase. World-wide web electronic publication, National University of Ireland, Galway.
  1. a b Keeling (2004), Patrick J. . "Diversity and evolutionary history of plastids and their hosts.". American Journal of Botany 91(10):1437-1445.
  2. Kim (2008), Eunsoo. . "EEF2 analysis challenges the monophyly of Archaeplastida and Chromalveolata.". PLos ONE 3(7):e2621. DOI:10.1371/journal.pone.0002621.