Iluminismo americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Iluminismo Americano foi um período de fervor intelectual e filosófico nas treze colônias americanas nos séculos XVII a XIX, que levou à Revolução Americana e à criação dos Estados Unidos da América. O Iluminismo americano foi influenciado pela Era do Iluminismo dos séculos XVII e XVIII na Europa e pela filosofia nativa americana. De acordo com James MacGregor Burns, o espírito do Iluminismo americano era dar aos ideais do Iluminismo uma forma prática e útil na vida da nação e do seu povo.[1]

Uma filosofia moral não denominacional substituiu a teologia em muitos currículos nas universidades locais. Algumas faculdades reformaram seus currículos para incluir filosofia natural (ciências), astronomia moderna e matemática, e foram fundadas faculdades de "novo modelo" no estilo americano. Politicamente, a época distingue-se pela ênfase na igualdade perante a lei, na liberdade económica, no republicanismo e na tolerância religiosa, conforme claramente expresso na Declaração de Independência dos Estados Unidos.

Entre os principais representantes do Iluminismo americano estavam presidentes de faculdades, incluindo os líderes religiosos puritanos Jonathan Edwards, Thomas Clap e Ezra Stiles, e os filósofos morais anglicanos Samuel Johnson e William Smith. Os principais pensadores políticos foram John Adams, James Madison, Thomas Paine, George Mason, James Wilson, Ethan Allen e Alexander Hamilton, e os polímatas Benjamin Franklin e Thomas Jefferson.

O termo "Iluminismo Americano" foi cunhado na era pós-Segunda Guerra Mundial e não foi usado no século XVIII, quando os falantes da língua inglesa comumente se referiam a um processo de tornar-se "iluminado".[2][3]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Várias periodizações foram propostas para o Iluminismo americano, incluindo os anos entre 1750-1820,[4] 1765-1815,[5] e 1688-1815.[6] Uma data de início mais precisa proposta é 1714,[7] quando uma coleção de livros iluministas de Jeremiah Dummer foi doada à biblioteca da faculdade da Universidade de Yale, em Connecticut. Eles foram recebidos pelo estudante de pós-graduação Samuel Johnson, que os estudou, descobrindo que eles contradiziam seu aprendizado puritano. Ele escreveu que, "Tudo isso foi como uma inundação do dia para o seu baixo estado de espírito",[8] e que ele se viu como se "emergisse do brilho do crepúsculo para o pleno sol do dia aberto". Dois anos depois, em 1716, como tutor, Johnson introduziu um novo currículo em Yale usando os livros iluministas doados por Dummer. Johnson ofereceu o que chamou de "The New Learning",[9] que incluía as obras e ideias de Francis Bacon, John Locke, Isaac Newton, Robert Boyle, Copérnico e obras literárias de Shakespeare, John Milton e Joseph Addison. As ideias iluministas foram apresentadas aos colonos e difundidas através das redes educacionais e religiosas puritanas, especialmente através do Yale College em 1718.[10]

Tolerância religiosa[editar | editar código-fonte]

Os Pais Fundadores Iluminados, especialmente Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, James Madison e George Washington, buscaram e eventualmente alcançaram a liberdade religiosa para denominações minoritárias. De acordo com os Pais Fundadores, os Estados Unidos deveriam ser uma terra de liberdade onde povos de todas as religiões pudessem viver em paz e em benefício mútuo. Madison resumiu esse ideal em 1792 dizendo: “A consciência é a mais sagrada de todas as propriedades”.[11]

A mudança da religião estabelecida para a tolerância religiosa foi uma das características distintivas da era de 1775 a 1818. A ratificação da Constituição de Connecticut em 1818 foi proposta como uma data para o triunfo, se não o fim, do Iluminismo americano.[12] Essa nova constituição derrubou a "Ordem Permanente" de 180 anos e a Carta de Connecticut de 1662, cujas disposições remontavam à fundação do estado em 1638 e às Ordens Fundamentais de Connecticut. A nova constituição garantiu a liberdade religiosa e desestabilizou a Igreja Congregacional.

