Lista de fontes de Roma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fontana di Trevi, uma das mais conhecidas e visitadas fontes de Roma.

Os Romanos sempre tiveram uma grande paixão pelas águas públicas, como demonstram os aquedutos e as termas da Roma Antiga. Ainda hoje o número de fontes a Roma está acima da centena, entre fontes monumentais, fontes ornamentais e fontanários.

Fontes monumentais[editar | editar código-fonte]

Algumas destas fontes constituem o ponto terminal de um dos onze grandes aquedutos que outrora forneciam água a Roma. Na Antiguidade, os aquedutos terminavam num ninfeu, um pequeno templo dedicado a uma Ninfa. No início da Era Moderna foram sendo substituídas, sobretudo pelos Papas, pomposas Montras, expressão do seu poder. Os exemplos mais notáveis são as fontes de Trevi e a de Moisés, também referida como Fonte da Água Feliz.

  • A fonte do Museu, ou Fontana dell'Acqua Felice (Fonte da Água Feliz), situada na Piazza San Bernardo, é o ponto terminal do aqueduto Aqua Felix, baptizada pelo Papa Sisto V, Felice Peretti. Está representado um Moisés que faz escorrer água das rochas.
Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios), na Piazza Navona.
  • A Praça de São Pedro está decorada com duas grandes fontes onde caem jactos em duas grandes taças monolíticas de granito oriental, retirado de monumentos romanos.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Lista de fontes de Roma

Ligações externas[editar | editar código-fonte]