Praia de Piatã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Praia de Piatã (Salvador))
Praia de Piatã
Localização
Coordenadas
Banhado por
Localização
Descrição
Tipo de praia
oceânica
Banhada por
Funcionamento
Acesso público
Mapa

A praia de Piatã é uma praia de Salvador, na Bahia, no Brasil. Possui uma forma que se assemelha à de uma enseada, terminando em uma pequena península rochosa.

Costuma ser frequentada tanto por soteropolitanos quanto por turistas, a praia costuma estar sempre cheia. Banhistas vivenciam a presença de um grande número de surfistas, que passaram a utilizar esta praia para a prática do esporte, além da praia próxima, a de Jaguaribe (que fica na foz do rio de mesmo nome)[1][2].

Pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU), é considerada área de proteção cultural e paisagística[3].

Era conhecida como "Praia de São Tomé" devido a uma lenda sobre a aparição do santo[4].

Na praia, encontra-se o "Parque dos Coqueiros de Piatã", um coqueiral implantado como parte da urbanização da cidade e próximo ao parque da praia do Corsário, às margens da Avenida Otávio Mangabeira[5].

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Piatã" é um nome com origem na língua tupi: significa "pé duro", através da junção dos termos py (pé) e atã (duro)[6][7].

Outra versão aponta para o significado de "o persistente, o obstinado". E tal nome originou-se da fábrica de óleo de coco instalada no bairro[8].

Referências