Uretrite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Uretrite significa inflamação da uretra. As causas podem ser variadas, contando-se contudo entre as mais frequentes as infeções.

As uretrites mais comuns são as infecciosas sexualmente transmissíveis, ou seja aquelas que são transmitidas durante relações sexuais.

Sintomas[editar | editar código-fonte]

Nos homens, a uretrite em geral começa com uma secreção purulenta da uretra, quando a causa é o microrganismo gonococo, ou com um exsudato mucoso quando se trata de outros microrganismos. Outros sintomas de uretrite são dor durante a micção e uma frequente e urgente necessidade de urinar. Uma infeção da vagina pode provocar dor durante a micção à medida que a urina, que é ácida, passa por cima dos lábios inflamados.

Diagnóstico e tratamento[editar | editar código-fonte]

O diagnóstico de uretrite em geral faz-se considerando apenas os sintomas. Colhe-se uma amostra (zaragatoa e esfregaço uretral) da supuração, se existir, e envia-se para o laboratório para análise, a fim de identificar o organismo infeccioso. O tratamento depende da causa da infeção. Caso se trate de uma infeção bacteriana, administram-se antibióticos. Uma infeção causada pelo vírus do herpes simples pode ser tratada com um medicamento antiviral, como o aciclovir.


Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.