Wikipédia:Detalhes demais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Ao ver uma seção ou subseção dentro de um artigo, editores muitas vezes tentam expandi-la, especialmente se tais seções ou subseções forem curtas. No entanto, há momentos em que os editores adicionam um ou mais dos seguintes itens a esses artigos:

  • Detalhes excessivos;
  • Conteúdo irrelevante melhor posicionado em um artigo diferente;
  • Conteúdo trivial.

Antes de inserir o novo material, deve-se considerar o significado de suas adições. É algo que o tópico é amplamente conhecido? Qual é a sua conexão com a notabilidade do tópico? Qualquer detalhe indiscriminado deve ser removido. Os leitores podem perder o interesse quando uma parte de um artigo entra em muitos detalhes sobre um aspecto específico. Outras vezes, os leitores podem questionar como tantos detalhes sobre algo são importantes para o tópico. A Wikipédia não deve ser uma coleção de todos os fatos sobre um assunto.

Equilíbrio[editar código-fonte]

Defensores da adição de muitos detalhes podem argumentar que todos esses detalhes são obtidos de fonte fiável. Mesmo que os detalhes possam ser obtidos de forma confiável, não se deve perder de vista a necessidade de equilíbrio. Em um artigo sobre um ator famoso, cada detalhe sobre sua cerimônia de casamento (quem compareceu, o tipo de aliança, etc.) pode ser excessivo, já que o artigo deve se concentrar em suas realizações como ator. Por outro lado, se houver um artigo inteiro sobre essa cerimônia de casamento, o detalhe pode ser apropriado lá.