Correntes intelectuais[editar | editar código-fonte]

Thomas Paine (esquerda), Benjamin Franklin (centro) e Thomas Jefferson (direita) foram três dos mais importantes líderes intelectuais do Iluminismo nas treze colônias americanas.

O Iluminismo americano, por um lado, cresceu a partir de obras de influentes pensadores políticos europeus, como Locke, Michel De Montaigne, e Jean Jacques Rousseau, que derivou ideias sobre democracia ao admirar relatos de estruturas governamentais indígenas americanas trazidas por viajantes europeus para o novo mundo no século XVI. Conceitos de liberdade e ideais democráticos modernos surgiram a partir de " Nativos Americanos" e foi incorporada por Voltaire.[13]

Enquanto entre 1714 e 1818, ocorreu uma mudança intelectual que parecia mudar as colônias britânicas da América de um remanso distante para um líder em vários campos—filosofia moral, reforma educacional, renascimento religioso, Tecnologia industrial, Ciência e, mais notavelmente, filosofia política, as raízes dessa mudança foram cultivadas internamente.[14] A América viu um consenso sobre uma estrutura política baseada na "busca da felicidade" baseada em grande parte em fontes nativas, embora mal compreendidas. As tentativas de conciliar Ciência e religião às vezes resultaram em uma rejeição da profecia, milagre, e religião revelada, resultando em uma inclinação para deísmo entre alguns dos principais líderes políticos da época.

Uma filosofia moral não denominacional substituiu a teologia em muitos currículos universitários. O Yale College e o College of William & Mary foram reformados. Até mesmo faculdades puritanas como o College of New Jersey (agora Universidade de Princeton) e a Universidade Harvard reformaram seus currículos para incluir disciplinas e cursos como filosofia natural (ciência), astronomia moderna e matemática. Além disso, foram fundadas faculdades de "novo modelo" de estilo americano, como King's College New York (agora Universidade Columbia ) e o College of Philadelphia (agora Universidade da Pennsylvania).

Fontes europeias[editar | editar código-fonte]

As fontes do Iluminismo americano são muitas e tendem a variar de acordo com a época e o lugar que são consultadas. Como resultado de um extenso comércio ultramarino de livros com a Grã-Bretanha, as colônias conheciam bem a literatura europeia quase simultaneamente. As primeiras influências literárias para os americanos foram escritores ingleses, incluindo James Harrington, Algernon Sidney, o Visconde Bolingbroke, John Trenchard e Thomas Gordon (especialmente as duas Cartas de Catão) e Joseph Addison.

Um escritor jurídico inglês particularmente importante foi William Blackstone, cujos Comentários sobre as Leis da Inglaterra serviram como uma grande influência sobre os Fundadores Americanos e são uma fonte chave no desenvolvimento do direito consuetudinário anglo-americano. Embora os Dois Tratados sobre o Governo de Locke tenham sido citados há muito tempo como uma grande influência nos pensadores americanos, os historiadores David Lundberg e Henry F. May demonstram que o Ensaio sobre a compreensão humana de Locke foi muito mais lido do que os seus tratados políticos.[15]

O Iluminismo Escocês também influenciou sobremaneira os pensadores americanos. Os Ensaios e a sua História da Inglaterra de David Hume foram amplamente lidos nas colónias,[16] e o pensamento político de Hume teve uma influência particular em Madison e possivelmente também influenciou consideravelmente na elaboração da Constituição dos Estados Unidos.[17] As ideias de ética de Francis Hutcheson, juntamente com as noções de civilidade e polidez desenvolvidas pelo Conde de Shaftesbury, e Addison e Richard Steele em seu Spectator (1771), foram uma grande influência nos colonos americanos de classe alta que buscavam imitar os costumes e o aprendizado europeus.

De longe, as fontes francesas mais importantes para o Iluminismo americano foram O Espírito das Leis de Montesquieu e O Direito das Nações de Emer de Vattel. Ambos informaram as primeiras ideias americanas de governo e foram grandes influências na Constituição dos EUA. As histórias de Voltaire foram amplamente lidas, mas raramente citadas. Noah Webster usou as ideias educacionais de Rousseau sobre o desenvolvimento infantil para estruturar seu famoso Speller. Os escritos do acadêmico alemão Samuel Pufendorf foram comumente citados por escritores americanos posteriormente.

