Tudo ou Nada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tudo ou Nada
Informação geral
Formato Telenovela
Criador(es) José Antônio de Souza
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Herval Rossano
David Grimberg
Lucas Bueno
Elenco Nuno Leal Maia
Renée de Vielmond
Carlos Alberto
ver mais
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Manchete
Transmissão original 15 de setembro de 1986 - 21 de março de 1987
N.º de episódios 161
Cronologia
Helena

Tudo ou Nada é uma telenovela brasileira exibida pela Rede Manchete entre 15 de setembro de 1986 e 21 de março de 1987, às 19h45.

Escrita por José Antônio de Souza, foi dirigida por Herval Rossano, David Grimberg e Lucas Bueno e teve 161 capítulos.

A telenovela marcou um lançamento duplo na Manchete: de um novo horário de telenovelas e de um novo autor. Seu texto foi comercializado para o mercado exterior, ganhando uma versão mexicana chamada Caminos cruzados, produzida pelo próprio Herval Rossano e exibida pela Televisa em 1995.

A telenovela foi reprisada no "Romance da Tarde" - sessão nos moldes do Vale a Pena Ver de Novo, da Rede Globo - entre 3 de agosto de 1987 e 11 de março de 1988, com 156 capítulos, de segunda a sexta-feira, em dois horários: 14h15 e 18h30. E também teve uma reprise compacta de 39 capítulos exibida entre 28 de setembro e 14 de novembro de 1992, de segunda a sábado, às 19h30.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Guadalupe (Elizângela) é a gata borralheira nascida e criada no bairro do subúrbio carioca de masmo nome, que um dia descobre a zona sul. Lá, passa a trabalhar como secretária na empresa onde o pai é contínuo. E, sem querer, acaba despertando uma grande paixão em César Augusto (Edwin Luisi), filho de seu patrão Ambrósio (Othon Bastos), que também se apaixona pela moça. Pai e filho passam a disputar o amor de Guadalupe, mas o filho acaba ganhando e casa com ela, mesmo contrariando sua mãe, Ema (Vanda Lacerda).

No dia do casamento, o casal viaja em lua-de-mel para o Chile e, no segundo dia, o noivo César sai para comprar cigarros e desaparece misteriosamente, gerando um clima de mistério e a busca de uma explicação para os fatos. A partir daí, desencadeia-se uma série de conflitos.

Elenco[editar | editar código-fonte]