Takis Fotopoulos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Takis Fotopoulos
Nascimento 14 de outubro de 1940 (73 anos)
Quios,  Grécia
Influências
Escola/tradição Fundador do projeto de Democracia Inclusiva
Principais interesses Filosofia política, Economia política, Relações Internacionais, Movimentos Sociais.
Ideias notáveis Democracia Inclusiva, a atual crise multi-dimensional, a elite transnacional e sua Guerra contra o Terrorismo, crítica de políticas de Esquerda

Takis Fotopoulos (em grego: Τάκης Φωτόπουλος; Quios, 14 de outubro de 1940) é um filósofo político e economista grego que fundou o movimento pela Democracia Inclusiva. Notabilizou-se por sua síntese da democracia clássica com o socialismo libertário e as correntes radicais nos novos movimentos sociais. Foi um acadêmico, e escreveu vários livros e mais de 800 artigos que foram publicados em várias línguas. É o editor do The International Journal of Inclusive Democracy (que sucedeu Democracy & Nature) e autor de Towards An Inclusive Democracy em que os fundamentos do projeto de Democracia Inclusiva foram lançados.[1] Fotopoulos é Grego e vive em Londres.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Quios e sua família mudou-se para Atenas logo depois. Após graduar-se em Economia & Ciência Política, bem como em Direito pela Universidade de Atenas, mudou-se para Londres em 1966 para fazer pós-graduação na London School of Economics, com uma bolsa de estudos da Universidade de Atenas. Foi um estudante sindicalista e ativista em Atenas e em seguida um ativista político em Londres, tomando parte ativamente do movimento estudantil de 1968 em Londres, bem como nas organizações da Esquerda revolucionária grega durante a luta contra a junta militar na Grécia (1967-74).

Vida acadêmica[editar | editar código-fonte]

Foi Conferencista Senior em Economia na Polytechnic of North London por mais de vinte anos até que começou a editar o periódico Society & Nature, mais tarde Democracy & Nature e subsequentemente o eletrônico International Journal of Inclusive Democracy. Também é colunista do Eleftherotypia, um dos jornais de maior circulação na Grécia.[3] [4]

Democracia Inclusiva[editar | editar código-fonte]

Takis Fotopoulos desenvolveu o projeto político da Democracia Inclusiva em 1997 (uma exposição pode ser encontrada em Towards An Inclusive Democracy). O primeiro número de Society & Nature declarou que:

"nossa ambição é iniciar um diálogo urgentemente necessário sobre a questão crucial do desenvolvimento de um novo projeto social libertário, em um momento da História em que a Esquerda abandonou este tradicional papel."[5]

e especificou que o novo projeto deveria ser visto como o resultado de uma síntese das tradições democráticas, socialistas libertárias e radicais Verdes.[6] Desde então, seguiu-se um diálogo nas páginas do periódico, em que tomaram parte socialistas libertários como Cornelius Castoriadis, ecologistas sociais como Murray Bookchin, e ativistas Verdes e acadêmicos como Steven Best.

O ponto de partida para o trabalho de Fotopoulos é que o mundo enfrenta uma crise multi-dimensional (econômica, ecológica, social, cultural e política) que é causada pela concentração de poder pelas elites, como resultado da economia de mercado, democracia representativa e formas relacionadas de estrutura hierárquica. Uma Democracia Inclusiva, que envolve a distribuição igualitária de poder em todos os níveis é vista não como iuma utopia (no sentido negativo da palavra) ou uma "visão" mas talvez como a única saída da atual crise, com tendências da sua criação manisfestando-se hoje em várias partes do mundo. Fotopoulos é a favor do abolicionismo de mercado, embora ele próprio não se identifique como um abolicionista de mercado como tal porque considera a abolição do mercado como um aspecto da Democracia Inclusiva que refere-se somente a seu componente de Democracia Econômica. Ele propõe um modelo de democracia econômica para uma economia sem estado, sem mercado e sem moeda mas considera que o componente da democracia econômica é igualmente significante para os outros componentes da ID, i.e. Democracia Política ou direta, Democracia Ecológica e Democracia no Campo Social.

Obras[editar | editar código-fonte]

Obras principais[editar | editar código-fonte]

Livros publicados na Grécia[editar | editar código-fonte]

Contribuições a outros livros[editar | editar código-fonte]

Vídeos[editar | editar código-fonte]

  • Palestra de Takis Fotopoulos sobre a Crise Multidimensional e Democracia Inclusiva, Oxford University, November 2008. Google-video em 3 partes. Parte 1 (talk), parte 2 (talk/discussão), parte 3 (discussão).
  • Entrevista de Takis Fotopoulos a Oliver Ressler sobre Democracia Inclusiva. Esta é uma entrevista com Takis Fotopoulos obtida por Oliver Ressler para sua série em vídeo "Alternative Economics, Alternative Societies" em 19 de Julho de 2003, sobre o projeto de Democracia Inclusiva. Legendas em Inglês e Grego estão disponíveis. Neste vídeo, Fotopoulos discute os componentes da Democracia Inclusiva: Político, Econômico, democracia a nível Social e democracia Ecológica. Ele também oferece uma análise detalhada do modelo econômico proposto pela DI para uma economia sem mercado e sem moeda. Finalmente, ele refere-se á estratégia de transição para a transformação para uma sociedade autônoma, para uma Democracia Inclusiva.
  • Uma palestra dada por Takis Fotopoulos na University of Vermont (USA) em 1996, seguida por uma discussão na qual Murray Bookchin, Dan Chodorkoff e outros tomam parte. Google Video em 3 partes: Parte 1, Parte 2, Parte 3.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Leituras adicionais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fotopoulos bio @ Continuum’s website
  2. Takis Fotopoulos bio @ eipcp’s (European Institute for Progressive Cultural Policies) website.
  3. Takis Fotopoulos bio @ eipcp’s (European Institute for Progressive Cultural Policies) website
  4. Takis Fotopoulos bio @ Continuum’s website
  5. Editorial
  6. Our Aims @ Society and Nature/Democracy and Nature's website

Ligações externas[editar | editar código-fonte]