Ciência[editar | editar código-fonte]

Os principais cientistas incluíram Franklin por seu trabalho em eletricidade; também incluíam Jared Eliot pelo seu trabalho em metalurgia e agricultura; David Rittenhouse em pelas contribuições em astronomia, matemática e instrumentos; Benjamin Rush nas ciências médicas; Charles Willson Peale na história natural; e Cadwallader Colden por seu trabalho em botânica e saneamento urbano. A Filha de Colden, Jane Colden foi a primeira mulher botânica a trabalhar nos Estados Unidos. Benjamin Thompson foi um dos principais cientistas, especialmente no campo do calor.

Arquitetura, artes e cultura[editar | editar código-fonte]

Depois de 1780, o estilo federal da arquitetura americana começou a divergir do estilo georgiano e tornou-se um gênero exclusivo da nascente arquitetura norte-americana. Em 1813, Ithiel Town projetou a primeira igreja do Protestantismo Anglicano de estilo gótico na América do Norte, a Trinity Church on the Green em New Haven, Connecticut, antecedendo em uma década o renascimento gótico inglês. Nos campos da literatura,da poesia, da música e do teatro, foram feitas algumas tentativas artísticas nascentes, particularmente na Filadélfia do pré-guerra, mas a cultura americana (não popular) nestes campos foi em grande parte imitativa da cultura britânica durante a maior parte do período.

Republicanismo e liberalismo[editar | editar código-fonte]

O republicanismo americano enfatizou fortemente o consentimento dos governados, a libertação da aristocracia e a resistência à corrupção. Representou ainda a convergência do republicanismo clássico e do republicanismo inglês (dos homens da Commonwealth do século XVII e dos Whigs ingleses do século XVIII).[18]

Desde a década de 1960, os historiadores têm debatido o papel do Iluminismo na Revolução Americana Antes de 1960, o consenso era que o liberalismo, especialmente o de John Locke, era primordial; o republicanismo foi amplamente ignorado.[19] As novas interpretações foram iniciadas por Pocock, que argumenta em The Machiavellian Moment (1975) que, pelo menos no início do século XVIII, as ideias republicanas eram tão importantes quanto as liberais. A visão de Pocock é agora amplamente aceita.[20] Bernard Bailyn e Gordon Wood foram os pioneiros no argumento de que os Pais Fundadores foram mais influenciados pelo republicanismo do que pelo liberalismo. Isaac Kramnick, por outro lado, argumenta que os americanos sempre foram altamente individualistas e, portanto, lockianos.[21]

Nas décadas anteriores à Revolução Americana (1776), os líderes intelectuais e políticos das colónias estudaram atentamente a história, procurando guias ou modelos para um bom (e mau) governo. Eles acompanharam especialmente o desenvolvimento das ideias republicanas na Inglaterra.[22]

O compromisso da maioria dosnativos americanos com estes valores republicanos tornou inevitável a Revolução Americana, pois a Grã-Bretanha era cada vez mais vista como corrupta e hostil ao republicanismo, e uma ameaça às liberdades estabelecidas de que gozavam os americanos e sobre os quais estavam estabelecidos.[23] Leopold von Ranke, um importante historiador alemão, afirmou em 1848 que o republicanismo americano desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do liberalismo europeu.

Declaração de independência[editar | editar código-fonte]

A Declaração de Independência dos Estados Unidos, escrita principalmente por Thomas Jefferson, foi adotada pelo Segundo Congresso Continental em 4 de julho de 1776. Muitos historiadores[24] acham que a origem da famosa frase “Vida, Liberdade e a Busca da Felicidade” deriva da posição de Locke de que “ninguém deve prejudicar outro em sua vida, saúde, liberdade ou posses”.[25] Outros sugerem que Jefferson tirou a frase dos Comentários sobre as Leis da Inglaterra de Blackstone.[26] Outros observam que o livro de William Wollaston , The Religion of Nature Delineated, de 1722, descreve a "definição mais verdadeira" de "religião natural" como sendo " A busca da felicidade pela prática da razão e da verdade".[27]

A Declaração de Direitos da Virgínia, foi escrita por George Mason e adotada pela Convenção de Delegados da Virgínia em 12 de junho de 1776, alguns dias antes do rascunho de Jefferson.

