Platyhelminthes: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Önni (discussão | contribs)
m
Linha 18: Linha 18:
|clado1 = [[Bilateria]]}}
|clado1 = [[Bilateria]]}}
{{wikispecies|Platyhelminthes}}
{{wikispecies|Platyhelminthes}}
'''Platelmintos '''são animais do filo '''Platyhelminthes''' (do grego ''platy'', achatado + ''helmins'', verme), pertencentes ao reino [[Animalia]]. São considerados vermes, tais como são considerados os integrantes dos filos [[Nematelmintos]] e [[Anelídeos]].
'''Platelmintos ''' (''Platyhelminthes'' do [[língua grega|grego]] πλατύ, ''platy'', que significa "achatado" e ἕλμινς, ''helminth-'', que significa "verme"),<ref name="Ehlers1995">{{Cite journal | last1 = Ehlers | first1 = U. | last2 = Sopott-Ehlers | first2 = B. | doi = 10.1007/BF00036354 | title = Plathelminthes or Platyhelminthes? | journal = Hydrobiologia | volume = 305 | pages = 1 | year = 1995 }}</ref> constituem um [[filo]] de [[bilateria|bilaterios]] invertebrados [[Segmentação (biologia)|não-segmentados]] e [[protostómios]] e corpo mole e relativamente simples. São considerados vermes, tais como são considerados os integrantes dos filos [[Nematelmintos]] e [[Anelídeos]].


O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a [[epiderme]] uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por [[músculo]]s circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, [[locomoção]] e como [[esqueleto]].
O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a [[epiderme]] uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por [[músculo]]s circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, [[locomoção]] e como [[esqueleto]].

Revisão das 15h52min de 20 de outubro de 2015

Como ler uma infocaixa de taxonomiaPlatyhelminthos
Esquema de cabeça de céstode
Esquema de cabeça de céstode
Classificação científica
Reino: Animalia
Sub-reino: Eumetazoa
Superfilo: Platyzoa
Filo: Platyhelminthes
Gegenbaur, 1859
Clado: Bilateria
Classes
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Platyhelminthes

Platelmintos (Platyhelminthes do grego πλατύ, platy, que significa "achatado" e ἕλμινς, helminth-, que significa "verme"),[1] constituem um filo de bilaterios invertebrados não-segmentados e protostómios e corpo mole e relativamente simples. São considerados vermes, tais como são considerados os integrantes dos filos Nematelmintos e Anelídeos.

O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculos circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto.

Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cílios, relacionados com a locomoção. Já nos parasitas, há a cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.

Esses vermes são triblásticos , acelomados. Como consequência disso, não formam completamente alguns sistemas (respiratório, digestório). Outra consequência é a sua forma achatada. Suas células têm que ficar próximas ao meio externo (para respirar) e próximas ao intestino (para obter nutrientes).

Medindo desde alguns milímetros até metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus. Alguns nem tubo digestório têm e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro.

Entre os muitos exemplos de platelmintos, os principais são as planárias, tênias e os esquistossomos.

Sistema digestivo

Possui apenas uma abertura em todo o sistema, portanto é incompleto. Constitui-se por boca, faringe e intestino ramificado que termina em fundo cego. Os cestóides (endoparasitas, como a tênia) não possuem sistema digestivo. A digestão é extra e intracelular.

Sistema nervoso

São os primeiros animais com um sistema nervoso central que é formado por um anel nervoso, ligados a cordões longitudinais ou por um par de gânglios cerebroides dos quais partem filetes nervosos laterais que percorrem todo o corpo, emitindo ramificações. Isso permite uma melhor coordenação do sistema muscular, bem desenvolvido, o que disciplina os movimentos do animal e lhe dá mais orientação.

Sistema excretor

A excreção é feita através dos protonefrídeos que possuem células terminais multiciliadas denominadas de células-flama (ou solenócitos). Estruturas típicas dos platelmintes, as células-flama eliminam os excretas para dentro de ductos anastomosados, e por vezes ciliados, que eventualmente abrem-se para o exterior por um ou mais poros.

São amoniotélicos, isto é, excretam amônia e não ureia como os mamíferos.

Sistema circulatório e sistema respiratório

Os platelmintos, assim como os outros filos já estudados anteriormente, não possuem sistemas ou órgãos especializados em trocas gasosas ou respiração. Gás oxigênio e gás carbônico, são eliminados e absorvidos pela pele, através do processo de difusão facilitada.

Sistema reprodutor

Geralmente são hermafroditas (podendo ou não fazer a autofecundação) sendo que alguns se reproduzem por partenogênese.

Nos turbelários e trematódeos monogenéticos, o desenvolvimento é direto. Já nos digenéticos e cestoides é indireto. Os platelmintes de menor porte podem se dividir por fissão(também chamada de bipartição). As planárias sofrem fissão longitudinal, e cada metade se regenera e forma uma nova planária. Trata-se de uma forma de reprodução assexuada. Os platelmintos também podem realizar reprodução sexuada. Novamente como exemplo as planárias, elas se unem e trocam sêmens masculinos podendo assim fecundar (fecundação cruzada).

Subdivisões

O filo Platyhelminthes divide-se nas seguintes classes:[2]

Doenças causadas por platelmintos

Referências

  1. Ehlers, U.; Sopott-Ehlers, B. (1995). «Plathelminthes or Platyhelminthes?». Hydrobiologia. 305. 1 páginas. doi:10.1007/BF00036354 
  2. «Filo Platelmintos». Portal São Francisco. Consultado em 11 de junho de 2009