A Fuga das Galinhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chicken Run
A Fuga das Galinhas (PRT/BRA)
A Fuga das Galinhas
Capa do filme
 Reino Unido Estados Unidos
2000 •  cor •  84 min 
Direção Peter Lord
Nick Park
Produção Nick Park
Peter Lord
David Sproxton
Roteiro Peter Lord
Nick Park
Margaret French
Elenco Julia Sawalha
Mel Gibson
Timothy Spall
Phil Daniels
John Sharian
Tony Haygarth
Miranda Richardson
Lynn Ferguson
Benjamin Whitrow
Música John Powell
Harry Gregson-Williams
Edição Mark Solomon
Companhia(s) produtora(s) Aardman Animations
Distribuição DreamWorks
Lançamento Estados Unidos 23 de junho de 2000
Reino Unido 30 de junho de 2000
Portugal 11 de agosto de 2000
Brasil 22 de dezembro de 2000
Idioma inglês
Orçamento US$ 45 milhões[1]
Receita US$ 224 834 564[1]

A Fuga das Galinhas (no Brasil e Portugal, no original em inglês Chicken Run) é um filme de animação britânico-americano, do gênero stop motion, dirigido por Peter Lord e Nick Park e produzido pela Aardman Animations . O filme extraído duma fábula publicada nos anos 50 , teve suas estreias em 23 de junho de 2000 nos Estados Unidos, 30 de junho de 2000 no Reino Unido, 11 de agosto de 2000 em Portugal e em 22 de dezembro de 2000 no Brasil.

Enredo

Predefinição:Revelações sobre o enredo Os Tweedys são um casal de meia-idade donos de uma fazenda de frango em algum lugar no Yorkshire. A Srª Tweedy é o cérebro malicioso do par, enquanto o Sr. Tweedy é mais estúpido e acredita que as galinhas estão conspirando contra eles, para grande dúvida e exasperação da Srª Tweedy. O galinheiro é mostrado no estilo de um campo de prisioneiros com cabanas e arames farpados, com os frangos responsáveis ​​para o número de ovos que colocam diariamente. Ginger, a líder não oficial tentou inúmeras fugas, mas é sempre contrariada pelo Sr. Tweedy e seus cães. Ginger torna-se cada vez mais desesperada para encontrar um plano de fuga após uma outra franga chamada Edwina, que não colocou todos os ovos em uma semana, é abatida com uma machadinha para jantar dos Tweedys.

Vendo sua queda de rendimento, a Srª Tweedy encontra um artigo em uma revista que sugere uma nova maneira de trazer mais lucros. Ginger tenta reunir forças das outras galinhas para que elas acelerem os seus esforços para escapar. No entanto, ela logo conclui que seu único plano viável é passar por cima do muro, algo que não foi julgado ainda. Enquanto ela está fora naquela noite, ela vê Rocky Rhode, que se precipita sobre a cerca e aterrisa quebrando sua asa. Depois Ginger encontrar um pedaço de um cartaz do circo sugerindo que Rocky pode voar, ela concorda em escondê-lo de seus proprietários se ele ensina-las a voar. Rocky relutantemente concorda, e começa colocando Ginger e as outras galinhas através de um conjunto de exercícios que parecem serem sem sentido, enquanto assegurando-lhes que elas estão fazendo progresso.

As galinhas são surpreendidas por uma grande peça de equipamento a ser entregue para a fazenda, seguido por ordem da Srª. Tweedy para dobrar as rações alimentares. Ginger conclui que eles estão sendo engordadas para o abate. A asa do Rocky cura completamente após ele dançar numa discoteca naquela noite. Ginger é então colocada pelo Sr. Tweedy para um teste de seu novo equipamento, que é revelado por ser uma máquina de automação industrial para a produção de torta de frango.

Rocky resgata Ginger da máquina, e eles sabotá-la no processo pois assim terão mais tempo para trabalhar em sua fuga. Fowler, um galo mais velho que tem duvidado dos atos de Rocky, agora começa a respeitá-lo e dá para Rocky sua antiga medalha da Força aérea no tributo. Rocky decide deixar a fazenda no dia seguinte, deixando para trás a medalha de Fowler e a parte que falta de seu cartaz, o que mostra que Rocky voou por ser disparado de um canhão, e na realidade não tinha nenhuma habilidade de voar. Tentando reunir as galinhas, Fowler começa a falar de seus dias na Força aérea, que inspira Ginger para propor a construção de um avião para fazer voar todos os frangos de uma vez depois de romper uma briga que se segue. A corrida contra o tempo das galinhas para montar seu avião enquanto a Srª. Tweedy trabalha para reparar a máquina de pizza. Enquanto isso, Rocky vê um cartaz para "Galinha Pies da Srª. Tweedy" e começa a reconsiderar sua decisão.

