Ilha das Bruxas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ilha das Bruxas
Informação geral
Formato Minissérie
Criador(es) Paulo Figueiredo
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Henrique Martins
Álvaro Fugulin
Elenco Irving São Paulo
Daniela Camargo
Miriam Pires
Exibição
Emissora de televisão original Rede Manchete
Transmissão original 4 de março de 1991 - 28 de março de 1991
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 16
Cronologia
Filhos do Sol
O Farol

Ilhas das Bruxas é uma minissérie brasileira que foi produzida pela extinta Rede Manchete e exibida de 4 de março de 1991 a 28 de março de 1991. Primeira, e única minissérie escrita por Paulo Figueiredo, foi dirigida por Henrique Martins e Álvaro Fugulin e contou com o primeiro papel de galã de Irving São Paulo fora da Rede Globo.

A minissérie foi reprisada Três vezes. Na primeira, foi exibida de 6 de abril de 1992 a 1 de maio de 1992, em 23 capítulos, na segunda, de 21 de novembro de 1994 a 16 de dezembro de 1994, em 20 capítulos e na terceira, de 5 de maio de 2012 a 23 de junho de 2012 na página da Rede Manchete no Facebook. [1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Os mistérios de uma lenda na ilha de Santa Catarina, onde a herança herdada da colonização açoriana leva a população a render cultos às bruxas.

No ano de 1919, Pedro (irving São Paulo) é um jovem pescador noivo de Alice (Daniela Camargo), filha de Giuliano (Eduardo Conde) e Alma (Denise Del Vecchio), e neta da influente Ludovica (Miriam Pires). O noivado dele é alvo de inveja do jovem Washinghton (Nelson Freitas), filho do agricultor Geraldo (Umberto Magnani), o homem mais influente da cidade.

Mas Pedro é alvo de cobiça de uma força maior. Ele é alvo de Selena (Dedina Bernardelli), uma jovem bruxa que sai durante a noite, para enfeitiçá-lo e seduzi-lo. Mas Selena esconde um poderoso segredo, que faz com que ela fique intimamente ligada com Ludovica, a líder das bruxas da Ilha de Santa Catarina. Ludovica influencia Aquilina (Maria Helena Dias), Domingas (Desireé Vignolli) e Mariana (Ana Cecília Costa) e uma grande legião de mulheres revoltadas com a opressão masculina, que se reúnem na floresta para realizarem rituais pagãos e bruxarias para oprimirem os homens com seus feitiços.

Para rebater essa bruxaria, Ludovica tem que enfrentar o poder de Constância (Wanda Cosmo), uma bruxa do bem, e o Doutor Benzedor (Isaac Bardavid), que além de curandeiro da vila, é pai de Pedro.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Como várias minisséries da Manchete na época, Ilha das Bruxas teve muitas externas. Neste caso, o foco era mostrar a beleza rural da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis), onde a direção de arte teve um capricho em reconstruir um vilarejo da época de 1919.
  • O figurino das bruxas foi baseado em roupas antigas vinda da região de Açores, já que os açorianos ajudaram a colonizar a região de Florianópolis.
  • Notável a ausência de uma trilha sonora cantada já que as músicas incidentais se resumiam a cantos e gemidos de mulheres, o que dava um tom soturno à produção, condizente com a proposta da minissérie.
  • Foi reprisada de 6 de abril a 1 de maio de 1992, em 23 capítulos, de segunda a sábado às 19h30, e, também de 21 de novembro a 16 de dezembro de 1994, em 20 capítulos, de segunda a sexta-feira às 19h30.
  • A trama possui uma classificação indicativa de "Não recomendado para menores de 18 anos" raríssima na TV Brasileira.
  • A minissérie foi extremamente polêmica. Primeiro, pela temática obscura. Segundo, pelas cenas fortes.
  • Uma das cenas mais fortes é quando as bruxas sequestram um bebê e o matam durante um ritual de magia negra, bebendo o sangue dele.
  • Cenas de sexo bastante ousadas, além de pragas das bruxas envolvendo animais perigosos como cobras, aranhas e morcegos, deixaram a trama ainda mais pesada e assustadora.
  • Está disponível na íntegra no YouTube.