Iluminismo Escocês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
David Hume e Adam Smith na Scottish National Portrait Gallery.

O Iluminismo Escocês (em inglês: Scottish Enlightenment) refere-se ao período, no século XVIII, Escócia, caracterizado por um grande aparecimento de intelectuais e obras científicas, rivalizando com qualquer outra nação, em qualquer momento da história. O que tornou ainda mais notável foi que ela teve lugar num país que estava entre os mais pobres e era considerado um dos mais atrasados da Europa Ocidental, antes dessa data.

Ao contrário de sua contraparte continental, a versão escocesa do iluminismo não se opunha aos valores do cristianismo nem à religiosidade como um todo.

Importantes intelectuais associados ao Iluminismo escocês foram, entre outros: Francis Hutcheson, David Hume, Adam Smith[1], Thomas Reid, Robert Burns, Adam Ferguson, e James Hutton.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

União com a Inglaterra em 1707 significou o fim do Parlamento escocês e o autogoverno autônomo. Os parlamentares, políticos e aristocratas se mudaram para Londres. A lei escocesa, no entanto, foi totalmente separada da lei inglesa, de modo que as cortes de direito civil, advogados e juristas ficaram para trás, em Edimburgo. A sede e a liderança da Igreja Presbiteriana também se manteve, assim como as universidades e os estabelecimentos médicos. Os advogados e os teólogos, em conjunto com os professores, intelectuais, os médicos, cientistas e arquitetos formaram uma nova elite de classe média que dominou Escócia urbana e facilitou o Iluminismo escocês.[2][3]

Referências

  1. Recent Engagements with Adam Smith and the Scottish Enlightenment
  2. Alexander Broadie, The Scottish Enlightenment (1997) p. 10.
  3. Michael Lynch, ed., Oxford Companion to Scottish History (2001) pp. 133-137.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.