Racing Club Amazonense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Racing
Nome Racing Club Amazonense
Principal rival Brasil
Manaos Athletic
Fundação 13 de maio de 1906 (113 anos)
Extinção 1912
Localização Manaus, Amazonas
Presidente José Conduru Pacheco
editar

Racing Club Amazonense foi uma agremiação esportiva da cidade de Manaus, Amazonas. [1]

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 13 de maio de 1906, o Racing foi o primeiro clube de futebol do Amazonas.[2][3] O clube foi fundado em Manaus pelo maranhense José Conduru Pacheco que conheceu o futebol em uma viagem que fizera a Belém.[1] Sua sede ficava na Rua Saldanha Marinho n.62, e mandava seus jogos na praça Floriano Peixoto,no bairro da Cachoeirinha.

Desde os primeiros anos do século XX que o futebol já era praticado em Manaus por membros da colônia inglesa,mas ainda não existia na cidade um clube constituído para sua prática.Coube então ao jovem maranhense,junto com amigos,tomar essa iniciativa e inaugurar sua pioneira agremiação.

As cores do Racing eram o preto e branco e seus principais rivais foram as equipes do Sport Manáos,Brasil e Manáos Athletic.Foi extinto no início de 1912,porém já tinha ajudado a divulgar e impulsionar o futebol entre os amazonenses.

Referências

  1. a b Gerson Rodrigues Magalhães. «Racing/AM». Futebol Nacional. Consultado em 9 de junho de 2019 
  2. Sérgio Mello. «Racing Club Amazonense: 1º Clube de Futebol do Amazonas». História do Futebol. Consultado em 9 de junho de 2019 
  3. «Racing Club Amazonense». Manaos. Jornal do Commercio (01196): 2. 24 de outubro de 1907 
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.