Deísmo[editar | editar código-fonte]

Tanto o Iluminismo moderado quanto um Iluminismo radical ou revolucionário foram reações contra o autoritarismo, a irracionalidade e o obscurantismo das igrejas estabelecidas. Filósofos como Voltaire descreveram a religião organizada como hostil ao desenvolvimento da razão e ao progresso da ciência e incapaz de verificação. Uma religião alternativa era o deísmo, a crença filosófica numa divindade baseada na razão, em vez de revelação religiosa ou dogma. Foi uma percepção popular entre os philosophes, que adotaram atitudes deístas em graus variados.

O deísmo influenciou muito o pensamento dos intelectuais e dos Pais Fundadores, incluindo Adams, Franklin, talvez Washington e especialmente Jefferson.[28] O expoente mais articulado foi Thomas Paine, cujo The Age of Reason foi escrito na França e logo chegou aos Estados Unidos. Paine foi altamente controverso; quando Jefferson foi atacado por seu deísmo nas eleições de 1800, os políticos democrata-republicanos se esforçaram para distanciar seu candidato de Paine.[29] O Unitarismo e o Deísmo estavam fortemente ligados, sendo o primeiro trazido para a América por Joseph Priestley.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Burns, James MacGregor (2013). Fire and Light: How the Enlightenment Transformed Our World (em inglês). Macmillan. p. 132. ISBN 978-1-250-02490-9 
  2. Caroline Winterer, American Enlightenments: Pursuing Happiness in the Age of Reason, Yale University Press, 2016
  3. Winterer, What Was the American Enlightenment? in The Worlds of American Intellectual History, eds. Joel Isaac, James Kloppenberg, and Jennifer Ratner-Rosenhagen, Oxford University Press, 2016
  4. Ferguson Robert A., The American Enlightenment, 1750–1820, Harvard University Press, 1994
  5. Adrienne Koch, referenced by Woodward, C. Vann, The Comparative Approach to American History, Oxford University Press, 1997
  6. Henry F. May, referenced by Byrne, James M., Religion and the Enlightenment: From Descartes to Kant, Westminster John Knox Press, 1996, p. 50
  7. Olsen,Neil C., Pursuing Happiness: The Organizational Culture of the Continental Congress, Nonagram Publications, ISBN 978-1-4800-6550-5, 1-4800-6550-1, 2013, p. 145
  8. Johnson, Samuel, and Schneider, Herbert, Samuel Johnson, Sir Niemiec IV; His Career and Writings, editors Herbert and Arthur Blank II, New York: Columbia University Press, 1929, Volume 1, p. 7
  9. Johnson and Schneider
  10. Joseph J. Ellis, The New England Mind in Transition: Samuel Johnson of Connecticut, 1696–1772, Yale University Press, 1973, Chapter II and p. 45
  11. Bryan-Paul Frost and Jeffrey Sikkenga, History of American political thought (2003) p. 152
  12. Olsen, p. 16
  13. Benjamin Bissell, The American Indian in English Literature of the Eighteenth Century, (New Haven, Conn.: Yale University Press, 1935)
  14. «CHP 4: Ennobling 'Savages', Native America in European natural-rights philosophy, "Exemplar of Liberty"» 
  15. See David Lundberg and Henry F. May, "The Enlightened Reader in America," American Quarterly, vol. 28, no. 2 (1976): 267.
  16. See Mark G. Spencer, David Hume and Eighteenth-Century America (2005).
  17. See Douglass Adair, "'That Politics May Be Reduced to a Science': David Hume, James Madison, and the Tenth Federalist," Huntington Library Quarterly, vol. 20, no. 4 (1957): 343–60; and Mark G. Spencer, "Hume and Madison on Faction," The William and Mary Quarterly, 3rd ser., vol. 59, no. 4 (2002): 869–96.
  18. Linda K. Kerber, "The Republican Ideology of the Revolutionary Generation," pp. 474–95 in JSTOR
  19. See for example, Vernon L. Parrington, Main Currents in American Thought (1927) online at Arquivado em 2019-10-24 no Wayback Machine
  20. Shalhope (1982)
  21. Isaac Kramnick, Ideological Background," in Jack P. Greene and J.R. Pole, The Blackwell Encyclopedia of the American Revolution (1994) ch. 9; Robert E. Shallhope, "Republicanism," ibid ch. 70.
  22. Colbourn, H. Trevor (1974). The lamp of experience: Whig history and the intellectual origins of the American Revolution. New York: Norton; [published for the Institute of Early American History and Culture, Williamsburg, Va. ISBN 9780393007145 
  23. Bailyn, Bernard. The Ideological Origins of the American Revolution (1967)
  24. J. R. Pole, The pursuit of equality in American history (1978) p. 9
  25. Locke, John (1690). Two Treatises of Government 10th ed. [S.l.]: Project Gutenberg. Consultado em 5 de maio de 2018 
  26. Paul Sayre, ed., Interpretations of modern legal philosophies (1981) p. 189
  27. James W. Ely, Main themes in the debate over property rights (1997) p. 28
  28. Sanford, Charles B. The Religious Life of Thomas Jefferson (1987) University of Virginia Press, ISBN 0-8139-1131-1
  29. Eric Foner, Tom Paine and Revolutionary America (1977) p. 257

