Rancho Alegre (programa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Rancho Alegre foi um programa de humor brasileiro transmitido pela Rádio Tupi de São Paulo entre 1946 e 1950. O programa era dirigido por Cassiano Gabus Mendes e estrelado por Mazzaropi, indo ao ar ao vivo do auditório da rádio no bairro paulistano do Sumaré[1].

Em 18 de setembro de 1950, deu-se a inauguração da primeira emissora de televisão do Brasil, a TV Tupi de São Paulo e na quarta-feira 20 de setembro de 1950, dois dias depois," Rancho Alegre" estreou, sendo o primeiro programa humorístico da televisão brasileira . Alguns anos depois, o apresentador Abelardo Barbosa (Chacrinha) faria uma série infanto-juvenil, em estilo faroeste, intitulada "Rancho do Mister Chacrinha", em que o apresentador interpretava o papel de Xerife. Muitos confundem a série infantil do Chacrinha com o programa humorístico de Mazzaropi. Ambos os programas foram exibidos pela TV Tupi. Rancho Alegre foi o primeiro programa da TV brasileira a ter patrocinador, a Philco. [2].

Rancho Alegre foi o primeiro programa humorístico da televisão brasileira, marcado por muita improvisação e o cenário muito simples. Alguns dias depois da estreia, Mazzaropi convida os atores Geny Prado e João Restiffe para se juntarem ao elenco. O programa durou por mais quase quatro anos, sendo extinto em 1954, mas deixou sua marca no humor feito na televisão. Alguns anos depois, Mazzaropi faria o mesmo programa na TV Excelsior, com o título de "Mazzaro...Piadas".[3].

Referências

  1. Museu Mazzaropi: Mazzaropi quadro a quadro
  2. NASSIFE, Eduardo e MONTEIRO, Denilson (2014). Chacrinha: a Biografia. [S.l.]: Casa da Palavra. 368 páginas. 8577345092 
  3. Mazzaropi, símbolo da cultura caipira, por Mônica Miliatti e Natália Petrosky.
Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.