Apterygidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaApterygidae
Apteryx australis

Apteryx australis
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apterygiformes
Haeckel, 1866
Família: Apterygidae
G. R. Gray, 1840
Género: Apteryx
Shaw, 1813
Espécies
5, Ver texto
Commons
O Commons possui multimídias sobre Apterygidae
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Apterygidae

Apterygidae é uma família de aves endêmica da Nova Zelândia. Possui apenas um gênero, o Apteryx, e são popularmente chamados de quiuí, quivi[1] ou kiwi. O quivi não voa, tem hábitos noturnos e vive em um buraco no solo. É uma família ameaçada. Esta ave é a menor das ratitas vivas, as aves não voadoras e não nadadoras, como o quivi, as emas e as avestruzes, mas a sua origem é ainda incerta, pois, antes da chegada dos humanos, em 1300, não existiam mamíferos na Nova Zelândia (com exceção de 3 espécies de morcegos), e a ilha estava cheia de pássaros e répteis.

Aspecto externo[editar | editar código-fonte]

O quivi tem o tamanho aproximado de uma galinha, tem a plumagem do corpo fofa, semelhante a pelos, bico longo e delgado com narinas na extremidade, pés com garras fortes, com 4 artelhos, asas atrofiadas. São aves com hábitos noturnos, por isso poucas pessoas conseguem vê-lo durante o dia.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Usam o olfato em busca de alimento. São onívoros, alimentado-se de frutas, sementes, pequenos vermes e larvas de insetos.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

São monogâmicos. Depois do encontro durante a estação do acasalamento (março a junho), o par fica no ninho chocando o ovo. O período de incubação é o maior de todas as aves (80 dias).[2] Só põem um ovo por ano; este é cinco vezes maior que o ovo de uma galinha e pesa aproximadamente 1 kg.

Classificação[editar | editar código-fonte]

  • Família Apterygidae G. R. Gray, 1840

Referências

  1. Dicionário escolar da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008 p. 1 057.
  2. http://video.br.msn.com/watch/video/planeta-mutante-quivi/rvf3z4fq

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.