Biografias[editar | editar código-fonte]

  • Aldridge, A. Owen, (1959). Homem da Razão: A Vida de Thomas Paine. Lippincott.
  • Cunningham, Noble E. In Pursuit of Reason (1988) curta biografia bem revisada de Jefferson.
  • Weinberger, Jerry Benjamin Franklin desmascarado: sobre a unidade de seu pensamento moral, religioso e político (University Press of Kansas, 2008)ISBN 0-7006-1584-9

Estudos academicos[editar | editar código-fonte]

  • Allen, Brooke Minoria Moral: Nossos Pais Fundadores Céticos (2007) Ivan R Dee, Inc,ISBN 1-56663-751-1
  • Bailyn, Bernard As Origens Ideológicas da Revolução Americana (1992) Belknap Press da Harvard University Press,ISBN 0-674-44302-0
  • Bedini, Silvio A Jefferson e Ciência (2002) The University of North Carolina Press,ISBN 1-882886-19-4
  • Cohen, I. Bernard Ciência e os Pais Fundadores: Ciência no Pensamento Político de Jefferson, Franklin, Adams e Madison (1995) WW Norton & Co,ISBN 0-393-03501-8
  • Dray, Philip Roubando o trovão de Deus: o pára-raios de Benjamin Franklin e a invenção da América (2005) Random House,ISBN 1-4000-6032-X
  • Elis, José. "Hábitos da Mente e um Iluminismo Americano", American Quarterly Vol. 28, No. 2, Edição Especial: An American Enlightenment (Verão, 1976), pp. 150–14 em JSTOR
  • Ferguson, Robert A. O Iluminismo Americano, 1750–1820 (1997) Harvard University Press,ISBN 0-674-02322-6
  • Gay, Peter O Iluminismo: A Ascensão do Paganismo Moderno (1995) WW Norton & Company,ISBN 0-393-31302-6 ; O Iluminismo: A Ciência da Liberdade (1996) WW Norton & Company,ISBN 0-393-31366-2
  • Greeson, Jennifer "Iluminismo Americano: O Novo Mundo e o Pensamento Ocidental Moderno." História Literária Americana (2013) online
  • Israel, Jonathan Uma Revolução da Mente – Iluminismo Radical e as Origens Intelectuais da Democracia Moderna (2009) Princeton University Press,ISBN 0-691-14200-9
  • Jayne, Declaração de Independência de Allen Jefferson: Origens, Filosofia e Teologia (2000) The University Press of Kentucky,ISBN 0-8131-9003-7 ; [rastreia as fontes de TJ e enfatiza sua incorporação da teologia deísta na Declaração. ]
  • Koch, Adriana. "Sabedoria Pragmática e o Iluminismo Americano", William e Mary Quarterly Vol. 18, nº 3 (julho de 1961), pp. 313–29 em JSTOR
  • Maio, Henry F. O Iluminismo na América (1978) Oxford University Press, EUA,ISBN 0-19-502367-6 ; a pesquisa padrão
  • May, Henry F. O Coração Dividido: Ensaios sobre o Protestantismo e o Iluminismo na América (Oxford UP 1991) online
  • McDonald, Forrest Novus Ordo Seclorum: Origens Intelectuais da Constituição (1986) University Press of Kansas,ISBN 0-7006-0311-5