As galinhas completam seu plano improvisado e o Sr. Tweedy conclui a reparação da máquina de torta e entra no galinheiro para coletar todas elas. No entanto, as galinhas lançam uma revolta aberta e acaba por amarrar e amordaçar-lo. Enquanto elas estão se preparando para decolar, a Srª. Tweedy liberta-se e derruba a rampa de lançamento. Ginger salta para fora enquanto Fowler gira em torno do avião, batendo e deixando a Srª. Tweedy inconsciente. Rocky retorna para a fazenda em tempo para salvar Ginger de um machado empunhando pela Srª. Tweedy e ajudá-la a definir a rampa de volta no lugar e os dois sobem a bordo do avião, agarrando uma sequência de luzes que é pega no trem de pouso. A Srª Tweedy também agarra e é arrastada para o ar, puxando o avião para baixo. Ginger rasteja para baixo para tentar cortar a corda. A Srª. Tweedy furta Ginger com sua machadinha e aparentemente decapita-la, mas Ginger esquivou-se e deixou o machado cortar a corda, deixando cair a Srª. Tweedy na máquina de torta e bloqueando a sua válvula de segurança, fazendo a máquina criar pressão e explodir, destruindo o celeiro. As galinhas continuam seu vôo para a liberdade, eventualmente, estabelecem seu próprio santuário longe da fazenda. Predefinição:Fim das revelações sobre o enredo

Vozes das personagens

Personagem Dublagem Estados Unidos / Reino Unido Dublagem Brasil Dobragem Portugal
Rocky Mel Gibson Dário de Castro Filipe Duarte
Ginger Julia Sawalha Miriam Ficher Paula Fonseca
Babs Jane Horrocks Sylvia Salustti
Bunty Imelda Stauton Melise Maia
Mac Lynn Ferguson Adalmária Mesquita
Fowler Benjamin Whitrow Domício Costa
Nick Timothy Spall Hamilton Ricardo
Fetcher Phil Daniels Isaac Schneider
Sr. Tweedy Tony Haygarth Francisco José
Sra. Tweedy Miranda Richardson Nádia Carvalho
Homem do Circo John Sharian Pádua Moreira


Recepção

Chicken Run foi aclamado por parte da crítica especializada. Alcançou uma pontuação de 88/100 no Metacritic, em base de 34 avaliações profissionais. Em avaliações positivas, do Philadelphia Inquirer, Steven Rea disse: "É destinado a adultos, tanto quanto as crianças, com piadas que funcionam em vários níveis, e engenhocas."

Do Film.com, Tom Keogh: "Finalmente, há um herói de ação do sexo feminino para o verão de 2000, e ela é uma. . . galinha. Mas uma galinha que acredita."

Los Angeles Times, Kenneth Turan: "Nunca perde o seu selo de valor inestimável da individualidade. Reduzido à sua essência, isso é uma piada contada por uma pessoa, não uma corporação - e isso faz toda a diferença."

Chicago Sun-Times, Roger Ebert: "Não é só engraçado e perverso, inteligente e visualmente inventivo, mas. . . gentil e doce. Tenro e comovente."

USA Today, Susan Wloszczyna: "Um pouco de palhaçada, um pouco de ação, personagens ricos e uma porção enorme de sagacidade. Tudo cozido para quase perfeição."

Chicago Tribune, Michael Wilmington: "Uma emocionante paródia bizarra, calorosamente engraçado do suspense do campo de prisioneiros da Segunda Guerra Mundial de Steve McQueen, "The Great Escape" refeito por um elenco de frango."

Austin Chronicle, Marc Savlov: "Absolutamente delicioso cinema, repleto de animação maravilhosamente pateta e um enredo que ecoa inteligentemente tudo, desde "Stalag 17" a "Cool Hand Luke"."[2]

Referências

  1. a b «Chicken Run». Box Office Mojo. Consultado em 29 de novembro de 2011 
  2. «Chicken Run». Metacritic (em inglês). Consultado em 26 de junho de 2015  Parâmetro desconhecido |publiaco= ignorado (ajuda)

Ligações externas