Taijutsu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Taijitsu)

Origem do Taijutsu[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Sem título-1apo.jpg

Taijutsu (体術 - pron.:Tai-Djítsú) é o nome dado para o sistema de combate desarmado originalmente criado no Japão, pela elite dos guerreiros do Clã Minamoto ao final do período Heian (794-1185) e praticado em relativo sigilo, até por volta do início do período Meiji (1868 - 1912).

A palavra Taijutsu é composto por dois ideogramas japoneses, chamados de Kanji:

体: Tai / Karada (corpo)[editar | editar código-fonte]

術: Jutsu / Jïtsu (técnica / habilidade)[editar | editar código-fonte]

No Japão, é o termo dado ao sistema para combate e defesa pessoal, utilizado pelos guerreiros (Bushi), em situações específicas: ou quando não se poderia fazer uso de armas, ou quando não se dispunha imediatamente dos mesmos.

Taijutsu no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, como descendente oficial na técnica japonesa de combate há apenas o sistema Hakushin Taijutsu , desenvolvido pelo Shihan Jóji Enomóto, PhD., com base nos ensinamentos de seu sensei e avô, Sensei Hanaki Kazuyoshi e amplamente difundido na cidade de São Paulo/ SP, desde o início dos anos 90.

Hakushin Taijutsu é a síntese criada pelo Shihan Franco Jóji Enomóto, Escritor e PhD. em Medicina Oriental e Acupuntura, com base nos ensinamentos de seu Avô, o Sensei Hanaki Kazuyoshi.

Prática do Taijutsu no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o Hakushin Taijutsu foi colocado a prova e adotado pela Classe Especial da Polícia Civil de São Paulo (Dr. Taniguchi Mitsuyuki), pela Tropa de Elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo (2005 à 2015) na:

- ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar);

- GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais);

- COE (Comando de Ações Especiais);

- BPChq (Batalhão de Choque da Polícia Militar);

*Nota: se procura a arte taijutsu mostrada no anime Naruto, veja em Taijutsu (Naruto).