Lockheed Corporation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para Lockheed Corporation, veja Lockheed.


Lockheed Corporation
L-1011 TriStar, aeronave comercial de fuselagem larga da Lockheed Corporation.
Indústria Aeroespacial
Fundação 1912
Destino Fusão com a Martin Marietta
Sede Burbank, Califórnia,  Estados Unidos

A Lockheed Corporation foi uma companhia norte-americana aeroespacial, fundada em 1932 pelos irmãos Allan e Malcolm Loughhead, quatro anos depois de sua antecessora ter falido, e que se fundiu com a Martin Marietta em 1995, surgindo, assim, a Lockheed Martin. As matrizes da companhia estavam em Bethesda.

A companhia tinha quatro divisões, onde as sedes ficavam em diferentes localidades dos Estados Unidos:[1] a divisão aeronáutica, a de mísseis, espacial e eletrônica, a martírima e a de sistemas de informação. A companhia produziu aviões comerciais e militares, além de helicópteros e mísseis. Também produziu e monotrilhos em parceria com a Kawasaki Heavy Industries.

História[editar | editar código-fonte]

A companhia foi fundada em 1912 com o nome de Alco Hydro-Aeroplane Company, em 1916 mudou o nome para Loughead Aircraft Manufacturing Company, em 1929 vira uma subsidiária da Detroit Aircraft, em 1932, após a falência da Detroit Robert E. Gross toma o controle da companhia e muda seu nome para Lockheed Aircraft Corporation.

Alguns aviões da Lockheed famosos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Francillon 1987, pp. 47–49.
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.