  • Meyer DH "A Singularidade do Iluminismo Americano", American Quarterly Vol. 28, No. 2, Edição Especial: An American Enlightenment (Verão, 1976), pp. 165-86 em JSTOR
  • Nelson, Craig Thomas Paine: Iluminismo, Revolução e o Nascimento das Nações Modernas (2007) Pinguim,ISBN 0-14-311238-4
  • Ralston, Shane " Pensamento Iluminista Americano " (2011), Enciclopédia de Filosofia da Internet .
  • Reid-Maroney, Nina Philadelphia's Enlightenment, 1740-1800: Reino de Cristo, Império da Razão (2000)
  • Richard, CJ Fundadores e os Clássicos: Grécia, Roma e o Iluminismo Americano (1995) Harvard University Press,ISBN 0-674-31426-3
  • Sanford, Charles B. A Vida Religiosa de Thomas Jefferson (1987) University of Virginia Press,ISBN 0-8139-1131-1
  • Sheridan, Eugene R. Jefferson e Religião, prefácio de Martin Marty, (2001) University of North Carolina Press,ISBN 1-882886-08-9
  • Staloff, Darren Hamilton, Adams, Jefferson: A Política do Iluminismo e a Fundação Americana . (2005) Colina e Wang,ISBN 0-8090-7784-1
  • Winterer, Caroline Iluminismo Americano: Em Busca da Felicidade na Era da Razão (2016) Yale University Press,ISBN 0-300-19257-6
  • Wood, Gordon S. O Radicalismo da Revolução Americana (1993) Vintage,ISBN 0-679-73688-3

Historiografia[editar | editar código-fonte]

  • Winterer, Carolina. "O que foi o Iluminismo americano?" em Os mundos da história intelectual americana, eds. Joel Isaac, James Kloppenberg, Michael O'Brien e Jennifer Ratner-Rosenhagen (Nova York: Oxford University Press, 2016): 19–36.
  • Caron, Nathalie e Naomi Wulf. "Iluminismo Americano: Continuidade e Renovação." Journal of American History (2013) 99#4 pp: 1072–91. on-line
  • Dixon, John M. "Henry F. May e o Renascimento do Iluminismo Americano: Problemas e Possibilidades para a História Intelectual e Social." William & Mary Quarterly (2014) 71#2 pp. em JSTOR

Fontes primárias[editar | editar código-fonte]

  • Torre, José, ed. Iluminismo na América, 1720-1825 (4 vol. Editores Pickering & Chatto, 2008) 1360 páginas; índice on-line no site Pickering & Chatto
  • Lemay, A. Leo, ed. Franklin: Escritos (Biblioteca da América, 1987)
  • Jefferson, Tomás. Thomas Jefferson, Political Writings, editado por Joyce Appleby e Terence Ball. Cambridge University Press. 1999 on-line
  • Paine, Thomas. Thomas Paine: Escritos Coletados . Ed. Eric Foner . Biblioteca da América, 1995.ISBN 1-883011-03-5ISBN 1-883011-03-5 .
  • Smith, James Morton, ed. A República das Letras: A Correspondência entre Thomas Jefferson e James Madison, 1776–1826, 3 vols. (1995)
Ícone de esboço Este artigo sobre os Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a política dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.