Literatura Heikalot e Merkavá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Literatura dos Palácios e Carruagem (em hebraico: ספרות ההיכלות והמרכבה) é um nome que abrange cerca de 25 trabalhos místicos que se acredita terem sidos compostos entre o século II ao V na Terra de Israel. Essa é a datação habitual; Mas, embora a tradição sobre o assunto seja realmente antiga, as composições escritas foram feitas a partir do século VII ao VIII.[1]

Muitos dos motivos da Cabalá posterior são baseados nos textos Heikalot, e a própria literatura Heikalot é baseada em fontes anteriores, incluindo tradições sobre as ascensões celestes de Hanok encontradas entre os Manuscritos do Mar Morto e a pseudepígrafe da Bíblia Hebraica.[2]

Seus nomes[editar | editar código-fonte]

Os trabalhos são chamados por este nome porque em muitos deles o termo Palácios aparece como: "Pirkei Heikalot Rabbati", "Heikalot Zutartei" ou Carruagem como: "Merkavá Rabbá" e "Maasé Merkavá".[3]

Visão de Ezequiel por Matthäus Merian (1593-1650).

Esta literatura lida com a ascensão mística para o Mundo Superior, e sua descrição é geralmente através de - poesias, hinos e orações - da estrutura dos mundos superiores, da carruagem e dos anjos e suas fileiras (Angelologia).[4][5]

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Normalmente, as conexões são divididas em três grupos:

  • Primeiro grupo - Conexões que lidam com o ato da criação (Bereshit), o caminho da criação dos mundos superiores, a carruagem e os anjos e a criação do mundo após a Criação. Um dos trabalhos mais proeminentes deste grupo é "Baraita Dakah Bereshit".
  • Segundo grupo - Conexões mágicas. A maioria dos ensaios neste grupo é conhecer os nomes dos anjos e seus papéis, nomes de anjos jurando para e bam, métodos de uso em poções, poções e através de outra pessoa física para trazer benefício tanto para benefício nacional e benefício privado.

As composições mais proeminentes deste grupo são Sefer HaRazim, Harva Damesh e Havdalá pelo rabino Aquiba.

  • Terceiro grupo - O Livro da Criação sozinho, que não tem paralelo em qualquer literatura mística da época. A essência deste livro descreve a criação do mundo e sua liderança como a função das letras do alfabeto. A partir da Idade Média, este livro tornou-se um dos pilares do pensamento judaico.

Literatura rabínica e a literatura Heikalot possuem uma grande afinidade e complementaridade.[nota 1][6] Apesar de suas diferenças entre eles na Mishná Haggigá, capítulo II,[7] apresenta as proibições e restrições requeridas para para expor o ato de criação (Bereshit) e a carruagem (Merkavá). O Talmud elabora a questão sobre essa Mishná e traz a história (para muitos e para outros lenda) "Os quatro que entraram no pomar".

As principais figuras do círculo de descendentes da Merkavá são: o rabbi Yshmael ben HaKohen Gadol, o rabino Aquiba e o rabino Nehunya ben Hakanah.

O rabbi Nehunya ben Hakanah e o círculo dos descendentes da Merkavá desenvolveram-se como uma seita com uma inclinação sectária e elitista, mas não como outras seitas na história que exigiam de si mesmas isenções halakicas e o abandono do jugo das mitzvot, o círculo dos descendentes da Merkavá os receberam com mais rigor, gramática e pureza.

Efeitos posteriores desta literatura pode ser encontrados: no círculo Hassídico Ashkenazi, no rabbi Abraham Abulafia, no rabbi Shlomo Ibn Gabirol em seu poema "Keter Malkut", no rabbi Yehuda HaLevi, no rebbe Baal Shem Tov e muito mais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. A literatura Heikalot é pós-rabínica, e não uma literatura dos rabinos, mas uma vez que procura manter-se em continuidade com a literatura rabínica, com freqüência uma Pseudepigrafia.

Referências

  1. Elior, Rachel. «A literatura do Heikalot e do Merkavá (Em hebraico)» (PDF). Israel. Consultado em 4 de Abril de 2018 
  2. Scholem, Gershom, Jewish Gnosticism, Merkabah Mysticism, and the Talmudic Tradition, 1965.
  3. Schäfer, Peter (1992). O Deus oculto e manifesto: alguns temas principais no misticismo judaico primitivo. [S.l.: s.n.] p. 7. ISBN 9780791410448 
  4. «Anjo (judaísmo)». Wikipédia, a enciclopédia livre. 3 de abril de 2018 
  5. «Shemhamphorasch». Wikipédia, a enciclopédia livre. 3 de abril de 2018 
  6. Judaísmo na Antiguidade tardia: Volume 1 - p. 36 Jacob Neusner, Alan Jeffery Avery-Peck, Bruce Chilton - 2001 "A literatura Heikalot "não é uma literatura dos rabinos, mas procura manter-se em continuidade com a literatura rabínica" (p. 293); essa literatura é profundamente pseudepigráfica e, como tal, pós-rabínica."
  7. «Mishná Haggigá 2:1». www.sefaria.org. Consultado em 5 de abril de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]